Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Demissão de Professores

O História Mundi não gostaria de usar o seu espaço para dar tais notícias, mas infelizmente os nossos colegas professores, estudantes e pesquisadores precisam ter conhecimento de quais são os verdadeiros valores que orientam a educação no Brasil. A Faculdade Anhanguera de São Paulo anunciou a demissão de 680 professores. O motivo poderia ser a incompetência dos mesmos, mesmo se fosse isso fica em questão a competência da instituição em contratar tantos profissionais sem competência. Mas o motivo da demissão é que estes professores são competentes demais, são mestres e doutores. Um amigo meu que trabalhou nessa instituição por muitos anos me informou isso ontem e hoje os jornais estão confirmando as demissões. O Grupo Anhanguera Educacional, que recentemente adquiriu a UNIBAN, afirmou que as demissões fazem parte de um processo de "atualização". Um mestre que recebia 38 reais a hora/aula passará a ganhar 26 reais e por aí vai, a partir das novas contratações. Os que permanecerem na instituição terão as aulas reduzidas, uma vez que as aulas presenciais serão também reduzidas para os alunos. Na UniABC (também adquirida pela Anhanguera) as aulas presenciais exigidas eram 20 e agora passarão para 9. E a qualidade do ensino? Onde está o Ministério da Educação que permite isso? E os sindicatos de professores? Por favor passem essa informação adiante.
A notícia saiu na Folha de São Paulo de hoje:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/16182-anhanguera-demite-680-professores.shtml

4 comentários:

  1. É isso mesmo pessoal. Também fui vítima da minha qualificação. A faculdade que trabalhava foi comprada pela Anhanguera neste ano. Como sou mestre e doutorando acabei sendo cortado. É uma pena que essas notícias não tenham maior repercussão na grande mídia. Mas também o que podemos esperar de veículos de comunicação que têm entre seus principais anunciantes esses pseudo-grupos educacionais.

    Rodrigo Dugnani

    ResponderExcluir
  2. É a globalização ..., devemos ser solidários com os colegas e colocar este absurdo na mídia, escrever para jornais locais que tem espaço para opiniões, enfim manifestar de alguma forma...não fiquem parados...a inércia é a pior forma de se manifestar.

    ResponderExcluir
  3. há também outro problema: muitas vezes os professores dessas instituições sofrem algum tipo de inibição por pedirem trabalhos mais consistentes aos seus alunos. São chamados nas secretarias e instruídos a não serem tão "rigorosos".

    ResponderExcluir
  4. Penso que o MEC deveria exigir lista atualizada a cada 6 meses dos professores com titulação, para garantir a manutenção do status de IES.
    Veja maiores informações em:
    http://www.fepesp.org.br/galeria.asp?id=1919

    ResponderExcluir