Pesquisar este blog

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Anúncio Antigo 6


O ano: 1974. O Brasil vivia em plena vigência da censura aos orgãos de comunicação, o que incluia também o setor de diversões como televisão, teatro e cinema. Por isso, muitas propagandas e anúncios de filmes insinuavam muito mais do que ofereciam. Eram os chamados filmes eróticos (não confundir com os de sexo explícito ou pornográficos). Nessa fase ficaram conhecidas na cidade de São Paulo as produções da chamada "Boca do Lixo" que tinham orçamento baixo, mas contavam com mulheres bonitas e bilheteria garantida. Era a transposição para o cinema do antigo "teatro rebolado". Atrizes como Helena Ramos, Zaira Bueno, Matilde Mastrangi e Aldine Muller ficaram conhecidas por meio desses filmes e mais tarde chegaram a fazer novelas na televisão.
Contudo, algumas dessas produções vinham também do exterior. É o caso desta que exibimos em nosso Anúncio Antigo 6.  De origem obscura, traz um título alterado para o português, que lembrava muito as produções nacionais. Interessante como neste aspecto a censura não chegava a ser tão rigorosa, uma vez que tais filmes não tinham conotação política.
Outro aspecto interessante é que as duas salas onde o filme estava sendo anunciado não eram normalmente destinadas a esse tipo de produção. A fita era proibida para menores de 18 anos. Este anúncio foi publicado no jornal "O Estado de São Paulo" de 01.02.1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário