Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de março de 2012

Pesquisadores 3

Hoje vamos dar uma importante indicação para todos aqueles que estudam ou se interessam pela História do Brasil no Período Imperial: o The Center for Research Libraries (CRL). Trata-se de uma organização internacional que reúne universidades e bibliotecas de vários continentes. Criada em 1949 a partir de 10 universidades norte-americanas, entre elas a Universidade de Chicago, o Instituto de Tecnologia de Illinois, a Universidade de Indiana, a Universidade do Estado de Iowa, a Universidade do Kansas, entre outras, tinha como finalidade dar apoio às pesquisas avançadas nas áreas de ciências, humanidades e ciências sociais.
O CRL adquire e preserva documentos, jornais, revistas, arquivos e outros recursos a partir de uma rede global de fontes, principalmente fora dos Estados Unidos. Uma grande parte desse material é proveniente das áreas tidas como "emergentes", como África, Oriente Médio, Ásia e América Latina. 
O  CRL dispõe de uma série de documentos relativos ao Governo Brasileiro que podem ser acessados pela internet. São eles os Relatórios dos Presidentes das Províncias (1830-1930), Mensagens Presidenciais (1889-1993) e alguns Relatórios Ministeriais (1821-1960). Além desses documentos está também disponível o famoso Almanaque Laemmert publicado no Rio de Janeiro, compreendendo os anos de 1844 a 1889. A parte relativa ao Brasil foi fruto de um projeto, o The Latin American Microform Project (LAMP) de 1994, feito em cooperação com a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro que selecionou a documentação. O material foi escaneado a partir de cópias em microfilme dos originais. Esse projeto contou com o apoio da Fundação Andrew W. Mellon. Trata-se de um acervo valioso que está disponível on-line e cobre praticamente todas as províncias do Império Brasileiro, inclusive as do Norte, com informações fundamentais do ponto de vista político, econômico e social.
O link para ir direto a esse acervo de documentos relativos ao Brasil é:

Nenhum comentário:

Postar um comentário