Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Imagens Históricas 9: rio Tamanduateí




Sim meus amigos, uma primeira olhada na foto acima e muitos irão imaginar tratar-se de algum rio da Amazônia. Ah, a população ribeirinha de algum igarapé dentro da mata fechada. Mas, não é isso.
Em alguma outra postagem afirmei que a cidade de São Paulo já teve dias melhores em termos paisagísticos e visuais. Pode-se dizer também no aspecto do lazer. Nos dias atuais este item importante da vida do cidadão está resumido a uma ida ao shopping center mais próximo da casa onde o mesmo mora. Um passeio ao ar livre? Talvez ao Parque Ibirapuera e isso durante o dia.
Observando a evolução da metrópole, percebemos como ocorreu uma perda do espaço coletivo destinado ao passeio, ao lazer, em resumo, ao convívio social. Muitos irão dizer que isso ocorreu também em outras metrópoles, mas não de forma tão radical como em São Paulo. A seção "Imagens Históricas" de hoje mostra algo absolutamente impensável nos dias atuais: um passeio de barco no rio Tamanduateí. Sim, aquele mesmo que divide São Paulo entre a área central (Zonas Sul e Oeste) e a Zona Leste (a partir do bairro do Brás). Trata-se de um divisor da cidade e que também é um afluente do rio Tietê. Ah, não nos esqueçamos, este último também já propiciou belos passeios de barco, competições de remo e abriga um famoso clube, cujo símbolo é uma bóia e uma âncora: o Corinthians, que já utilizou as águas do Tietê para entreter os seus sócios (meu pai que o diga...). 
Já imaginaram se pudéssemos ir às compras na conhecida rua 25 de Março e depois dar uma esticada no Tamanduateí para um passeio de barco? Pois é isso o que a foto acima, de 1910, mostra. Um belo passeio de barco nas proximidades do atual Parque D. Pedro II (que um dia já mereceu o nome de parque) e da rua 25 de Março. Bom, uma travessa dessa rua ainda hoje lembra os tempos passados: ladeira Porto Geral. O porto era o Tamanduateí.
A foto acima é de autoria de Vincenzo Pastore e faz parte do Acervo Instituto Moreira Salles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário