Pesquisar este blog

sábado, 21 de julho de 2012

Biblioteca Digital Mundial

O blog História Mundi reforça o seu compromisso de ser um facilitador no que se refere à pesquisa, indo de encontro  aos interessados nos grandes temas da História e também para os profissionais das Ciências Humanas em geral. Desta forma estamos divulgando mais uma ferramenta para os estudiosos e pesquisadores: a Biblioteca Digital Mundial (World Digital Library). Patrocinada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), este sítio têm contribuições dos países-membros da organização, o que inclui, claro, o Brasil. A idéia é a de reunir em um único lugar, tesouros culturais que incluem livros raros, mapas, manuscritos, fotografias, filmes, gravuras, desenhos, entre outros.
A proposta de criar a Biblioteca Digital Mundial nasceu da iniciativa de um bibliotecário da Biblioteca do Congresso dos EUA, James H. Billington, em 2005. A ideia é de que por meio da internet seja possível acessar uma coleção que contemple as riquezas culturais do mundo e a divulgação das mesmas dentro de uma perspectiva multicultural. A UNESCO bancou o projeto, tendo inicialmente a cooperação da própria Biblioteca do Congresso, da Biblioteca de Alexandria (Egito), da Biblioteca e Arquivos Nacionais do Egito, da Biblioteca Nacional (Brasil), da Biblioteca Nacional da Rússia e da Biblioteca Estadual da Rússia. Em seguida, foi apresentado um protótipo para a UNESCO, que acabou originando o projeto definitivo. Em 2009, foi feito o lançamento do sítio para o público, com a contribuição de duas dezenas de instituições que forneceram conteúdo para o mesmo. 



A pesquisa pode ser feita pelo lugar, período, tema, tipo de item e instituição que contribuiu com o material. Outros dispositivos incluem cronologia, sistema de visualização das imagens, informações precisas de cada documento, além do fato da consulta poder ser feita em várias línguas, inclusive o português. 
Entre os items resultantes da contribuição da nossa Biblioteca Nacional está o acervo fotográfico Tereza Cristina, com algumas fotos pertencentes à coleção particular do imperador D. Pedro II. A foto acima, da princesa Isabel (sem data), faz parte dessa coleção.




Da contribuição das instituições norte-americanas, temos entre outras, uma foto pouco conhecida do presidente Abraham Lincoln, de 1861, ano em que teve início a Guerra Civil Norte-Americana.
Contudo, o destaque maior fica com a coleção de mapas, inclusive da América do Sul, abrangendo o período colonial até a fase contemporânea. Para aqueles que estudam a história de nosso continente até o século XIX, é importante fazer a leitura dos documentos confrontando-os com os mapas da época, sobretudo para a localização de lugares cujas denominações sofreram mudanças. 
Apesar de recomendarmos uma visita e, se for o caso, a pesquisa do sítio, lembramos que o acervo disponibilizado pelas várias instituições participantes ainda é pequeno. Para que o projeto caminhe será necessário dispor de um material maior, muito embora a idéia da Biblioteca Digital Mundial seja primar pela qualidade e não pela quantidade. De qualquer forma, fica a indicação e a mesma fará parte de nossos links interessantes. 
Para  acessar a Biblioteca Digital Mundial:
http://www.wdl.org/pt





Nenhum comentário:

Postar um comentário