Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Anúncio Antigo 23: Aeroporto 1975




Houve uma época, em meados da década de 1970, que os chamados filmes de desastre ou "disasters movies" atraiam multidões aos cinemas de todo o mundo. O gênero ganhou força em Hollywood. Afinal de contas, gerava enormes bilheterias, embora em termos de qualidade cinematográfica estejam completamente esquecidos. Um dos mais famosos foi "Aeroporto" (1970) e que acabou gerando uma sequência quase interminável de três filmes que durou uma década inteira. Já tivemos a oportunidade de publicar na seção Anúncio Antigo o filme Aeroporto 1977. Hoje vai o antecessor: Aeroporto 1975. 
Uma das características dessa série era a de reunir no elenco astros veteranos ou em final de carreira. Muitos atores e atrizes encerraram de fato o seu currículo nesses filmes. Foi o caso de Gloria Swanson, atriz que havia iniciado a sua carreira nos tempos do cinema mudo (antes de 1927) e que aparece nesta película, interpretando ela mesma. Myrna Loy e Dana Andrews (cuidado, este é um ator e não uma atriz, apesar do nome) completam a ala antiga do grandioso elenco. 
No papel principal estava o também veterano Charlton Heston, que participou de vários outros filmes do gênero desastre, como "Terremoto" (1974) e "Vôo 502, em Perigo" (1972). Aqui, Heston interpreta o piloto que deveria ser colocado dentro de um Boeing 747 "Jumbo" em pleno vôo. A aeronave estava sendo "comandada" por uma aeromoça (interpretada pela atriz Karen Black) que recebia instruções da torre de controle. O piloto e o co-piloto estavam feridos após o choque do avião com um pequeno monomotor e impossibilitados de continuar no comando. Acreditem, a operação para colocar o piloto dentro da aeronave deu certo. Içado por um helicóptero turbinado ele foi introduzido no avião através de um buraco na fuselagem produzido pelo choque com o monomotor e ainda conseguiu pousar o avião em segurança. 



Uma das curiosidades desta série de filmes da marca "Aeroporto" é o ator George Kennedy (imagem acima). Ele foi o único do elenco original que participou das quatro sequências, interpretando o mesmo personagem, Joe Patroni, chefe da companhia aérea. Muitos anos depois, notabilizou-se pela comédia "Corra que a Polícia Vem Aí 2 e 1/2".



Neste filme temos também a presença de uma jovem atriz adolescente, Linda Blair (na foto acima). Para quem não lembrar, ela foi a menina possuída pelo demônio em "O Exorcista" (1973). Ainda a respeito desta sequência, na trilha sonora original do filme lançada em disco de vinil, a presença da composição "Insensatez" de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que inclusive pode ser ouvida em uma das cenas do filme. 
Um outro fato curioso, embora diga respeito ao primeiro filme "Aeroporto" de 1970 é o de que um dos aviões utilizados nas filmagens, um Boeing 707 (hoje chamado de "sucatão"), foi adquirido mais tarde pela extinta companhia aérea Transbrasil (que um dia já se chamou Sadia) e utilizado como cargueiro. Em 1989, ao realizar uma tentativa de pouso no aeroporto de Cumbica em São Paulo, o mesmo aparelho caiu sobre uma favela matando toda a tripulação e mais de 20 pessoas em terra. Não caiu no filme, mas na vida real...Triste fim para um avião que havia se tornado "astro" em Hollywood.
O Anúncio Antigo de hoje foi publicado no final da década de 1970 no "Jornal da Tarde". Infelizmente não tenho a data precisa da publicação. O filme estava sendo reprisado no saudoso cine Comodoro, localizado no centro de São Paulo, em cópias de 70 mm (a largura da película que era projetada) com som estereofônico. Poucos cinemas na época tinham condições técnicas para exibir filmes nesse formato e esta sala teve exclusividade para  lançar vários "blockbusters" que marcaram época, como "Grease: nos Tempos da Brilhantina" com o então dançarino John Travolta, que permaneceu meses em cartaz nesse mesmo cinema. 
Crédito das imagens: www.aveleyman.com (de George Kennedy e Linda Blair) e acervo do autor (anúncio do Jornal da Tarde). 

Um comentário:

  1. Boas tardes Sr. J. J. A.:

    Meu nome é Rodrigo e escrevo de PORTO ALEGRE.
    Encontrei o blog pela gravura acima... Um baita filme mesmo!
    Recordo que tal passava na TV algumas vezes, no DOMINGO MAIOR e na SESSÃO DA TARDE (cheguei a comprar uma fita para gravá-lo).
    Além do baita elenco_pena que muitos já se foram.
    Uma cena que acho até IRRITANTE/ESTÚPIDA, e se tal não existisse: a estória do filme não existiria... A DO TAL ACIDENTE ENTRE AS DUAS AERONAVES! Como 3 pessoas que pilotam o avião/estão no comando não veem/se dão conta de uma aeronave vindo em sua direção? Risos...
    Vi que estudas HISTÓRIA. Uma importante carreira. Embora prefira HISTÓRIA DA ARTE e coisas relacionadas à origem do mundo (tipo ARQUEOLOGIA/GEOGRAFIA). Uma parte da história que acho sacal é aquela que retrata PRESIDENTES/COISAS RELACIONADAS À POLITICA... E me descupe a franqueza_caso curtas essa aí! Talvez porque ache que nosso país precise (e como) evoluir/ainda estamos engatinhando em varios aspectos...
    E sobre AMAZÔNIA/PARA, donde tens a ver com atuais estudos: legal mesmo! Essas regiões t~em muito a oferecer/ a ser explorado (e no bom sentido!)... Longe de DESMATAMENTOS/EXPLORAÇÃO ILEGAL DE MINEIAIS.
    Confesso que prefiro a REGIÃO NORTE do que a NORDESTE (embora a 1a citada ainda enfrente problemas_planejamento familiar... E eu tenha ascendencia na 2a!).
    É isso. E boa sorte nos estudos.

    Valeu,
    Rodrigo Rosa

    ResponderExcluir