Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Anúncio Antigo 25: o seriado Combate




Muitos, como eu, tiveram o seu primeiro contato com a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) através dos filmes e seriados de televisão. Evidentemente, em nossa infância e juventude, não tínhamos o costume de fazer uma pergunta fundamental: quem produziu o filme? Sim, uma vez que no  caso de uma película que retrata uma guerra, existem pelo menos dois pontos de vista, e claro que cada lado vê o outro como inimigo. Na Segunda Guerra, os Aliados (EUA, Inglaterra, antiga URSS) combatiam o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). O mais grave é que o bloco Aliado não era homogêneo, pois dentro dele existia uma grande potência capitalista e outra comunista. Bom, enquanto a Segunda Guerra durou essas diferenças ficaram em segundo plano, mas depois...



Pois bem, em nosso Anúncio Antigo de hoje vamos lembrar um desses seriados, talvez o mais conhecido ligado ao tema da Segunda Guerra: Combate (Combat). Nos Estados Unidos, a série foi exibida pela rede ABC e produzida entre os anos de 1962 a 1967. A história girava em torno das aventuras de um pelotão de soldados americanos em território francês, logo após o famoso desembarque das tropas aliadas (norte-americanas e inglesas, principalmente) nas praias da Normandia (norte da França), no dia 06.06.1944, o conhecido "dia D". O seriado foi estrelado por Rick Jason (foto acima), no papel do tenente Hanley e por Vic Morrow, interpretando o sargento Saunders.


A história (na imagem acima, a foto usada na propaganda, com o ator convidado, Sal Mineo e o astro da série, Vic Morrow) era uma simples transposição para a guerra, do modelo de mocinho e bandido dos filmes de western. Claro, no caso em questão, os bandidos eram os alemães e os mocinhos os americanos. Foi dessa forma que muitos espectadores foram apresentados à Segunda Guerra Mundial e devem ter imaginado que os americanos ganharam a guerra sozinhos. Os soviéticos sequer eram mencionados. Devemos lembrar que o Exército Vermelho lutou na frente oriental, do mês de junho de 1941 até 1945, para expulsarem os alemães de seu território e lançarem um contra-ataque que só terminou com a tomada de Berlim ao final do conflito. Somente após o "dia D" é que foi aberta de forma efetiva, uma nova frente de combate aos alemães a partir da França. Mas em junho de 1944, a guerra já pendia a favor dos Aliados e estes já desenhavam o mapa da Europa após o conflito.
O enredo de Combate era bem semelhante ao filme "O Resgate do Soldado Ryan" (1998), que muitos até chegaram a dizer que teria se inspirado nesse seriado. Uma outra  produção relativamente recente, "Band of Brothers", é também ambientada após o desembarque do "dia D".
Combate era exibido à noite, na TV Record em São Paulo e também na TV Rio. Para os que viveram a infância nessa época, é o caso deste blogueiro, não faltavam nos álbuns de figurinhas os "heróis" do seriado. Eram "figurinhas difíceis", disputadas a tapa pelos colecionadores. Alguns episódios retratavam dramas interessantes, como o soldado enfermeiro que socorria um inimigo, um combatente acovardado vendo-se diante de uma batalha, franceses que combatiam na resistência, os soldados americanos sempre dispostos a ajudar as mulheres francesas indefesas, entre outros. Mas, invariavelmente, os alemães eram vistos como uma "massa" inimiga e que deveria ser derrotada, a exemplo dos índios nos filmes de faroeste.
A série também foi um desfile de estrelas ou futuras estrelas, que atuaram como atores convidados em cada episódio. A lista é grande: Frank Gorshin (que viveu o Coringa na série de tv Batman, da mesma época), Lee Marvin, James Coburn, Telly Savallas (futuro Kojak), Charles Bronson (ainda não tão famoso), Richard Basehart (o almirante Nelson, de Viagem ao Fundo do Mar), Eddie Albert, James Caan (que viveu Santino, em o Poderoso Chefão), Jeffrey Hunter, Leonard Nimoy (alguém lembra dele...), Frankie Avalon (dos filmes de praia da década de 1960), Sal Mineo (de Juventude Transviada), Beau Bridges (irmão do Jeff, que recentemente ganhou um Oscar), John Cassavetes (grande diretor), Robert Duvall (bem em início de carreira), Ricardo Montalban, Roddy MacDowell, James Whitmore, Dennis Hopper, Dean Stockwell...ufa... Não me recordo de um seriado de televisão que tenha reunido tantos astros de cinema. Entre os diretores, um destaque para Robert Altman, que dirigiu 10 episódios do seriado e para o próprio Vic Morrow, que dirigiu 7.



A vida real não foi tão generosa para os atores principais como nas batalhas travadas em Combate. Em 1982, o ator Vic Morrow (na foto acima), que participava das filmagens de "No Limite da Realidade", uma adaptação para o cinema do famoso seriado "Além da Imaginação" e que era produzido por Steven Spielberg, sofreu um acidente nas gravações, quando um helicóptero explodiu e a hélice do mesmo o decapitou, matando também mais duas crianças. Spielberg sofreu um longo processo nos tribunais devido a essa tragédia. O vídeo do acidente pode ser visto no Youtube. Curiosamente, esta cena reproduziria um momento de uma guerra, só que no Vietnã. Já o ator Rick Jason cometeu suicídio com um tiro na cabeça, no ano 2000, apenas uma semana depois de ter se reunido com os seus antigos colegas atores do seriado Combate.
O Anúncio Antigo de hoje foi publicado no jornal "O Estado de S. Paulo" de 01.04.1971. 
Crédito das imagens de Rick Jason e Vic Morrow: 
kaboodle.com e sitcomsonline.com, respectivamente.
A foto de Sal Mineo e Vic Morrow usada para a feitura do anúncio é da Wikipédia. 

5 comentários:

  1. Excelente seriado que acompanhei por muitos anos. Hoje tive sorte em encontrar vários capítulos na internet os quais comprei, para meu deleite, e aumentar meu acervo.Fique triste ao saber do triste destino dos dois principais protagonistas: Vic Morrow e Rick Jason. É... nem tudo são flores na vida do artista!

    ResponderExcluir
  2. Excelente seriado que acompanhei por muitos anos. Hoje tive sorte em encontrar vários capítulos na internet os quais comprei, para meu deleite, e aumentar meu acervo.Fique triste ao saber do triste destino dos dois principais protagonistas: Vic Morrow e Rick Jason. É... nem tudo são flores na vida do artista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carlos, eu também acompanhava junto com meu pai essa série, nos tempos da antiga TV Record. Por isso lembrei da mesma em meu blog. De fato no Youtube existem vários episódios e um documentário reunindo antigos atores da série, a maioria já falecida. Obrigado por seu comentário e um grande abraço.

      Excluir
  3. Só falta considerar os nazistas e comunistas mocinhos na história porque enquanto os aliados libertação a Europa da tirania nazista os russos tomavam os países por onde passavam. Combate fez justa homenagem as forças aliadas que devolveram a liberdade a França e outros países enquanto a Rússia formou o bloco comunista a força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura. Só tem um pequeno detalhe, foram os russos que derrotaram Hitler...

      Excluir