Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Anuncio Antigo 31: Pasta para os Seios

 
 
 
 
Muitos consideram que a época atual é marcada pela extrema preocupação com o corpo e com os padrões de beleza impostos pela sociedade de consumo, que privilegiam a mulher magra ou "sarada", utilizando uma expressão do nosso cotidiano. O mesmo também vale para os homens, mas não há duvida que a mídia em geral, a publicidade e as imagens que vemos quando olhamos as capas de revista, os filmes no cinema e os programas de televisão, privilegiam as modelos com esse perfil de beleza, até com um certo exagero nas silhuetas, parecendo muitas vezes que as mesmas estejam em estágio avançado de desnutrição. Uma verdadeira "ditadura da beleza" é imposta às mulheres, muitas das quais sentem enorme frustração em não poder alcançar tais padrões.
Por outro lado, em nossa sociedade machista, certas partes do corpo feminino são mais destacadas, como os glúteos e os seios, levando muitas mulheres e modelos às clinicas de cirurgia plástica para realizar enchimentos e ressaltar os aspectos anatômicos, tidos como os mais desejados pelos homens. Trata-se de uma visão distorcida do sexo feminino, como se as mulheres fossem objetos de consumo. Muitas vezes não há limites para isso, alcançando-se excessos, os quais, inclusive, podem levar à morte, como as infiltrações de silicone industrial ou o conhecido hidrogel, um composto de poliamida e soro fisiológico, utilizado para reduzir rugas, celulites e cicatrizes. Esse produto é muito usado também para "redesenhar" partes do corpo, como o bumbum e as pernas. Quando aplicado em quantidades acima do recomendado, o composto pode se espalhar por outras partes do organismo, gerando infecções ou até mesmo penetrando nos vasos sanguíneos, provocando morte por embolia.
Contudo, houve uma época em que métodos mais inofensivos eram utilizados para ressaltar algumas dessas partes do corpo da mulher. Que o diga o Dr. Ricabal e a sua brilhante invenção do início do século XX: a Pasta Russa. Sem dúvida, nessa época, as partes do corpo feminino que tinham maior visibilidade eram os seios e a cintura, neste último caso com o uso dos espartilhos, uma verdadeira tortura para as mulheres no século XIX e início do XX. Já a maior visibilidade das pernas teria que aguardar o advento da minissaia, na década de 1960.
Não temos maiores informações a respeito da eficácia da "Pasta Russa", algo pouco provável. Porém, uma coisa é certa, também não temos notícia de casos fatais registrados a partir do manuseio desse produto.
O Anuncio Antigo de hoje foi publicado no jornal "O Estado de S. Paulo" de 20.11.1917.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário