Pesquisar este blog

sábado, 30 de setembro de 2017

Biblioteca Digital Unesp



Caro leitor, o blog História Mundi mantém o seu compromisso de ser uma ferramenta de estudo e pesquisa, não apenas para estudantes e professores, mas também voltado ao público em geral. O saber e o conhecimento devem ser cultivados no cotidiano, no dia a dia e de forma permanente. Na verdade, se constituem em instrumentos para lidarmos com a nossa própria vida e para que tenhamos meios de enfrentar as adversidades da mesma. 
Pois bem, nesse sentido colocamos hoje à disposição dos interessados mais uma dessas ferramentas: a Biblioteca Digital Unesp. Trata-se de uma grande iniciativa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) para os estudiosos e pesquisadores. A seleção pode ser feita por meio das "comunidades": Hemeroteca (revistas, jornais), História de São Paulo (que inclui uma coleção formada por 95 volumes de manuscritos dos séculos XVIII e XIX, transcritos e impressos pelo Arquivo do Estado de São Paulo, a partir de 1894), Livros (como um dos volumes de "O Capital" de Karl Marx, em alemão, na imagem acima), Mapas (sobretudo da região litorânea de São Paulo e relacionados à aspectos da poluição) e Música (partituras). Também existem as "subcomunidades". Por exemplo, quem pesquisar em Hemeroteca terá as subcomunidades Canto Libertário (jornais, revistas, boletins e publicações produzidos por correntes do pensamento libertário nacional e internacional, como socialistas, comunistas e anarquistas), Instrumentos para pesquisa sobre impressos periódicos, Jornais em Língua Estrangeira, Periódicos Paulistas e as Publicações da própria Unesp. 


Entre as raridades do acervo estão várias edições da revista "A Cigarra", dirigida ao público feminino e que durou décadas. Como o exemplar que aparece na imagem acima, do dia 28 de setembro de 1917, portanto há exatamente um século e que traz na capa a figura do lendário tenor italiano Enrico Caruso, que excursionava pelo Brasil naquela época. 


Outro exemplar da mesma revista aparece na imagem acima, de 15 de abril de 1922, que tem como capa a atriz norte-americana Gloria Swanson. Sim, aquela que praticamente interpretou a si mesma no clássico do diretor Billy Wilder, "O Crepúsculo dos Deuses" (1950), no papel de uma atriz decadente do cinema mudo. 
Tudo isso você pode folhear e ler em seu próprio computador, celular ou tablet, sem precisar sair de casa. Como sempre fazemos, o endereço da Biblioteca Digital Unesp fará parte dos nossos Links Interessantes. 
O link da Biblioteca Digital Unesp:
https://bibdig.biblioteca.unesp.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário