Pesquisar este blog

sábado, 14 de outubro de 2017

Imagens Históricas 25: Valentina Tereshkova



Ela faz jus ao nome! A primeira mulher a se aventurar no espaço foi uma das personagens da conhecida corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética, iniciada quando os soviéticos colocaram um satélite artificial em órbita da Terra, o Sputnik, em 1957. Um dos momentos mais lembrados da Guerra Fria. Ah, mas os soviéticos não conseguiram chegar na Lua! Bem, pensemos um pouco mais. O primeiro satélite; o primeiro homem levado ao espaço (Iuri Gagarin, em 1961); a primeira mulher em uma viagem espacial; o primeiro homem a caminhar no espaço fora da nave (Alexey Leonov); a primeira estação espacial; entre outras façanhas, foram realizações dos soviéticos. E até hoje, a nave Soyuz (o "Fusca" do programa espacial russo), transporta os astronautas da Estação Espacial Internacional. Perguntem hoje aos russos quem eles consideram como sendo os vencedores da corrida espacial? Não é difícil imaginar a resposta. 


Pois bem, Valentina Tereshkova (na foto acima, em 1970) foi selecionada entre 400 candidatas para formar um corpo feminino de cosmonautas, junto com outras 4 mulheres. Nascida em 1937 no interior da Rússia, filha de trabalhadores soviéticos (o seu pai morreu na Segunda Guerra), a sua primeira credencial era o fato de ser para-quedista, embora fosse também operária têxtil. Sim, ela exercia as duas atividades! Em 1962, o seu perfil físico foi considerado ideal para que fosse escolhida a primeira mulher a participar de um vôo espacial. Seria mais um ponto importante que os soviéticos marcariam diante dos norte-americanos. A rivalidade entre as duas potências era tão acirrada, que até mesmo o termo "astronauta" não era utilizado pelos soviéticos, mas sim cosmonauta. 


O treinamento ao qual Valentina Thereshkova foi submetida incluiu testes de isolamento, testes de centrífuga, pilotagem em jatos de combate (os famosos MIGs), aulas teóricas de engenharia aeroespacial, mais 120 saltos de pára-quedas, até que Valentina fosse considerada plenamente apta para a viagem (na foto acima, Valentina durante os seus preparativos). A ideia inicial era realizar dois vôos em sequência (com intervalo de poucos dias), os quais levariam duas mulheres ao espaço. O plano acabou sendo alterado. O foguete Vostok 5 conduziu um cosmonauta masculino, Valery Bykovsky e em seguida, o Vostok 6, com Valentina. 
Depois de assistir o lançamento do Vostok 5, em 14 de junho de 1963, Tereshkova iniciou os preparativos finais de seu próprio vôo, previsto para a manhã do dia 16 de junho de 1963. Na data estabelecida, literalmente selada no compartimento da minúscula cápsula, a cosmonauta de 26 anos acompanhou a contagem regressiva de duas horas até o lançamento da Vostok 6. Valentina Tereshkova tornava-se a primeira mulher no espaço e orbitou a Terra 48 vezes. A cosmonauta passou muito desconforto físico e sofreu náuseas nos quase três dias que esteve em órbita. Apesar disso, conseguiu apreciar o "passeio" sobre a Terra:
- Sinto-me como uma gaivota, e estou animada e bem disposta. Vejo daqui o azul-esmaecido do horizonte e a Terra como uma barra azul. Que beleza!
Em um único vôo, ela somou mais tempo no espaço do que todos os astronautas norte-americanos que tinham viajado até essa data. 


Após o grande feito, Valentina foi incorporada à Força Aérea Soviética, recebendo várias condecorações e homenagens. Um fato curioso, Tereshkova casou-se a primeira vez com um cosmonauta, Andryan Nicolaiev (na foto acima, o casamento em 1963), e a filha que teve desse casamento, Elena Andrianovna Nikolaeva-Tereshkova foi a primeira pessoa no mundo a ter uma mãe e um pai que haviam viajado para o espaço!


Além do feito como cosmonauta, Valentina Tereshkova (na foto acima com o astronauta americano, Neil Armstrong, em 1970) fez carreira política na União Soviética, tornando-se membro do Soviet Supremo (Parlamento Soviético) e do Comitê Central do Partido Comunista. Em várias oportunidades, representou a União Soviética no exterior, como na Conferência da ONU para o Ano Internacional da Mulher, realizada na Cidade do México, em 1975. Mesmo após a desintegração da União Soviética em 1991, o seu prestígio não foi abalado, continuando a ser eleita para o novo Parlamento Russo ou Duma do Estado, onde está até hoje. Recebeu homenagens por parte do primeiro-ministro Vladimir Putin em 2007, quando completou 70 anos de idade. Este ano, completa 80 anos em plena atividade e é tratada como heroína nacional na Rússia. Trata-se de uma personagem muito pouco lembrada aqui pelos lados ocidentais...
Crédito das Imagens:
Valentina Tereshkova a bordo da Vostok-6: 1960s Decades of the 20th Century. Köneman, U.K., 1998, p. 279.
Foto de Valentina em treinamento: O Homem e o Espaço. Biblioteca Científica Life. Rio de Janeiro; Livraria José olympio Editora, 1968, p. 88 (como também, a frase atribuída á cosmonauta). 
Demais imagens: Wikipédia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário