Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Anúncio Antigo 52: calças U.S. Top



As calças U.S. Top surgiram na década de 1970 para competir com as similares importadas, sobretudo as norte-americanas Levi's e Lee. A vestimenta teve a sua origem na conquista do oeste norte-americano a partir da descoberta do ouro naquela região, na segunda metade do século XIX, sendo muito usada por garimpeiros e mineradores. A partir dos anos de 1960 tornou-se a roupa dos jovens nos países ocidentais e claro, tal influência desembarcou aqui no Brasil. Muito associado ao rock'n roll, embora os primeiros roqueiros não utilizassem tanto as calças e jaquetas jeans (Elvis Presley não gostava dessa vestimenta, por exemplo), acabou sendo agregado pra valer a esse ritmo musical no Festival de Woodstock (1969). No imaginário da época, o jeans estava vinculado à ideia de liberdade, ao amor, ao pacifismo e ao movimento estudantil, sobretudo no turbulento ano de 1968 com as grandes manifestações em Paris, nos Estados Unidos e também aqui no Brasil. Neste ultimo a preferência pelos jeans ganhou mais destaque na década de 1970, exatamente quando a fabricante Alpargatas resolveu entrar nesse mercado. 
A Alpargatas ou Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados foi fundada em 1907 pelo escocês Robert Fraser em associação com outra fábrica inglesa, iniciando a sua produção no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo. Em 1909, com o nome de São Paulo Alpargatas Company S.A. a empresa obteve sucesso na venda de seus produtos, principalmente na utilização de sandálias e lonas para o setor cafeeiro. Entre 1930 e 1948, a empresa ficou sob o controle da filial argentina e posteriormente acabou sendo nacionalizada, passando para o comando da Camargo Correa em 1982. E vejam só, acabou tornando-se na década de 1990, controladora da Alpargatas Argentina! Nesses anos, a empresa se firmou como uma das maiores fabricantes do ramo calçadista do Brasil. 
Mais recentemente, em 2015, o Grupo Camargo Correa vendeu ao conglomerado J&F Investimentos (a conhecida JBS) a sua participação na Alpargatas. Para fechar o assunto grandes transações, em 2017 as empresas Cambuhy Investimentos e Brasil Warrant, pertencentes à família Moreira Salles, juntamente com a holding Itaúsa (nem preciso dizer a qual banco pertence) adquiriram a Alpargatas. Juntas, as mesmas controlam atualmente 54,24% do capital total da empresa. 


Bem, voltando ao anúncio (na foto acima, modelo de calça U.S. Top do início da década de 1980), o material publicitário que mostramos completava o comercial veiculado na televisão, o qual teve um jingle (mensagem musical publicitária) que ficou famoso e motivo de nostalgia para muitos daqueles que viveram essa época, no distante ano de 1976. O mesmo foi composto por Sergio Mineiro e Beto Ruschel, exatamente como aparece abaixo: 

Liberdade é uma calça velha
Azul e desbotada
Que você pode usar
Do jeito que quiser
Não usa quem não quer
US Top
Desbota e perde o vinco
Denim Indigo Blue
US Top
Seu jeito de viver
Não usa quem não quer
US Top
Desbota e perde o vinco

Para os que estão com muitas saudades mesmo, o comercial da televisão pode ser visto no link abaixo: 
https://youtu.be/B5WHh1J5A00
O Anúncio Antigo de hoje acompanhado da partitura do jingle já citado, foi publicado na contracapa da revista Rock Espetacular volume 1, editada em 1976 pela Rio Gráfica e Editora. 
Crédito das imagens:
Foto da calça U.S. Top da década de 1980:
https://www.pinterest.co.uk/pin/557390891351800186/

2 comentários:

  1. Como seria bom, se a calça US TOP voltasse ao mercado! Com certeza, iria bombar, pois ainda existem muitas pessoas que, como eu, ( saudosistas ) ainda eram jovens nos anos 80 e, curtiam pacas esta marca! Com certeza, os jovens de hoje, também iriam curtir muito! Aos detentores da marca US TOP, pensem bem no imenso mercado que têm às mãos! É na verdade, um filão de ouro...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jotabe Ilustrador, obrigado por seu comentário. Eu também usei a US Top e tenho saudades desse tempo. Abraços.

      Excluir