Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de junho de 2018

"Coleção Tudo é História" disponível no blog História Mundi



Caro leitor, no início da década de 1980 a Editora Brasiliense, que já teve entre os seus proprietários o escritor Monteiro Lobato e o historiador Caio Prado Jr., lançou uma coleção de livros intitulada "Tudo é História" (na imagem acima, o logo da coleção). A ideia do editor Caio Graco (filho de um dos fundadores) era o de divulgar o que havia de mais novo em termos de pesquisas na área de história e estimular os jovens historiadores que realizavam os seus trabalhos de mestrado e doutorado. Na verdade, a coleção de pequenos livros já vinha no rastro de outra coletânea intitulada "O Que é", títulos escritos por especialistas, que pretendiam introduzir o leitor em temas até então restritos à área universitária ou àqueles estudiosos mais especializados. Com preço acessível, as duas coleções fizeram enorme sucesso entre os estudantes, como este que vos escreve. 



O material da "Coleção Tudo é História" mostrava-se ideal para a preparação de aulas na referida disciplina e mesmo nas demais dentro do currículo de humanidades (acima, dois títulos da grande coleção). Além disso, os livros ajudavam também como leituras paralelas para os alunos (cumprindo a função de material paradidático). 



Vários historiadores, hoje nomes de referência na disciplina, ficaram conhecidos do grande público por meio da "Coleção Tudo é História" (acima, mais dois títulos disponíveis na coleção). Entre eles podemos citar Laura de Mello e Souza, Maria Yedda Linhares, Maria Luiza Corassin, Francisco Doratioto, Sandra Jatahy Pesavento, José Augusto Drummond, Daniel Aarão Reis Filho, Pedro Puntoni, Hilário Franco Jr., Renato Janine Ribeiro, Vera Lucia Amaral Ferlini, Maria Victoria de Mesquita Benevides, Emir Sader, Maria Lígia Prado, Maria Helena Capelato com trabalhos de pesquisa, muitos dos quais se encontravam ainda em processo de elaboração para dissertações e teses na academia. Autores já consagrados também tiveram a chance de ampliar a divulgação de seus textos, entre eles, Clovis Rossi (jornalista), o já citado Caio Prado Jr., Anita Novinsky, Maria de Lourdes Mônaco Janotti, José Jobson de Andrade Arruda, Francisco Iglésias e Ciro Flamarion Cardoso. Enfim, a coleção tornou-se referência até hoje nos estudos históricos.
Agora, o blog História Mundi traz a oportunidade para o leitor acessar, em sua própria casa, uma boa parte (não todos) dos títulos dessa excelente coleção, pois estamos disponibilizando a mesma em nossos links interessantes (ver a coluna do lado direito da nossa página). Para entrar é só seguir o endereço abaixo: 
https://drive.google.com/drive/folders/0B_xg4Qsh7lhEY0M5WjVpOE45TXc
Crédito das imagens:
Acervo do autor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário