Pesquisar este blog

domingo, 17 de junho de 2018

Revista Leituras da História nas bancas (edição de junho)



Caro leitor, já está nas bancas e grandes livrarias de todo o país a edição 114 da revista Leituras da História com uma matéria assinada por nós sobre a Tábua Peutinger, o mapa-múndi do Império Romano, que foi copiado no século XIII sob a forma de pergaminho e que por isso chegou até os dias de hoje. Trata-se de um documento incomparável pois nos transmite a percepção que o mundo antigo tinha dos territórios e continentes até então conhecidos, como também a orientação dada aos viajantes por meio das estradas, cidades e pontos de parada para descanso. 
Além dessa matéria, a revista ainda traz uma interessante entrevista com a historiadora Daniela Levy que nos conta a respeito dos judeus que deixaram a cidade de Recife, em Pernambuco, ao final da ocupação holandesa em 1654 e se transferiram para Nova Amsterdã. Para os que não sabem, Nova Amsterdã era o antigo nome da cidade de Nova Iorque antes de passar para o controle inglês em 1661. Sim, esses judeus deram uma grande contribuição para a formação e desenvolvimento daquela que hoje é a mais conhecida cidade dos Estados Unidos. Um tema da história pouco conhecido e bastante revelador. 
Esses e outros assuntos estão nessa mesma edição, como a relação entre as Copas do Mundo de futebol e a política em matéria de Bruno Bora, sobretudo em tempos de ditadura e um ótimo artigo do historiador Aristides Leo Pardo sobre a sambista Dona Ivone Lara, recentemente falecida. 


O blog História Mundi recomenda a revista e a sua leitura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário