Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Mostra "Toda Nudez Não Será Castigada" na Betto Damasceno Galeria de Arte



Com enorme satisfação convido o caro (a) leitor (a) para a exposição coletiva do Grupo Belenzinho a ser aberta no dia 01 de setembro de 2018 na Betto Damasceno Galeria de Arte no Golden Square Shopping em São Bernardo do Campo (SP). A mostra intitula-se "Toda Nudez Não Será Castigada" e conta com trabalhos dos artistas Garibaldi, Marlene de Andrade, Martins de Porangaba, Silvio Melo, Sônia Manno, Zanvettor e este que vos escreve. 
O Grupo Belenzinho é formado por artistas residentes (ou que residiram) na Zona Leste da cidade de São Paulo e que há alguns anos se reúnem para trocar ideias sobre arte e discutir os trabalhos feitos por cada um de seus integrantes. A apresentação e curadoria da mostra ficou a cargo do crítico Enock Sacramento, cujo texto reproduzimos aqui para que todos possam conhecer um pouco da história do grupo:

No Brasil existe uma certa tradição de artistas trabalharem em grupos. É o caso do Grupo Santa Helena, formado em meados dos anos de 1930 no edifício de mesmo nome, na Praça da Sé em São Paulo. Em seguida surgem o Grupo Seibi, composto por artistas japoneses imigrantes, o Grupo 15, o Grupo Guanabara, o Grupo Ruptura.

Na década de 1970, um outro grupo começa a formar-se na Zona Leste da capital paulista em torno do ateliê de Martins de Porangaba, inicialmente instalado na rua Herval e, posteriormente, na rua Saturnino de Brito, no Belenzinho.

Martins participava das sessões de modelo vivo na Associação Paulista de Belas Artes, na rua Conselheiro Crispiniano, onde conheceu Menacho. Com ele e Garibaldi, saia com frequência a pintar paisagens no bairro do Tatuapé, do Parque do Piqueri e de outras paragens da Zona Leste. 

Pelos ateliês de Porangaba passaram vários artistas, que nunca perderam o contato entre si, embora, em determinados períodos estivessem mais conectados. Nenhum abandonou a arte. Em 2004, foi implementado o Projeto Cultura Viva, patrocinado pela Universidade São Marcos, por nós curado, que resultou em quatro exposições: uma coletiva e três individuais.

Há mais de cinco anos, parte destes artistas passaram a se reunir uma vez por semana para falar sobre arte em geral e sobre pintura e desenho em particular. No Grupo Belenzinho, assim como acontece com outros grupos, os trabalhos individuais são analisados e comentados pelos colegas, elogiados, às vezes criticados de forma respeitosa. Um influencia o outro e, terminada a reunião, voltam para seus espaços com novas ideias... e estimulados.

Desses encontros recentes surge agora mais um fruto público; esta exposição de trabalhos resultantes de várias sessões de Modelo Vivo. Participam dessa mostra: Garibaldi, Jonas, Marlene de Andrade, Martins de Porangaba, Sílvio Melo, Sônia Manno e Zanvettor que está sendo realizada na Betto Damasceno Galeria de Arte. 

                                                                                                                  Enock Sacramento 

Para ver:
Mostra: "Toda Nudez Não Será Castigada"
Onde: Betto Damasceno Galeria de Arte
            Golden Square Shopping 
            Avenida Kennedy, 700/Piso L2/Loja 208.
Quando: de 01 de setembro a 06 de outubro de 2018.
                 De Segunda a Sábado das 12 às 20 horas.
                 Domingos e feriados das 14 às 20 horas. 
                 No dia da inauguração das 11 às 14 horas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário