Pesquisar este blog

sábado, 22 de setembro de 2018

História Mundi: Colonos Americanos




Caro (a) leitor (a), na edição 117 da revista Leituras da História (de setembro, que está nas bancas), duas cartas comentam a matéria "Colonos Americanos" de autoria deste que vos escreve, sendo uma delas de uma descendente direta de um desses imigrantes, o reverendo Richard Hennington. Para nós é motivo de orgulho termos tido a oportunidade de revisitar essa epopeia dos confederados estadunidenses na cidade de Santarém, no estado do Pará. Trata-se de um acontecimento que ficou esquecido no tempo e na imensidão da Amazônia, sendo relatado por quase todos os viajantes que por lá estiveram, em meados do século XIX. Aproveito também para lembrar que essa mesma edição traz um assunto também relacionado ao tema da imigração em nosso país, a chegada dos japoneses no início do século XX e a enorme contribuição trazida pelos mesmos ao desenvolvimento do Brasil e à nossa cultura. Mais uma evidência a demonstrar que este país têm na sua história a marca do acolhimento de vários povos e culturas, que vieram para cá e agregaram trabalho, conhecimento e diversidade cultural à nossa nação. Algo a ser ressaltado nestes tempos de intolerância que estamos vivendo. 


Outra curiosidade trazida pela Leituras da História é a descoberta na Itália de um esqueleto que apresenta perfurações provenientes de um prego. Ao que parece, é a segunda evidência que temos de um indivíduo crucificado nos tempos do Império Romano. A primeira foi encontrada em Jerusalém no ano de 1968 e já comprovada como autêntica (ver a postagem "Jesus: um personagem da história parte final"). 
Mais uma vez o blog História Mundi recomenda a revista e parabeniza a editora Morgana Gomes, pela seleção e pelos textos reproduzidos (inclusive os de sua própria lavra) de qualidade e relevância para os amantes da história. Recomendo a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário