segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Europeana Collections



Caros leitores, nestes tempos em que a educação brasileira está sendo alvo de mudanças que não colocam mais a formação do indivíduo e do cidadão como algo prioritário, o blog História Mundi considera ter um papel importante, enquanto ferramenta capaz de facilitar a busca pelo conhecimento e pelo saber. Afinal, nunca se sabe que tipo de habilidade o indivíduo terá que dispor em sua vida para poder atuar ou desenvolver uma atividade intelectual ou profissional. O saber não ocupa espaço, já diziam os mais antigos! 
Nesse sentido, vamos disponibilizar um link no qual o leitor terá acesso a uma enorme variedade de livros, obras literárias e imagens, que poderão auxiliar nos estudos e nas pesquisas: Europeana Collections. Trata-se de uma página que coloca on line e com fácil acesso mais de 50 milhões, isso mesmo, 50 milhões de livros, imagens, vídeos, sons e objetos que podem ser acessados por uma simples busca. Por exemplo, ao digitar o nome Brasil mais de 10 mil resultados são disponibilizados entre livros (muitos deles raros), documentos manuscritos, fotos, filmes, imagens, material publicitário entre outros, facilmente visualizados e baixados. Entre os documentos que podem ser acessados está uma coleção de cartas de Sebastião José de Carvalho e Melo (marquês de Pombal) ao seu irmão Francisco Xavier de Mendonça Furtado, governador do Grão-Pará e Maranhão, escritas entre 1752 e 1756. 
Muitas fotos também podem ser acessadas, como a imagem acima, nas comemorações do VII aniversário da Revolução Bolchevista de 1917, onde vemos Leon Trotsky diante do mausoléu de Lenin (ainda erguido em madeira). Possivelmente, trata-se de uma das ultimas fotos (provavelmente de novembro de 1924) onde Trotsky aparece na condição de um dos líderes do governo bolchevique (na foto, ele está assinalado com o número 1). 


O desenho acima (estudo de pano) é de um dos grandes gênios do Renascimento Cultural: Leonardo da Vinci. 


Uma carta assinada pelo conhecido filósofo alemão Karl Marx, datada de 1859, também pode ser acessada (imagem acima). 
Claro que muitos dos itens disponibilizados estão em museus e outros sites da Europa, aos quais a Europeana remete. Mas, a questão importante é o do facilidade em entrar nesses últimos que é proporcionada pelo portal.
A partir de agora, a Europeana Collections estará na lista de links interessantes do blog História Mundi.
Para acessar: 
http://www.europeana.eu/portal/en