quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Feliz Ano Novo!




Acima temos um cartão com os votos de Feliz Ano Novo (pelo menos é o que registra a minha fonte) proveniente da antiga União Soviética e datado de 1966. O caro leitor pode verificar que o mesmo tem como tema a corrida espacial que envolvia soviéticos e estadunidenses. Possivelmente substituindo os tradicionais anjos temos três pequenos cosmonautas, termo utilizado pelos comunistas para designar os astronautas do Programa Espacial Soviético, que vivia os seus grandes momentos após enviar ao espaço o primeiro cosmonauta, a primeira mulher e de ter realizado o primeiro passeio de um ser humano em órbita da Terra, fora do veículo espacial. 

É com esta pequena relíquia que o blog História Mundi deseja a todos um ótimo 2021, cheio de saúde e de esperanças, que é aquilo que podemos mais aspirar para este país que vive momentos terríveis com a atual pandemia de covid-19 e ainda sem perspectivas concretas de uma vacina...

Crédito da Imagem:
https://www.facebook.com/sovietvisuals/

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Anúncio Antigo 76: recrutamento para a Segunda Guerra Mundial



Um anúncio na forma de poster convocando os cidadãos estadunidenses ao recrutamento para a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) feito pela administração da cidade de Nova Iorque, na época capitaneada pelo conhecido prefeito Fiorello La Guardia (1882-1947). O material de propaganda carrega a mensagem de que não importa o credo religioso, pois nesse conflito protestantes, católicos e judeus estão lutando lado a lado contra o inimigo comum, o nazi-fascismo e o militarismo nipônico. No ano de 1944, quando foi publicado, a guerra já estava praticamente definida na Europa. O Exército Vermelho da União Soviética retalhava a invasão alemã e tinha assegurado a retomada dos territórios ocupados. O desembarque aliado (anglo-americano), depois de muito tempo de protelação, finalmente iria ser efetivado nas praias da Normandia (norte da França) para abrir uma nova frente de combate aos alemães a oeste do continente, já que os russos avançavam pelo leste. O norte da África e quase toda a Itália também estavam liberados do domínio alemão e italiano. Não temos a informação se o anúncio foi publicado antes ou depois do desembarque do Dia D, ocorrido em 6 de junho de 1944. 

Pode ser lido no material: "Para que cada pessoa adore Deus à sua maneira!" Bem, aqui não havia muito espaço para os incrédulos, agnósticos e ateus. Em relação aos judeus destacava-se que os mesmos seriam bem recebidos na Forças Armadas, sem qualquer preconceito (na verdade, mesmo nos Estados Unidos havia) pois, naquele momento, muitos refugiados do domínio nazista na Europa viram na América (do Norte, Central e do Sul) um lugar onde pudessem viver e seguir as suas convicções religiosas. Para os estadunidenses era importante destacar que no American Way of Life (modo americano de viver) havia tolerância e respeito às religiões, mas não tanto às ideias políticas e ideológicas, sobretudo em relação aos socialistas e comunistas depois de encerrado o conflito. Mas isso, já é uma outra história.

O Anúncio Antigo acima foi publicado no livro The Pictorial History of World War II de autoria de Charles Messenger, da editora estadunidense JG Press (mas, impresso na China) de 1997. Este que vos escreve adquiriu o livro no Museu da Aeronáutica e Espaço de Washington, quando visitou a capital dos Estados Unidos em 1998. 

domingo, 13 de dezembro de 2020

Editorial: Censura ao blog História Múndi


Algum infeliz na vida, com absoluta falta de ter o que fazer, denunciou o blog História Mundi  por conteúdo inapropriado e abusivo. Os administradores do Facebook e do Instagram fazem questão de não apontar qual seja esse conteúdo, nem mesmo o que significam esses termos "inapropriado e abusivo". É óbvio que tal conceituação varia do ponto de vista de cada um. Muitas vezes, falar a verdade é abusivo. Este que vos escreve tem outra definição para isso: censura. Vivemos em uma ditadura das piores que já existiu neste país, senão a pior. Por que? Porque a mesma usa o disfarce de democracia. Aquilo que nossos antepassados chamavam de "lobo em pele de cordeiro". Faço publicamente um desafio a todos os leitores, que busquem no blog História Múndi qualquer conteúdo inapropriado e abusivo, cabendo ressaltar o que podemos considerar, de fato, como socialmente inapropriado e abusivo, como pedofilia, racismo, preconceitos contra LGBTs, contra mulheres (misoginia), apologia ao estupro, isto é, toda a série de crimes os quais sabemos praticados pelo atual poder instituído neste país. Será esta última crítica o conteúdo de que reclamam os inconformados e intolerantes em relação à escrita do blog?
Da minha parte estou inteiramente tranquilo e continuarei a escrever e a postar os conteúdos que dizem respeito à disciplina de Clio (a Musa da História). Aliás, nos tempos que correm e para muitos daqueles que tem dividas com a sociedade, todo conteúdo da História é inapropriado e abusivo. Abusivo para aqueles que abusam de nossa paciência...

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Imagens Históricas 53: Faça como a Marilyn Monroe, use máscara!

 


Um dos ícones do cinema, a atriz Marilyn Monroe (1926-1962), nascida Norma Jeane Mortenson, usando uma máscara muito semelhante à que estamos utilizando nos dias de hoje para prevenir a covid-19. Infelizmente não temos informações mais precisas sobre a foto e nem mesmo sabemos tratar-se de uma montagem ou não. Se for, está muito bem feita. De qualquer forma, a imagem de Marilyn pertence ao período áureo da atriz, em meados da década de 1950. Isso é para lembrar que no dia de ontem, 9 de dezembro de 2020, mais de três mil estadunidenses morreram vítimas dessa temível doença. Um número superior aos atentados ocorridos no dia 11 de setembro de 2001.  Infelizmente, a ciência ainda não tem como saber se um indivíduo sofrerá os efeitos de uma simples gripe ou se poderá perder a vida ao contrair esse vírus. 

Vivemos o pior momento dessa pandemia (uma epidemia em escala global) e por isso, deixamos aqui as recomendações fundamentais: higienize o seu corpo, sobretudo as mãos; use máscara fora de seu ambiente domiciliar e saia de casa apenas se for necessário. São procedimentos simples, mas que muitas pessoas despreocupadas ou desinformadas desprezam. 

Para alívio mundial, as vacinas estão chegando, mas até lá todo cuidado é pouco...

Crédito da imagem: 

https://www.facebook.com/B-Movie-Mania-328512880516145