domingo, 19 de junho de 2022

Drops de Arte: Alfredo Volpi

 


Alfredo Volpi (1896-1988) foi um artista plástico de origem italiana e radicado no Brasil, muito associado ao Grupo Santa Helena, que reuniu vários outros artistas da capital paulista inspirados no modernismo, nas décadas de 1930 e 1940. No entanto, Volpi adquiriu uma trajetória própria ao longo de sua carreira. Notabilizou-se por seus trabalhos inspirados nas fachadas de casas, imagens sacras e sobretudo, nas bandeirinhas exibidas em festividades populares tradicionais, como as Festas Juninas. A síntese formal dessas cenas deu grande notoriedade aos seus trabalhos a partir da década de 1960. 

Na imagem acima, temos "Bandeirinhas estruturadas com mastro", do final dos anos de 1960 e que se encontra exposta na mostra Volpi Popular, em cartaz no MASP (Museu de Arte de São Paulo) até o dia 31 de julho de 2022...

Crédito da imagem: acervo do autor

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Imagens Históricas 56: uma foto inédita de Marylin Monroe


Uma foto inédita de Marylin Monroe? A que abre esta postagem não, mas se incluirmos a dedicatória talvez seja. Antes de mais nada o autor da foto acima chama-se Frank Powolny, o qual fez o registro em 1952, talvez para promover o filme O Inventor da Mocidade (Monkey Business, 1952). O mais incrível foi quem me mandou esta foto. Um grande ator de Hollywood e muito conhecido dos brasileiros: Billy (Bill) Mumy. Sim, ele mesmo, o Will Robinson do seriado Perdidos no Espaço. Gostaria de lembrar que a carreira de Bill não se limitou a famosa série televisiva (que em 2018 teve um remake da Netflix com 3 temporadas, na qual ele fez uma participação especial). Bill Mumy esteve em vários outros seriados, como Perry Mason, Alfred Hitchcock Presents, Além da Imaginação (na série e no longa para o cinema produzido por Steven Spielberg em 1982), A Feiticeira, Jeannie é um Gênio, Arquivo Confidencial entre outras. Na telona contracenou com as grandes estrelas de Hollywood e do mundo, como James Stewart, Burt Lancaster, Claude Rains, Judy Garland, Raymond Burr, Lucille Ball, Elizabeth Montgomery, Barbara Eden, Brigite Bardot... Bem, acho que já é suficiente. E nos últimos anos tem se dedicado à música, como cantor, compositor e instrumentista. Suas canções misturam o blues, o country, o rock e até mesmo o gospel, tendo lançado vários CDs e feito grandes apresentações em público. Trata-se, sem a menor dúvida, de um artista de múltiplos talentos.

Para este que vos escreve, um fato incrível. Perguntei ao ator a respeito desta foto de Marylin Monroe autografada e publicada por ele nas redes sociais. E veio a resposta (imagem acima)! A mesma foi um presente da famosa atriz ao tio de Bill Mumy, Fred, o qual trabalhou no estúdios da 20th Century Fox. Fred (não tenho o seu nome completo) teve participação em praticamente todos os filmes que Marylin Monroe fez para o estúdio, do qual era contratada. Transcrevo aqui a resposta (traduzida) que o Bill me enviou:

Jonas, meu tio era chefe de adereços na 20th naquela época. Em seguida, tornou-se 1º assistente de direção e depois gerente de unidade.

Não esperava que Bill Mumy fosse me responder, uma vez que o ator é seguido por mais de 60 mil pessoas. Mas ele gentilmente o fez, como também anteriormente teve a elegância de me cumprimentar pelo meu aniversário. Lá pelos idos de 1967 quando assistia ao seriado Perdidos no Espaço na televisão jamais imaginaria chegar o dia em que estaria conversando com ele pelas redes sociais. Da mesma forma que também não imaginaria estar conversando com a Mulher-Gato do seriado Batman. Mas essa é uma outra história.

A respeito de Marylin Monroe quase tudo o que se sabe já é de domínio público. Recentemente a Netflix disponibilizou um documentário a respeito da atriz, focando na sua relação com os Kennedys (John e Bob), algo que lança um pouco de luz no seu conturbado final de vida, tragada pela máquina midiática que é Hollywood. Algo que ocorreu também com tantos outros astros de cinema e da música, que nem seria necessário lembrar aqui. 

Ah, neste verdadeiro pacote combo que acabei recebendo por meio do ator Billy Mumy deixo a vocês outra foto, esta sim inédita, postada na mesma rede social do ator por sua seguidora Cathy Lee Beekman, cuja mãe foi amiga da atriz no início da carreira. A foto não tem data, mas creio ser do final da década de 1940 e foi extraída de um álbum de modelos. Na mesma é possível observar a famosíssima atriz (a primeira, a partir da esquerda), ainda sem os retoques acrescidos pelo estúdio da Fox e a mãe de Cathy (a segunda, a partir da direita). 

Portanto, esse presente que me foi enviado eu compartilho com os leitores, da mesma forma a minha alegria em poder trocar ideias diretamente com alguns dos antigos astros de Hollywood. A internet é um instrumento que, quando bem utilizado, nos proporciona agradáveis surpresas...

Crédito das imagens: 

Foto autografada de Marylin Monroe: acervo de Bill Mumy.

Foto de Marylin Monroe como modelo em início de carreira: acervo de Cathy Lee Beekman. 

Resposta do ator Bill Mumy ao autor: acervo pessoal.