quinta-feira, 2 de julho de 2020

Anúncio Antigo 69: companhia aérea Condor



Caro leitor (a), em postagem recente tivemos a oportunidade de contar a história do Sindicato Condor ou simplesmente Condor, uma empresa aérea com sede na Alemanha e que atuou no Brasil na primeira metade do século XX. Nessa mesma postagem lembramos que foi essa companhia que realizou o primeiro voo comercial no país, há quase um século, em 1927, no Rio Grande do Sul, utilizando um hidroavião chamado Atlântico (ver Anúncio Antigo 67: a companhia aérea Cruzeiro do Sul). O principal diretor da Condor e responsável pela proeza, Ernst Meyer, criou a sua própria companhia aérea ainda naquele ano, a Viação Aérea Rio-Grandense (Varig), com participação dos alemães. A Condor continuou a sua trajetória no Brasil, mesmo depois de ter a matriz incorporada à Deutsche Lufthansa. Por isso, o seu principal aparelho era de fabricação alemã, exatamente o que aparece estilizado no anúncio acima. 



Trata-se do modelo Junker Ju-52 com três motores (que chegaram a ser fabricados pela BMW) frontais (foto acima, modelo pertencente à Lufthansa voando em 2005), os quais, além dos passageiros, levavam também as malas postais, inclusive aquelas destinadas ao exterior. Por isso, no anúncio se diz: viaje e escreva. O antigo museu da TAM (atual Latam), na cidade de São Carlos (SP), infelizmente fechado, dispõe em sua coleção de um raro exemplar do aparelho. Adolf Hitler fez uso desse modelo para realizar a campanha eleitoral do Partido Nazista em 1932, dando preferencia ao avião em detrimento do trem, por ser muito mais rápido. Aliás, Hitler foi o pioneiro em fazer campanha política por via aérea, algo comum nos tempos atuais. O líder nacionalista chinês Chiang Kai-Shek (opositor do movimento comunista de Mao Tsé-Tung) requisitou o modelo Junker para seu uso pessoal. Um fato curioso é que o Junker Ju-52 foi adaptado para uso militar tanto pela Luftwaffe (Força Aérea Alemã), como pela Força Aérea dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Em 1942, no seu auge, a Condor operava com 28 aviões no Brasil, com linhas que alcançavam até mesmo a Amazônia, como aparecem nas rotas estampadas no anúncio mais acima. Contudo, a grande guerra pôs fim às operações da Condor em nosso país. Com o alinhamento do Brasil em favor dos aliados (EUA, Inglaterra e União Soviética), o governo Getúlio Vargas rompeu os vínculos comerciais com os alemães e em 1942 a Condor foi nacionalizada. Teve também o seu nome alterado para Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul ou simplesmente Cruzeiro do Sul, que depois foi incorporada pela Varig, sendo ambas originárias da Condor.
O Anúncio Antigo de hoje foi publicado na revista O Cruzeiro, edição de 20 de maio de 1939, na página 30. 

Crédito das imagens:
Modelo Junker Ju-52 voando: Wikpédia. 

2 comentários: