O História Mundi é um blog voltado para a divulgação de temas e assuntos relacionados ao conhecimento histórico atuando também como um facilitador da leitura e da pesquisa dentro das ciências humanas.
segunda-feira, 12 de outubro de 2020
Anúncio Antigo 74: Elvis Presley in Concert
sexta-feira, 9 de outubro de 2020
Imagens Históricas 52: Seleção Brasileira de Futebol na Copa de 1958
A foto acima é da época do "futebol raiz", como muitos se referem aos tempos heroicos dessa modalidade esportiva. Trata-se da Seleção Brasileira nos preparativos para a Copa do Mundo de 1958 na Suécia, que daria o primeiro título mundial ao Brasil. Os jogadores estavam concentrados em Poços de Caldas (MG) aguardando a chegada de um trem. Naquela época, jogador de futebol voltava para casa após um grande jogo utilizando transporte público. Que o diga o grande Pepe, jogador do Santos Futebol Clube nos tempos de Pelé e Coutinho, que também fez parte do timaço de 1958 na Copa. Certa feita, já tarde da noite, saiu de um jogo do Santos e pegou um coletivo no retorno à sua casa, quando um indivíduo sentou-se ao seu lado e disparou: "Nossa, você se parece com aquele jogador do Santos, o Pepe...". Eram outros tempos. Imaginem essa cena hoje. Você andando no metrô e ao seu lado sentado, um Neymar ou um Gabigol! Mas, vamos à imagem acima e identificar os protagonistas daquele momento inesquecível de nosso futebol. Da esquerda para a direita: Nilton Santos, Dino Sani, o goleiro Gilmar, Bellini, o gigante das pernas tortas Garrincha, Moacir, Dida, Joel, Mazzola, Zagalo e Pelé, que neste ano de 2020 completa 80 anos (na época da foto tinha apenas 17).
Até hoje se discute qual seleção foi melhor, essa de 1958 ou a de 1970? E ainda temos a de 1982, que embora não tenha trazido o título, encantou enquanto esteve na competição, sendo mais lembrada do que a da Itália, que foi campeã. Inevitável também a comparação com o futebol brasileiro de hoje, quando se fala muito em técnico, se deveria ser nacional ou estrangeiro. Em 1958 era só colocar as feras pra jogar, pois a convocação sempre tinha como espinha dorsal um ou dois times, que seriam os melhores do país. Os jogadores já se conheciam. Aliás, alguém lembra quem era o técnico na época? Vicente Feola, que diziam que chegava a dormir durante os jogos. Também, com o time que tinha nas mãos, podia se permitir a esse luxo.
A Imagem Histórica acima me foi enviada num grupo de torcedores que acompanho na internet...