segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Imagens Históricas 51: João Dória e a Campanha das Diretas Já



Uma foto de 1984 que diz muito pouco a respeito das posições políticas do personagem nos tempos atuais. Um jovem de 27 anos chamado João Agripino da Costa Dória Junior ou apenas João Dória (na foto acima, do lado direito) em plena "Campanha das Diretas Já". Naquela época uma ampla frente política começava a se formar contra a ditadura militar. Muitas lideranças começaram a "deixar o barco" do antigo regime, cujo fim estava próximo. Porém, os que ainda estavam nesse barco, sobretudo os integrantes do Congresso Nacional, eram em número suficiente para barrar a emenda do deputado oposicionista Dante de Oliveira, que propunha o restabelecimento imediato das eleições diretas para presidente, na sucessão do General João Baptista Figueiredo (1979-1985). A pressão das ruas por meio da "Campanha das Diretas" não foi suficiente para mudar a decisão de alguns parlamentares. Como sabemos, a eleição acabou sendo realizada de acordo com as normas estabelecidas na ditadura, por um Colégio Eleitoral (congressistas e representantes das assembleias estaduais), ou seja, de forma indireta. Contudo, a chapa liderada pelo oposicionista Tancredo Neves derrotou a chapa governista liderada por Paulo Maluf. Tancredo recebeu o apoio do antigo líder do governo militar no Congresso, o senador José Sarney, que se tornou o seu vice. O resto e a tragédia da morte precoce de Tancredo, já são por demais conhecidas, fazendo de José Sarney o primeiro civil a ocupar a presidência desde o Golpe de 1964. 
Nomes importantes do meio artístico e cultural participaram da Campanha das Diretas, como a atriz da TV Globo, Cristiane Torloni (que aparece na imagem acima ao lado do jovem João Dória). Já a própria TV Globo boicotou a cobertura do evento, recebendo sonoras vaias nos comícios das Diretas, que percorreram o Brasil. Na época, João Dória era um jovem publicitário que manifestava a sua divergência em relação à permanência dos militares. Um liberal democrata bem comportado e alinhado com a vontade das ruas. Com o apoio de Franco Montoro, então governador de São Paulo, Dória foi indicado para ser Secretário Municipal de Turismo na administração Mário Covas (1983-1986) e assumiu também a gestão da antiga Paulistur, que como diz o nome, cuidava do estímulo ao turismo na capital paulista. Nessas funções, recebeu a incumbência de organizar a Campanha pelas Diretas Já na cidade de São Paulo. Posteriormente, no governo do presidente José Sarney, João Dória tornou-se presidente da Embratur. Ainda na foto acima, ao fundo e meio escondido (entre Torloni e Dória), um José Serra já de olho nas possibilidades abertas pelo fim da ditadura e que sempre se gabou de ter sido um homem talhado para exercer o cargo máximo de nossa frágil república, a de presidente. Para o bem e para o mal, os dois teriam caminhos a percorrer nas quase quatro décadas seguintes. 
A Imagem História acima pertence ao acervo do jornal O Estado de S. Paulo...

Um comentário:

  1. Impressionante como a busca pelo poder transforma as pessoas, nesse caso específico troca até o nome,como esse aí o (Bolsodória). Parabéns pela pesquisa.

    ResponderExcluir