O que é resiliência? Vamos consultar Aurélio Buarque de Holanda Ferreira em seu famoso dicionário:
"1. Fís. Propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora duma deformação elástica. 2. Fig. Resistência ao choque".
(Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1995, página 1493)
Nas últimas décadas o termo resiliência ou resiliente (quando aplicado ao indivíduo ou coletividade) têm sido utilizado para caracterizar a capacidade humana de retornar ao seu estado habitual após passar por uma crise ou situação adversa. Embora tenha sua origem na física, a palavra foi incorporada às ciências humanas de modo geral (sociologia, economia, psicologia, história) e no que diz respeito aos aspectos relativos ao meio ambiente. É exatamente neste sentido que a mostra coletiva promovida pela Associação Paulista de Belas Artes (APBA) foi batizada com esse nome.
A arte, enquanto forma de expressão humana, foi um dos instrumentos que a humanidade recorreu para poder atravessar este período da pandemia e ganhar força para se reconstituir. No isolamento forçado, muitos se valeram da música, da poesia, da literatura e das belas artes a fim de resistir ao choque da paralização da vida social causado pela covid-19. Com o apoio imprescindível da ciência, por meio das vacinas, eis que agora começamos a nos refazer e a nos mostrarmos resilientes, como propõe a exposição.
No total, 30 artistas submeteram os seus trabalhos à apreciação e ao olhar do público (acima, a lista de participantes). A mostra encontra-se aberta à visitação no espaço cedido na forma de parceria pelo Tribunal de Justiça Militar (TJM) de São Paulo e pode ser visitada até o dia 7 de dezembro de 2021. Na mesma, foram contemplados trabalhos diversificados, de tendência contemporânea e clássica, ou mesmo artistas que transitam pelas mais variadas correntes. A APBA, por intermédio de seu presidente José Carlos Acerbi, procurou contemplar os gostos do público, que deve estar ansioso por ver exposições artísticas na forma presencial.
Ah, este que vos escreve comparece com dois trabalhos: Autorretrato na Pandemia e um exemplar da série "Vênus" (imagens acima).
O blog História Mundi deixa aqui o convite para todos visitarem esta oportuna exposição.
Para ver:
"Resiliência": Exposição Coletiva da APBA em parceria com o TJM-SP.
Local: Rua Dr. Vila Nova, 285. Bairro da Consolação. São Paulo (SP).
Horário comercial.
De 27 de outubro até 7 de dezembro de 2021.
Crédito das imagens:
Jonas_Arte
Nenhum comentário:
Postar um comentário