Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2012

Imagens Confirmadas



Meus caros amigos e leitores deste blog. Confesso que às vezes a História me deixa com "a pulga atrás da orelha". Por isso que gosto tanto dessa disciplina, ela sempre está nos ensinando ou confirmando aquilo que sabemos ou apenas desconfiavamos saber. Pois bem, eu mesmo me questionei: o técnico Parreira foi capitão do Exército? Mesmo tendo encontrado informações que confirmassem isso, me coloquei novamente a obter "a confirmação da confirmação". Encontrei, por exemplo na Wikipédia, a biografia de nosso grande técnico (sim, pois ele foi campeão mundial) e simplesmente não encontramos dados sobre a sua vida antes de 1970. Lembra um pouco a vida de Jesus, só a conhecemos depois dos trinta... E me perguntei, estou publicando uma informação errada? Claro, fui pesquisar a respeito da origem militar de Parreira. Dois sites confirmaram a informação.  Um deles o da Revista Escola da Editora Abril, especializada em educação e trabalhos em sala de aula. Na matéria dessa revista foi proposta uma atividade aos alunos do Ensino Médio para pesquisarem a relação entre a Copa de 1970 e a disseminação das práticas esportivas no Brasil. Foi mencionado que na preparação da seleção de 1970 ocorreu um salto de qualidade na condição física dos jogadores, muito em função da pressão por vitória do Governo Militar e pelo fato dos jogos serem realizados no México, em cidades com altitudes elevadas, como Guadalajara e a Cidade do México. Segundo a matéria dessa conceituada revista, para desenvolver esse trabalho, a Confederação Brasileira de Desportos (antecessora da atual CBF) solicitou à Escola de Educação Física do Exército que fornecesse professores. Foi de lá que vieram os capitães Carlos Alberto Parreira e Claúdio Coutinho. Segundo a Revista Escola "esses militares" adotaram formas modernas de treinamento baseadas principalmente no trabalho do norte-americano Kenneth Cooper (introdutor do famoso teste de Cooper). A matéria dessa revista teve a consultoria do historiador  Marco Antonio Villa, da Universidade Federal de São Carlos e comentarista do Jornal da TV Cultura de São Paulo, especialista em História Contemporânea.
Por outro lado, o jornalista Milton Leite em seu livro "As Melhores Seleções Brasileiras de Todos os Tempos" (Editora Contexto, 2010) afirma que apenas dois preparadores físicos da seleção de 1970 vieram da carreira militar: Claúdio Coutinho e o futuro preparador de goleiros Raul Carlesso, que era major. Acho que o conhecido jornalista esportivo se enganou. De qualquer forma, confirma a tese de nossa postagem anterior sobre a presença de militares na Comissão Técnica da seleção. Aliás, a chefia da delegação cabia a outro militar: o major-brigadeiro da Aeronaútica Jerônimo Bastos. 
Em um outro blog, da insuspeita BBC, Parreira é designado também como capitão do Exército. Portanto, optei por manter as informações do "Imagens Históricas 5" a respeito da patente militar do futuro técnico Parreira, até que apareça uma informação definitiva em contrário. Confio nas informações da publicação da Editora Abril e da Revista Escola, que por sua vez baseia-se na Revista Veja e ainda no site da inglesa BBC.
Me pergunto, no entanto, por que razão os sites e blogs oficiais omitem a origem militar de Parreira na internet? A sua trajetória não aponta nada que o desabone, pelo contrário, foi campeão na Comissão Técnica e depois como treinador. Será que é para não ter a sua imagem pública vinculada aos tempos da Ditadura?
Cito os dois sites que colocam Carlos Alberto Parreira (na foto acima da Revista Escola, onde o mesmo é citado como capitão do Exército Brasileiro) na condiçao de oriundo da carreira militar: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário