Pesquisar este blog

domingo, 24 de setembro de 2017

II Encontro Meio Ambiente e Dimensão Histórica no IEA-USP




Caro leitor, neste dia 25.9 estaremos no auditório do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo para o segundo encontro onde debateremos o Meio Ambiente e a Dimensão Histórica (o primeiro foi realizado em 2015, imagem acima). A partir da década de 1970, as questões envolvendo os efeitos da acelerada industrialização sobre o meio ambiente ganharam grande destaque mundial, sobretudo após a realização da Conferência de Estocolmo em 1972. Desde a década anterior, a temática ecológica e ambientalista começou a ser agregada ao trabalho de historiadores, sociólogos, antropólogos e economistas, ou seja, tornou-se um assunto pertinente às várias disciplinas da área de humanidades. 
O encontro em questão, diz respeito a disciplina de História, uma vez que, por influência das novas correntes historiográficas, sobretudo da Nova História, vários temas que até então não eram tidos como preocupação dos historiadores, passaram a integrar o espectro de estudos dessa disciplina (como o cotidiano, as mentalidades, a cultura, entre outros). Os assuntos relacionados com as questões ecológicas e ambientais também passaram a fazer desse repertório novo de temas. 
Na década de 1960, principalmente nos Estados Unidos, historiadores como Roderick Nash, Donald Worster e Warren Dean, entre outros, têm colocado a temática ambiental como foco dos seus trabalhos, ao lado dos europeus Keith Thomas, Emanuel le Roy Ladurie e Simon Schama. No Brasil, os historiadores José Augusto Drummond, José Augusto Pádua, Sandro Dutra e Silva, Janes Jorge, Paulo Henrique Martinez, Jó Klanovicz, entre outros, também têm produzido trabalhos de enorme qualidade e que se tornaram referencias na área da História Ambiental. A abordagem é fruto da evidente necessidade de inserção do meio ambiente nos vários aspectos envolvendo a sociedade, na relação desta com a natureza, aliás percebendo-se esta ultima como tendo a sua própria dinâmica e não como algo imutável, mesmo nos momentos em que não há a interferência direta do homem. Nessa nova abordagem, a História percebe a necessidade de romper com certas barreiras e postulados relativos a marcos históricos, como os balizamentos cronológicos, documentais, políticos e territoriais. Por exemplo, determinados aspectos relacionados com a natureza não podem ficar restritos a um único país ou a uma só configuração territorial. 
Por outro lado, ainda persistem alguns desafios para a abordagem historiográfica das questões sociambientais e de como promover essa integração do ponto de vista conceitual (epistemológico, para usar um termo mais especializado). Da mesma forma, o diálogo interdisciplinar também é um dos componentes dessa mesma abordagem. 
Enfim, todos os leitores deste blog estão convidados a participar, ou diretamente comparecendo ao local do evento (para isso, é preciso se inscrever no link indicado abaixo), ou via internet, pois o encontro será televisionado. Um detalhe, este que vos escreve também irá participar...

Quando:
dia 25.09.2017
Local:
Sala de Eventos do IEA,
Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Butantã, São Paulo.
Horário: das 9:30 às 12:00 horas e das 13:30 às 17:30 horas. 
Programação das Mesas Redondas: 
9h30 Conhecimentos Históricos e Ambientais: Possibilidades de Ampliação dos Campos Investigativos 
Aline Vieira de Carvalho (UNICAMP)
Paulo Henrique Martinez (UNESP)
Sílvia Helena Zanirato (USP)
12h00 Intervalo para almoço
13h30 Estudos Aplicados de história Ambiental: Casos e Descasos da Relação Sociedade e Natureza no Processo Histórico Brasileiro
Dominichi Miranda de Sá (FIOCRUZ)
Janes Jorge (UNIFESP)
José Jonas Almeida (USP)
Informações (inscrições para quem for ao local): goo.gl/yLVuEF
Telefone de contato: 11 3091-1678
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/ao vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário