Pesquisar este blog

domingo, 18 de janeiro de 2015

Anúncio Antigo 33: As Torres Gêmeas



"Uma sombra ronda Nova Iorque, a sombra do terrorismo". Parafraseando a famosa frase do Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels, publicado em 1848, parece ser isso o que este anúncio, da Pakistan International Airlines (PIA), sugere. O material publicitário foi publicado em 1979, ou seja, muitos anos antes dos ataques de 11.09.2001. Contudo, não deixa de ser algo estarrecedor esta antevisão da tragédia, que o governo norte-americano não nos deixa esquecer e insistir que a mesma seja também uma tragédia de toda a humanidade. Não há dúvida que se deva lamentar pelas vítimas, que morreram sem saber exatamente o que estava ocorrendo e muito menos qual era o objetivo daquele ataque, atribuído aos terroristas islâmicos, mais precisamente à organização Al Qaeda, de Osama Bin Laden. Mas, como o conhecimento histórico teima em se fazer presente, sabemos que ataques dessa natureza não são privilégios dos muçulmanos e as bombas atômicas lançadas sobre Hiroxima e Nagasaki, pelos norte-americanos, na Segunda Guerra Mundial, aparecem como exemplos a serem lembrados. O próprio termo Terror, utilizado no sentido político, tem a sua origem na Revolução Francesa. 


Verdadeiro símbolo do capitalismo norte-americano, embora não mais do que o Empire State Building ou o Chrysler Building, as torres gêmeas (na imagem acima, as mesmas vistas do rio Hudson, em foto de 1998) foram inauguradas oficialmente em 04.04.1973 e eram, na ocasião, os edifícios mais altos do mundo. A construção durou de 1966 a 1973. Na verdade, era um complexo de 7 edifícios (incluindo as duas torres famosas), que formavam o World Trade Center ou WTC, como os novaiorquinos conheciam. O complexo foi planejado para revigorar a área do Lower Manhattan, no sul da ilha. A ideia do WTC surgiu em 1943 e os planos originais foram suspensos em 1949. Na década de 1960, as pendências entre a Prefeitura e a Autoridade Portuária de Nova Iorque começaram a ser resolvidas. Minoru Yamasaki foi escolhido como arquiteto-chefe do projeto. Em 1964, o plano foi apresentado ao público. A construção do complexo começou em 05.08.1966. A chamada Torre Norte recebeu inquilinos em seus escritórios em dezembro de 1970 e a Torre Sul em janeiro de 1972. Segundo alguns cálculos, talvez exagerados, em um dia normal, perto de 50 mil pessoas trabalhavam nas torres e até 200 mil passavam pelas mesmas, na condição de visitantes.
Os ataques de 11.09.2001 não foram os primeiros a serem feitos por terroristas islâmicos ao WTC. Um primeiro atentado ocorreu em 26.02.1993, quando um caminhão cheio de dinamites, foi colocado na garagem do complexo WTC e explodiu. Um terrorista chamado Ramzi Yousef foi apontado como responsável por colocar o veiculo e a ideia era de que a explosão derrubasse uma torre sobre a outra. Seis pessoas morreram nesse atentado, sendo que seis terroristas foram presos e condenados à morte. Em julho de 2001, pouco antes dos atentados que destruíram definitivamente as torres gêmeas, o complexo WTC foi transferido pela Autoridade Portuária de Nova Iorque a um consórcio particular, ou seja, foi privatizado.
Pois bem, como é de amplo conhecimento, dois aviões da American Airlines foram sequestrados e jogados em direção às duas torres, em 11.09.2001. O voo 11 atingiu a Torre Norte às 8:46 e apenas 11 minutos depois, o voo 175 atingiu a Torre Sul, que foi a primeira a desabar. Outros edifícios do complexo WTC também foram afetados, como o hotel da rede Marriot e o edifício 7, que desabou. Os outros três edifícios restantes sofreram danos tidos como irreversíveis e posteriormente condenados. Um número de 2.752 atestados de óbitos foram emitidos referentes às vítimas do ataque ao WTC. Mas há que considerar também, o grande número de pessoas que sobreviveram ou que participaram dos trabalhos de resgate, sobretudo bombeiros, que ficaram com sequelas, muitas das quais irreversíveis. Nesse sentido, o número de vítimas pode ser calculado em uma proporção bem maior. 


Até então, os novaiorquinos pareciam não ter tido muita simpatia pelas torres gêmeas, sobretudo em relação aos outros dois edifícios, os quais, em termos arquitetônicos, representariam melhor a cidade: os edifícios Empire State e o Chrysler (na imagem acima, o Chrysler Building, em 1998). Existia até uma piada, de que as torres gêmeas nada mais seriam do que as "caixas de presentes" onde foram embalados os dois outros edifícios citados. 



O anúncio antigo de hoje traz algumas coincidências em relação aos atentados contra as torres gêmeas, além da sombra do avião projetada sobre as mesmas. Trata-se de uma companhia aérea paquistanesa, ou seja, de um país muçulmano, conhecida e tradicional, tendo sido fundada em 1946 (na imagem acima, o logotipo de empresa). O logo da companhia aparece na caligrafia ocidental e local. O outro detalhe interessante, diz respeito ao fato do Paquistão ter sido o pais onde Osama Bin Laden, apontado como o maior responsável pelos atentados de 11.09.2001, morreu.
O Anúncio Antigo de hoje foi extraido da seção "Reclames do Estadão" e a mesma não cita o local e o veículo onde o material foi publicado originalmente, a não ser o ano de 1979. O anúncio está em francês.
Crédito das Imagens: 
Anúncio da PIA: http://blogs.estadao.com.br/reclames-do-estadao/category/aviacao/ Acessado em 05.08.2012.
Logo da PIA: Wikipédia.
Fotos do WTC e do edifício Chrysler: acervo do autor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário