Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Anúncio Antigo 40: Leite Condensado Moça




Caros leitores, já pararam para pensar por que esse leite é chamado de condensado? Pois é, foi uma das maravilhas industriais da era contemporânea e usado em época de guerra para alimentar os soldados, como bem mostra o Anúncio Antigo de hoje, publicado em 1932, durante a guerra civil de São Paulo contra o Governo Provisório de Getúlio Vargas (chamada também de Revolução Constitucionalista). O produto era consumido como bebida substitutiva do leite, sendo acrescentada água, daí o nome de leite condensado. Em épocas de escassez de leite, como nas guerras, poderia ser armazenado por bastante tempo e era fácil de ser transportado. 
As primeiras experiências com o leite condensado começaram em 1820 por Nicolas Appert. Em 1828, um inventor francês aplicou o método criado por Appert para o leite fresco retirado das vacas. No ano de 1853, a novidade chegou aos Estados Unidos através de Gail Borden, que acabou patenteando o produto três anos depois.
O sucesso do leite condensado começou com a Guerra Civil Norte-Americana (1861-1865), como alimento dos soldados e depois vendido ao público comum. Contudo, o aperfeiçoamento ainda maior do produto foi feito na Europa, quando o suiço J. B. Meyenberg, aprimorou o processo de produção do leite condensado utilizando um sistema de esterilização em autoclave, um aparelho de desinfecção por meio de vapor a alta pressão e temperatura (120° C). A partir daí, o produto começou a ser comercializado em latas. No ano de 1884, Meyenberg viajou para os Estados Unidos promovendo a abertura de fábricas para a produção desse novo leite condensado, com ou sem açúcar e enlatado. 


Ainda na Europa, aproveitando esses aprimoramentos, Charles e George Page fundaram a Anglo Swiss Condensed Milk, na Suiça, no ano de 1866. O sucesso do produto foi rápido e o mesmo começou a ser exportado para vários lugares do mundo. Porém, a concorrência poderia vitimar as empresas que produziam esse novo tipo de leite e, como ocorria nas etapas mais avançadas da economia capitalista, a tendência à concentração do mercado nas mãos de grupos monopolistas tornou-se forte. Em função disso e após décadas competindo entre si nas vendas, a Anglo Swiss Condensed Milk fundiu-se com a empresa fundada pelo farmacêutico alemão Henry Nestlé (na foto acima, de 1876), que já era a fabricante de uma conhecida farinha nutritiva para a alimentação de bebês, à base de leite e cereais, a conhecida farinha láctea. Daí para a conquista do mundo foi apenas mais um passo.
Por intermédio da Anglo Swiss Condensed Milk Nestlé (depois, apenas Nestlé) o leite condensado chegou ao Brasil em 1890, importado diretamente da Suiça. Tratava-se de uma alternativa ao leite fresco, que enfrentava problemas de distribuição no mercado local. O produto era vendido em farmácias e drogarias, sendo que o primeiro estabelecimento a realizar a venda desse produto foi a Drogaria São Paulo, localizada na rua São Bento, no centro da capital paulista. 


O rótulo do produto era fácil de ser identificado em função da camponesa suíça que carrega um balde de leite, que no país de origem era "La Laitière" ou vendedora de leite. Como nos informa Marcelo Duarte em seu "O Livro das Invenções" (editora Companhia das Letras, 1997), quando a Nestlé começou a exportar o produto, procurava colocar um nome equivalente na língua de cada país. No Brasil, entretanto, adotou-se o nome em inglês, "Milkmaid", de difícil pronúncia pelos compradores daqui (imagem acima). Devido a essa dificuldade, o público consumidor referia-se ao produto como sendo "esse leite da moça". Quando a Nestlé abriu a sua primeira fábrica aqui no Brasil, em 1921, na cidade de Araras, interior do Estado de São Paulo, começando a fabricar aqui o leite condensado, optou-se por usar o nome criado espontaneamente pelo público: Leite Moça. 


A popularização definitiva do leite condensado ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), devido à escassez do açúcar refinado. Em função disso, o produto começou a ser utilizado para a confecção de doces e sobremesas. A partir da década de 1960, as embalagens do Leite Moça vinham com receitas de doces e bolos, tendo como ingrediente o produto, recurso publicitário que popularizou ainda mais a marca (na foto acima, um rótulo do Leite Moça com receita, da década de 1970). 


Um desses doces ficou muito conhecido: o brigadeiro. No final de 1945, após a queda de Getúlio Vargas e o processo de redemocratização do país, ocorreram eleições presidenciais e um dos candidatos era o brigadeiro Eduardo Gomes, que concorria pelo partido da União Democrática Nacional (UDN), de linha conservadora (no quadro acima, Eduardo Gomes com o uniforme de brigadeiro). Algumas mulheres que integravam o comitê de campanha deste candidato, começaram a produzir um doce de chocolate em pó, misturado ao leite condensado, para distribuir aos eleitores e arrecadar fundos para a campanha do brigadeiro. Eduardo Gomes foi derrotado por outro militar, o general Eurico Gaspar Dutra. Mas, o docinho ficou, até os dias atuais, com o nome de "brigadeiro".........
O Anúncio Antigo de hoje foi publicado no jornal "O Estado de S. Paulo" do dia 18.08.1932 e ainda pedia a doação de uma latinha de leite condensado para os soldados constitucionalistas que lutavam contra o Governo Provisório de Getúlio Vargas (1930-1934). 
Crédito das imagens: 
Foto de Henry Nestlé:
http://www.nestle.com/aboutus/history/company-founder-henri-nestle 
Foto da embalagem antiga do Leite Moça:
http://www.leitecondensado.com/?p=4 
Rótulo com receita da década de 1970:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698712818-antigo-rotulo-de-leite-moca-nestle-anos-70-_JM 
Quadro representando o brigadeiro Eduardo Gomes: 
http://www.11gaaae.eb.mil.br/index.php/resumo-historico.html




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário