Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Imagens Históricas 19: Estação da Luz



Eis a Estação da Luz, no centro da cidade de São Paulo, poucos meses antes de sua inauguração, no ano de 1900. A estação original foi inaugurada em 1867 pela companhia The São Paulo Railway, depois Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Sim, eram os tempos áureos do café e a ferrovia escoava o produto para o porto de Santos. Da mesma forma, o caminho de ferro conduziu os imigrantes europeus para o interior e para as grandes fazendas do Oeste Paulista, permitindo o povoamento e a abertura de um imenso mercado consumidor abastecido depois pela industria da capital. Em função disso, para atender melhor a demanda de passageiros e o tráfego ferroviário, a estação foi ampliada, dando lugar ao imponente edifício, em estilo inglês, inaugurado oficialmente em 1901, na entrada do século XX. 
O Bairro da Luz era um dos mais elegantes da capital paulista, bem diferente dos tempos atuais onde predomina o abandono e a conhecida cracolândia estabelecida em suas proximidades. Na foto acima, podemos ver, do lado direito, praticamente em frente à estação, o atual prédio da Pinacoteca do Estado, projetado pelo conhecido engenheiro e arquiteto Ramos de Azevedo. Atrás desse prédio, é possível ver parte do Jardim da Luz, o mais antigo parque público da cidade de São Paulo. Era local de lazer e passeio para os moradores da cidade, naquele início de século XX. 
Como se sabe, o prédio da Estação da Luz foi atingido recentemente por um incêndio e abriga atualmente o Museu da Língua Portuguesa. A foto acima foi tirada pelo fotógrafo Guilherme Gaensly (1843-1928) e hoje faz parte do acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. 
Crédito da Imagem: São Paulo: de vila a metrópole. Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil 1. Folha de São Paulo, 2012, p. 25

Nenhum comentário:

Postar um comentário