Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Anúncio Antigo 60: cigarros Hollywood



Houve uma época em que as propagandas de cigarros exigiam páginas inteiras das grandes revistas e jornais que circulavam pelo Brasil. É este o caso do nosso Anúncio Antigo de hoje (imagem acima) dos cigarros Hollywood, marca pertencente à Companhia Souza Cruz, que por sua vez é uma empresa do grupo British American Tobacco. Um dos cigarros mais conhecidos e vendidos no Brasil. Tudo começou com o português Albino Souza Cruz, que chegou ao Rio de Janeiro no final de 1885. Na antiga capital do Brasil, Souza Cruz trabalhou durante dezoito anos na Fábrica de Fumos Veado, que era de propriedade de outro português, o Conde de Agrolongo. Com 33 anos de idade e já com boa experiência no ramo do tabaco, Souza Cruz estabeleceu-se por conta própria e começou a produzir cigarros enrolados em papel (uma novidade) e daí surgiu a companhia Souza Cruz, que aliás absorveu a antiga Fábrica de Fumos Veado. Em 1931 lançou a marca Hollywood, momento em que a empresa se expandia, sobretudo depois de sua associação com a inglesa British American Tobacco, que veio a assumir o controle acionário da Souza Cruz. 


Todos irão se lembrar do slogan "O Sucesso" ou a sua variação "Ao Sucesso" (na imagem acima, a embalagem dos cigarros Hollywood, no início da década de 1980). Os anúncios de cigarros procuravam vincular o produto ao êxito individual, profissional e, claro, em se tratando do público masculino, junto às mulheres. Contudo, o aspecto mais estranho para nós do século XXI, que já está encerrando a sua segunda década, era o fato do cigarro estar vinculado à prática dos esportes. Hoje é condenado de forma unânime pelos médicos, em função dos malefícios comprovados que traz à saúde, entre os quais o câncer. 


Os anúncios da década de 1970 da marca Hollywood associavam o cigarro às mais variadas modalidades esportivas como atletismo, natação, futebol, automobilismo (na imagem acima, o piloto brasileiro de Fórmula 1, Alex Dias Ribeiro, têm na sua March de 1977 a estampa do cigarro), entre outras. E o lema "Ao Sucesso" foi estendido ao esporte. 
O Anúncio Antigo de hoje foi publicado na revista Manchete, de 31.10.1953, na página 58. Ah, já ia me esquecendo. Que fim levou o senhor Albino Souza Cruz? Ora, morreu de câncer no cólon, com 97 anos de idade...
Crédito das imagens: 
Embalagem do cigarro Hollywood: Wikipédia
March de Alex Dias Ribeiro: http://flaviogomes.grandepremio.com.br/tag/alex-dias-ribeiro/

Um comentário:

  1. Uma matéria como essa deveria ser veiculada em todos os meios de comunicação, imprensa falada e escrita, para alertar os jovens.Parabéns

    ResponderExcluir