Pesquisar este blog

domingo, 29 de outubro de 2017

Dica de Filme: Estrela do Norte (1943)



Algo absolutamente impensável nos tempos da Guerra Fria e mesmo hoje, com relação à Rússia. Os estúdios de Hollywood produzirem filmes simpáticos à União Soviética e ao seu regime socialista! Sim, isso ocorreu, pelo menos até a Segunda Guerra Mundial ser resolvida nos campos de batalha. Um bom exemplo disso, pode ser visto na película "Estrela do Norte" (North Star, 1943) produzida pela Samuel Goldwyn Productions e distribuída pelos estúdios RKO Radio Pictures (do conhecido magnata da aviação Howard Hughes). O filme foi lançado no momento em que os soviéticos começavam a reverter o terrível ataque alemão, desencadeado em junho de 1941 (na foto acima, o cartaz promocional do filme). Consta que o filme foi realizado a pedido do então presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, cujo filho mais velho, James Roosevelt, havia trabalhado com Samuel Goldwin, que acabou sendo o responsável pela produção. 
Hollywood não poupou talentos para realizar o filme. A começar pelo diretor Lewis Milestone, vencedor do Oscar pelo clássico "Nada de Novo no Front" (1930); pela autora do roteiro, a aclamada escritora Lillian Hellman; pelo compositor Aaron Copland; pelo letrista Ira Gershwin (irmão do também compositor George Gershwin) e William Cameron Menzies, que além de produtor, foi um consagrado designer. Ou seja, Hollywood colocou à disposição o que tinha de melhor.


No elenco (na foto acima, os atores Farley Granger e Anne Baxter), atores já consagrados como Walter Huston (pai do famoso diretor John Huston); Erich Von Stroheim (não precisaria nem comentar que o mesmo tem origem alemã); Walter Brennan (famoso por seus papéis de coadjuvante em filmes de faroeste) e Dean Jagger (que teve uma sólida carreira no cinema e entre vários papéis, interpretou o pai de Elvis Presley no filme "Balada Sangrenta", de 1957). 


E atores jovens em início de carreira, como Anne Baxter (bem antes de seu papel como a princesa egípcia Nefertari, no filme "Os Dez Mandamentos" de 1956) interpretando uma jovem camponesa soviética (acima, Anne Baxter em trajes típicos, em uma foto promocional para o filme); Dana Andrews (um dos maiores galãs da época e conhecido pelos seus papéis de detetive, como no clássico "Laura" de 1944) e ainda o estreante Farley Granger (que depois atuou em dois filmes de Alfred Hitchcok: "Festim Diabólico" de 1948 e "Pacto Sinistro" de 1951). 


Um fato curioso, ainda com relação ao elenco, diz respeito ao galã Dana Andrews (na foto acima, ao lado de Anne Baxter, em uma cena do filme "Estrela do Norte"), pois entre 1952 e 1954, o mesmo apresentou uma série de rádio, cujo título era I was a comumunist for the FBI (em tradução livre: Eu fui um comunista para o FBI), sobre as experiências de um informante da Polícia Federal Americana, infiltrado no Partido Comunista dos Estados Unidos. Sim, neste caso estamos na época do macartismo (caça aos comunistas) e era importante para atores e profissionais do cinema não deixarem dúvidas a respeito de suas opções ideológicas, sob pena de ficarem sem trabalho. Ao contrário do que ocorria em 1943, quando a União Soviética, sozinha, estava derrotando o inimigo da humanidade, o nazismo. 


Pois bem, a trama reproduzida no filme é simples. Em um kolkhoz (fazenda coletiva soviética) localizado no interior da Ucrânia (uma das repúblicas soviéticas), famílias camponesas vivem tranquilamente o seu cotidiano de trabalho e desfrutando de muita alegria, algo que o filme não cansa de mostrar. Danças típicas, festas, canções, com direito até à famosa Internacional Comunista, aparecem logo no início. Um grupo de jovens, mais o oficial da aeronáutica (vivido por Dana Andrews) planejam um passeio no feriado até a cidade de Kiev. Eis que, no caminho, são surpreendidos pelos aviões alemães que iniciam o traiçoeiro ataque contra a União Soviética, em junho de 1941. Traiçoeiro, uma vez que o governo soviético havia feito um acordo de não-agressão com o governo nazista, em agosto de 1939 (assunto que iremos tratar na postagem Stalin e a Formação da União Soviética, parte 2). 
O oficial da aeronáutica segue para se engajar na defesa do território, enquanto os jovens (interpretados por Anne Baxter, Farley Granger e Jane Withers) juntos com um velho camponês (vivido por Walter Brennan) resolvem retornar, levando um carregamento de armas para a fazenda coletiva, a fim de distribuir as mesmas para os homens, os quais, usando táticas de guerrilha, organizam a defesa. A fazenda acaba ocupada pelo exército alemão e as crianças acabam sendo usadas como doadoras forçadas de sangue por um oficial-médico nazista (vivido por Erich Von Stroheim). Obviamente, não iremos revelar o desfecho a fim de estimular o leitor a ver a película. Apenas adianto que o mesmo é favorável à causa dos aliados na Segunda Guerra Mundial. E por aliados entendamos, Estados Unidos, União Soviética e Inglaterra e os inimigos eram os países que formavam o Eixo: Alemanha, Itália e Japão. 
Para as plateias de hoje, não é um filme que prenda a atenção ou empolgue. Mas, sem dúvida, trata-se de um registro curioso de como os norte-americanos conseguiram realizar um filme tão simpático ao comunismo, que não ficava nada, absolutamente nada a dever aos próprios filmes soviéticos daquela época. A produção foi indicada para seis Oscars. Vamos lá: direção de arte (em preto e branco); fotografia (em preto e branco); música; som; efeitos especiais e roteiro original. Não levou nenhum! De qualquer forma, é uma lista de indicações apreciável, embora quase todas técnicas. 


Alguns anos depois, a partir de 1950, durante a já citada caça aos comunistas promovida pelo senador republicano Joseph McCarthy (foto acima), conhecida como macartismo (nome derivado desse mesmo senador), o filme "Estrela do Norte" passou a ser considerado como propaganda comunista. Vários integrantes da produção, como a roteirista Lillian Hellman, tiveram problemas com a Comissão do Senado para Atividades Anti-Americanas instituída naquela época. 


Por ocasião de seu lançamento na televisão americana, em 1957, o filme teve o seu título alterado para Armored Attack (em uma tradução livre, Ataque Blindado) e foi completamente reeditado, com o tempo de duração reduzido (na imagem acima, o cartaz com o filme repaginado e com outro título). Além disso, o filme não começava com os camponeses soviéticos felizes e alegres, dançando e cantando na fazenda coletiva, como no original, mas já com o avanço das colunas blindadas alemãs. Ao final, foi acrescentada uma narrativa que fazia referência aos húngaros que lutavam contra a intervenção soviética na rebelião de 1956. Em resumo, a curta "lua de mel" entre capitalistas e comunistas já tinha ficado para trás. 


Além de "Estrela do Norte", existem outros dois filmes hollywoodianos que são simpáticos aos soviéticos e produzidos também em 1943: Mission to Moscow dos estúdios da Warner Brothers (com direito ao rosto de Stalin no cartaz promocional, foto acima) e Song of Russia da Metro Goldwin Mayer (MGM). 
A versão de "Estrela do Norte" que recomendo para ser vista, claro, é a original e está disponibilizada no Youtube, em uma boa cópia. O endereço para acessar a mesma é:
https://www.youtube.com/watch?v=s5RZp9-vIpw&list=PLolzx0KyjwOaNEZsxWr7B8fshvcNXQWaL&index=2

Crédito das imagens:
Poster do filme: 
http://www.imdb.com/title/tt0036217/mediaviewer/rm1716271616
Foto promocional de Anne Baxter com Dana Andrews: Pinterest
Foto de Farley Granger e Anne Baxter:
http://gershwin.com/publications/north-star-the/
Foto de Anne Baxter em trajes típicos:
http://www.allposters.com/-sp/The-North-Star-Anne-Baxter-1943-Posters_i13186019_.htm
Jovens cantando:
http://rarefilm.net/the-north-star-1943-lewis-milestone-anne-baxter-dana-andrews-walter-huston-drama-romance-war/
Foto de Joseph McCarthy: Wikipédia.
Cartaz de Armored Attack:
http://www.cineplayers.com/filme/estrela-do-norte/27032
Cartaz de filme com o rosto de Stalin:
http://www.causaartium.org/love-on-demand.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário