Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Imagens Históricas 24: Dia das Crianças



Brincar de "bater" figurinhas ou "bafo", como era conhecida essa diversão, fez parte do imaginário infantil, pelo menos até o avanço dos eletrônicos. Ao que parece, os álbuns de figurinhas começaram a se popularizar entre as crianças brasileiras, a partir da década de 1940, trazendo entre outras imagens, os rostos de jogadores de futebol. Muitas expressões, usadas até hoje, vieram do hábito dos meninos em jogar figurinhas ou de se encontrarem para conferir os cromos que faltavam para completar o álbum. Por exemplo, "figurinha difícil", "figurinha carimbada" ou "trocar figurinhas", tornaram-se expressões usadas em nosso cotidiano para designar uma pessoa que é muito diferente das demais ou quando um grupo de amigos se reúne, apenas para conversar ou trocar ideias. 
Portanto, todos aqueles que estão na faixa dos cinquenta anos (ou mais), como este que vos escreve, conhecem bem o jogo de bater figurinhas. Podem participar dois ou mais jogadores, os quais formam uma roda em torno das figurinhas oferecidas na brincadeira. Estas são colocadas em um "monte" e, em seguida, sorteada a ordem de participação dos jogadores. As figurinhas são postas viradas de frente e o jogador bate com a mão sobre as mesmas. As que virarem do avesso ficam com o indivíduo que acabou de bater. Em seguida, o próximo participante coloca em ordem as que restaram e bate no monte, retirando também as figurinhas viradas. O jogo continua até que não reste mais nenhuma figurinha a ser batida. Caso as mesmas colem na mão do jogador, o mesmo bate a figurinha que colou em separado. A batida devia ser feita com a mão aberta ou levemente dobrada, em forma de "concha". A mão também era umedecida com o ar soprado da boca, daí o nome "bafo" dado ao jogo. Os mais espertos costumavam deixar as figurinhas curvadas, para facilitar a virada das mesmas no avesso. Cabia aos demais jogadores perceber essa artimanha e "achatar" os bolos colocados em disputa. Nos últimos tempos, sobretudo em épocas de Copa do Mundo de Futebol, como em 2014, os álbuns têm voltado a despertar o interesse dos jovens e adolescentes. 
A Imagem Histórica de hoje, uma homenagem do blog História Mundi ao Dia das Crianças, neste 12 de outubro, veio do acervo do jornal "O Estado de S. Paulo" e foi tirada em 1963.  Pode ser encontrada em:
http://fotos.estadao.com.br/galerias/acervo,brincadeira-de-crianca-como-e-bom,25853

Nenhum comentário:

Postar um comentário