Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Quiz Show do Blog História Mundi



Caro leitor, isto é apenas uma brincadeira para relaxar! O conhecimento da história (na foto acima, busto do grego Heródoto, considerado o "pai da história") não se limita a decorar datas ou nomes de pessoas importantes (ou supostamente importantes). Na verdade, espera-se que as pessoas possam, a partir do conhecimento que adquirem, interpretar determinados fatos e, até mesmo, saber questionar as informações recebidas, sobretudo hoje, quando a tecnologia permite o acesso desenfreado à internet e às redes sociais. Claro que, para isso, é preciso ter um certo embasamento (mas, não de "ouvi falar...") com fontes que tenham credibilidade e também um suporte teórico, por meio de leituras. Por isso, as perguntas abaixo jamais devem ser tomadas como forma de avaliar alunos em provas de história ou em questões de vestibular. As mesmas têm somente um efeito lúdico e de distrair a mente, exatamente como um bom jogo de palavras cruzadas. Evidentemente, certas questões podem servir de ponto de partida para nos interessarmos por um determinado assunto, que estimule a pesquisa ou um estudo mais aprofundado. 
Nesse sentido, o blog História Mundi tenta recuperar o espírito dos antigos almanaques, pequenas revistas que podiam ser adquiridas promocionalmente em bancas de jornais e até mesmo em farmácias, as quais traziam horóscopos, receitas de doces, recomendações para a saúde, alimentos benéficos ao corpo e, claro, as tais curiosidades. Alguém já ouviu falar do Almanaque Biotônico Fontoura, por exemplo? Aliás, o mesmo foi idealizado, originalmente, pelo escritor Monteiro Lobato. 
Pois então, vamos lá, exercite a enciclopédia que há dentro de você e boa diversão! Ah, o gabarito aparece no final da postagem em letras menores...

1. Qual foi o presidente brasileiro que, literalmente, se casou com a Argentina?

a. Getúlio Vargas.
b. Eurico Gaspar Dutra.
c. Castello Branco.
d. Café Filho.



2. Em qual estado brasileiro nasceu o último presidente da República do Café com Leite (Primeira República), Washington Luis (foto acima), deposto do cargo na Revolução de 1930?

a. São Paulo.
b. Rio de Janeiro.
c. Rio Grande do Sul.
d. Minas Gerais.



3. A castanha do Brasil (na foto acima), que durante muito tempo era conhecida também como castanha-do-pará (e ainda é), já teve outro nome, entre os séculos XVIII e XIX. Qual alternativa abaixo aponta corretamente esse nome?

a. Castanha da floresta.
b. Castanha da Amazônia.
c. Castanha do Maranhão.
d. Castanha nativa.




4. Com qual dos astros de Hollywood apontados abaixo, o então ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek (imagem acima) tirou uma foto, em um set de filmagens, no ano de 1961?

a. Marlon Brando.
b. Paul Newman.
c. Charlton Heston.
d. Burt Lancaster.



5. Qual cantora brasileira se apresentou em um mesmo programa de televisão (Ed Sullivan Show) e no mesmo dia em que estava o rei do rock Elvis Presley (na foto acima, Elvis ao centro, na esquerda o seu empresário, o Coronel Parker e na direita, o apresentador Ed Sullivan), tendo tirado três fotos ao seu lado?

a. Angela Maria.

b. Leni Eversong.
c. Elis Regina.
d. Carmem Miranda.



6. Qual seriado de televisão, exibido na década de 1960, era o favorito do segundo presidente do Brasil na ditadura militar, Artur da Costa e Silva (foto acima), que chegou a visitar o set de filmagens do mesmo, quando esteve nos Estados Unidos, em 1967: 

a. Combate.
b. Guerra, Sombra e Água Fresca.
c. Túnel do Tempo.
d. Viagem ao Fundo do Mar.


7. Qual dos alimentos vegetais apontados abaixo, não teve a sua origem no continente americano?

a. Batata.
b. Cacau.
c. Tomate.
d. Açúcar.



8. Qual cidade da Amazônia brasileira recebeu um grupo de mais de uma centena de colonos confederados (entre eles, os integrantes da família Jennings, na foto acima), refugiados da Guerra Civil Norte-Americana, em 1867?

a. Belém.
b. Santarém.
c. Manaus.
d. Macapá. 


9. Qual dos presidentes do Brasil citados abaixo, foi o único a se casar em pleno exercício do mandato, embora em segundas núpcias?

a. Prudente de Moraes.

b. Itamar Franco.
c. Hermes da Fonseca.
d. João Goulart. 


10. Qual dos personagens abaixo, da História Geral, teve morte natural?

a. Júlio César.

b. John Kennedy.
c. Leon Trótsky.
d. Otávio Augusto. 



11. Com qual dos grandes astros de Hollywood, citados abaixo, Carmen Miranda (foto acima) jamais contracenou em um filme?

a. Elizabeth Taylor.
b. Jerry Lewis.
c. Groucho Marx.
d. Gene Kelly.

12. Qual dos presidentes do Brasil, entre os relacionados abaixo, não teve uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, embora declarasse abertamente esse desejo? 

a. Juscelino Kubitschek.
b. Getúlio Vargas.
c. José Sarney.
d. Fernando Henrique Cardoso.


13. Qual cidade brasileira, excetuando São Paulo e Rio de Janeiro, recebeu uma corrida de Fórmula 1?

a. Goiânia.
b. Curitiba.
c. Brasília.
d. Londrina.



14. Qual desses grandes monumentos da humanidade serviu de alvo para os soldados de Napoleão Bonaparte (na foto acima, sua máscara mortuária), em exercícios de tiro?

a. A Esfinge da planície de Gizé, no Egito.
b. O Coliseu em Roma, na Itália.
c. A Ponte Vecchio, em Florença, na Itália.
d. O Pártenon, na cidade de Atenas, na Grécia.


15. Que grande personagem da História Geral, no século XX, disse esta frase: "Nada tenho a lhes oferecer, a não ser sangue, suor e lágrimas":

a. Franklin Delano Roosevelt.

b. Eva Perón.
c. Fidel Castro.
d. Winston Churchill.



16. Qual presidente da ditadura militar, teve uma filha, que veio a se formar em história e era admiradora do compositor Chico Buarque de Holanda (foto acima), cujas letras criticavam aquele regime?

a. Emílio Garrastazú Médici.

b. Castelo Branco.
c. João Baptista Figueiredo.
d. Ernesto Geisel.


17. Que personagem da História Geral teria dito esta frase, pouco antes de morrer: "Que grande artista o mundo está perdendo!":

a. Nero.

b. William Shakespeare.
c. Leonardo da Vinci.
d. Dante Alighieri.


18. Que conhecido apresentador iniciou a sua carreira na televisão brasileira com um quadro intitulado: "Vamos brincar de forca?"


a. Chacrinha.

b. Fausto Silva.
c. Silvio Santos.
d. Flávio Cavalcante.



19. O famoso doce, feito a partir de leite condensado e chocolate, popularmente chamado de "brigadeiro" (foto acima), deve o seu nome a qual personagem da História do Brasil mencionado abaixo:

a. Brigadeiro Luiz Antônio.

b. Brigadeiro Faria Lima.
c. Brigadeiro Araripe Macedo.
d. Brigadeiro Eduardo Gomes. 


20. Qual dos líderes políticos do século XX, citados abaixo, teve um de seus filhos morto pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial (1939-1945):

a. Josef Stalin.

b. Marechal Tito.
c. Charles De Gaulle.
e. Franklin Delano Roosevelt. 


Crédito das imagens:
Foto de Heródoto: História das Civilizações. Volume 1. Abril Cultural, 1975, p. 113.
Presidente Washington Luis: Wikipédia.
Foto da castanha-do-pará (ou do Brasil). A Castanha do Pará na Amazônia: Entre o extrativismo e a domesticação de José Jonas Almeida. Paco Editorial, 2016, p. 37.
Imagem de Juscelino Kubitschek: https://www.infoescola.com/historia/governo-de-juscelino-kubitschek/
Foto de Elvis Presley: Images of Elvis de Marie Clayton. Parragon, 2007.
Foto do presidente Costa e Silva: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/governo-costa-e-silva-1967-1969-ai-5-institucionaliza-a-ditadura.htm
Foto dos integrantes da família Jennings: "Os Confederados em..." de Norma Guilhon. 1979. 
Foto de Carmen Miranda: Carmen de Ruy Castro. Companhia das Letras, 2005 (foto da capa). 
Foto da máscara mortuária de napoleão Bonaparte: https://www.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/40486-entenda-a-historia-por-tras-da-mascara-mortuaria-de-napoleao-bonaparte.htm
Foto do Chico Buarque: http://discosindispensaveisparaouvir.blogspot.com.br/2015/06/um-disco-indispensavel-chico-buarque.html
Foto do doce brigadeiro: https://www.elo7.com.br/lista/brigadeiro-em-sp

Gabarito do Quiz Show:
1. c
2. b
3. c
4. a
5. b
6. d
7. d
8. b
9. c
10. d
11. d
12. a
13. c
14. a
15. d
16. d
17. a
18. c
19. d
20. a


Nenhum comentário:

Postar um comentário