Pesquisar este blog

domingo, 10 de junho de 2018

Anúncio Antigo 56: Recreio, a revista brinquedo



O Anúncio Antigo de hoje apela para os leitores que tiveram a sua infância entre as décadas de 1960 e 1970, os quais com certeza irão se lembrar da revista Recreio, conhecida como a "revista brinquedo". O título fazia jus ao conteúdo da mesma. De fato, era uma publicação precursora daquilo que hoje chamamos de interatividade, numa época em que não existia celular, internet e a televisão ainda era em preto e branco. Jogos, desenhos para serem montados, imagens que podiam ser recortadas, maquetes de papel para serem construídas e que requeriam dois materiais básicos: tesoura e cola. Tratava-se também de uma proposta pedagógica para ajudar a desenvolver habilidades manuais e o raciocínio nas crianças até a pré-adolescência. 


A publicação foi lançada em 1969 pela editora Abril (na imagem acima, o primeiro exemplar) e permaneceu sendo publicada durante onze anos. No ano 2000 voltou com outra formatação e atualmente está mais adaptada à nova era digital e há quem diga, ficou mais apegada aos hábitos de consumo supérfluos das crianças de hoje. 


Portanto, a referência que aqui estamos tomando compreende a sua primeira fase, entre 1969 e 1981. Além de entreter a garotada, a revista ainda proporcionou contato com autores infanto-juvenis, entre eles Ruth Rocha, Sônia Robatto, Ana Maria Machado, Izomar Camargo Guilherme, Edith Machado e uma grande equipe de ilustradores, que tornaram a publicação agradável do ponto de vista visual e com conteúdo voltado para o seu público específico (acima, outro anúncio da revista Recreio, do início da década de 1970, com uma maquete para montar). 


Como os pedagogos e educadores gostam de lembrar: uma criança deve viver o seu tempo de criança (acima, um presépio montado a partir da revista, de 1974). Aliás, tal raciocínio segue o que está escrito no próprio Anúncio Antigo de hoje, "criança que brinca é uma criança feliz". Ao brincar também se aprende, interações sociais são desenvolvidas e o contato com outras crianças estimula o conhecimento da sociedade no qual o jovem irá se inserir. Além disso, ajuda a evitar preconceitos e barreiras em relação ao próximo. Outro dado que está estampado nesse mesmo Anúncio Antigo, a participação dos pais, um dos grandes dramas da educação contemporânea. 
O Anúncio Antigo que abre esta postagem foi publicado na revista Veja, de 10 de dezembro de 1969, página 82. 
Crédito das imagens:
Capa da edição nº 1 da revista Recreio: Pinterest.
Demais imagens: http://gibilandiadoenrique.blogspot.com/2015/12/

Nenhum comentário:

Postar um comentário