Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Acervo Digital da Universidade da Flórida



MISSING IMAGE


Meus caros amigos, conforme anunciado, o acervo digital do jornal "O Estado de São Paulo" realmente entrou no ar, porém a consulta aos textos dos exemplares fica reservada aos assinantes do jornal. De qualquer forma, podemos verificar se o assunto ou tema que nos interessa está em um determinado exemplar de um determinado dia e ano. Por outro lado, o História Mundi encontrou uma ótima biblioteca para todos os interessados em realizar  pesquisas  sobre o Brasil dentro da área de ciências humanas. A Universidade da Flórida disponibiliza, via internet, parte de seu acervo que está digitalizado para consultas. Trata-se do "University of Florida Digital Collections" com livros, alguns exemplares de jornais e revistas a respeito de nosso país. Também estão disponibilizados trabalhos acadêmicos, teses, dissertações que tenham como referência a América do Sul e seus países (o "South American Collections"). É mais uma ferramenta importante para o trabalho dos profissionais das ciências humanas, sejam eles historiadores, sociólogos, geógrafos, estudantes de literatura entre outros.  
Para aqueles que, como eu, se dedicam aos estudos sobre a Amazônia está disponibilizado o acervo do "Jornal Pessoal" do jornalista Lúcio Flavio Pinto. Trata-se de um jornal independente e combativo no que diz respeito aos grandes problemas da Amazônia. Esse conceituado jornalista  desenvolve um trabalho alternativo em relação à grande mídia na abordagem de temas, como a devastação da floresta amazônica, as intervenções governamentais por meio das grandes obras e à luta pela terra. Esse material é fundamental para os que estudam a história recente daquela região e o processo de ocupação ocorrido nos últimos cinquenta anos. 
Dentro desse importante acervo, o site disponibiliza ainda inúmeras obras e estudos sobre o Nordeste brasileiro, abordando a questão agrária e ainda vários trabalhos sobre o tema da seca, desde o século XIX. Por exemplo, para aqueles que estudam o Estado do Ceará existe material  documental e bibliográfico referente ao período do padre Cícero e de sua influência na história política daquele Estado.
Para os geógrafos e historiadores estão também disponibilizados vários mapas do território brasileiro desde o século XVI até o XIX. Em alguns deles, é possível verificar como os holandeses rastrearam uma extensa área que vai do Nordeste atual (que chegaram a controlar por 24 anos na primeira metade do século XVII) até a bacia do rio Amazonas, incluindo aí os seus afluentes. Por esses mapeamentos podemos ter uma idéia da evolução da exploração e ocupação de áreas importantes de nosso território, como o rio Tocantins no sul do Pará e o norte do antigo Estado de Goiás (atual Tocantins). 
Um belo exemplo da mapoteca desse acervo digital podemos ver na imagem acima. Trata-se de uma planta da cidade de Salvador, de autoria de Violante Vanni, publicada na cidade de Verona, na Itália, em 1763.
Claro, aqueles que se interessam pela história norte-americana, sobretudo a respeito do Estado da Flórida, também terão a oportunidade de navegar pelo seu rico acervo de imagens, livros e documentos. 
Deixo para vocês a localização que ficará em nossos "links interessantes":
http://ufdc.ufl.edu 


Nenhum comentário:

Postar um comentário