Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Hemeroteca Digital Brasileira




O que é uma hemeroteca? Vamos ao Aurélio: "seção das bibliotecas em que se colecionam jornais e revistas." Pois bem, a Biblioteca Nacional já está disponibilizando uma boa parte de seu acervo de revistas e almanaques através da internet. Trata-se de uma excelente notícia para historiadores e pesquisadores que poderão ter acesso rápido e sem sair de casa ao conteúdo desse acervo. Este último é importante para os que estudam o Brasil nos séculos XIX e XX. Um dos aspectos fundamentais desta coleção é a abrangência, pois temos revistas, jornais, almanaques (como o famoso Almanach do Rio de Janeiro na imagem acima) e periódicos de todas as regiões brasileiras.
Para os que estudam a Amazônia, por exemplo, é possível consultar exemplares dos jornais do Pará, Amazonas e Acre a partir de 1850. Entre outros aspectos curiosos, podemos verificar o grande movimento de embarcações norte-americanas nos portos de Belém e Manaus, nos primórdios do ciclo da borracha, que era inclusive superior ao das embarcações inglesas. Existe uma correspondência desse movimento comercial quando confrontado com os jornais norte-americanos da costa leste dessa mesma época, nas cidades de Nova Iorque, Baltimore, Salem, Boston entre outras, que registram a entrada dos produtos extraidos da Amazônia como borracha, cacau, salsa-parrilha, castanhas e outras especiarias. 
O acervo do século XIX inclui ainda a "Idade d'Ouro do Brazil", que foi o segundo periódico editado em território brasileiro, lançado no dia 14 de maio de 1811, em Salvador. Essa publicação contava com o patrocínio do então governador geral da Bahia, o conde dos Arcos e estava inserido no contexto da presença da Corte no Brasil, ou seja, voltada para dar publicidade aos atos e interesses da Coroa portuguesa.



Entre as publicações mais importantes do século XIX já disponibilizadas para consulta temos: O Espelho, Reverbero Constitucional Fluminense, O Jornal das Senhoras, O Homem de Cor, Marmota Fluminense, Semana Illustrada, A Vida Fluminense, O Mosquito, A República, Gazeta de Notícias, Revista Illustrada, O Besouro, O Abolicionista, Correio de S. Paulo, Correio do Povo, O Paiz, Diário de Notícias, Boletin do Grande Oriente do Brazil: jornal official da Maçonaria Brasileira (publicado entre 1871 e 1899, na imagem acima com um retrato de José Bonifácio da Andrada) e também os primeiros jornais das províncias do Império, abrangendo como já dissemos, todas as regiões brasileiras. 




Quanto ao século XX, podem ser consultados revistas de grande importância como Careta, O Malho, O Gato, Revista da Semana, Klaxon (na imagem acima, publicado em 1922 e vinculado ao movimento modernista), Revista Verde, Diretrizes e jornais que marcaram fortemente a história da imprensa no Brasil, como A Noite, Correio Paulistano, A Manhã e Última Hora.
Muitos periódicos de instituições científicas formam um segmento especial do acervo que já está disponibilizado, como por exemplo, os Annaes da Escola de Minas de Ouro Preto, O Progresso Médico, a Revista Médica Brasileira, os Annaes de Medicina Brasiliense, o Boletim da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, a Revista do Instituto Polytechnico Brasileiro, a Rodriguesia: revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Jornal do Agricultor, entre muitos outros. 
Várias outras modalidades de publicação podem também ser consultadas, como relatórios provinciais e boletins institucionais, dos quais destacam-se o Boletim da Illustríssima Câmara Municipal da Corte, os Relatórios dos Presidentes das Províncias (no Império), o Boletim do Museu Paraense de História Natural e Ethnographia, a Revista do Archivo Público Mineiro, a Gazeta dos Tribunaes: dos juízes e factos judiciaes, do foro e da jurisprudência (Rio de Janeiro) entre outros.



A consulta via internet pode ser feita por título, período, edição, local de publicação e por palavra (s). Outro recurso importante proporcionado pela Hemeroteca Digital é que o pesquisador pode imprimir em casa as páginas desejadas (na imagem acima o famoso Almanaque do Tico Tico, publicado entre 1911 e 1958). 
Além do MINISTÉRIO DA CULTURA, a HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA é reconhecida pelo MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA e conta com o apoio financeiro da FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS – FINEP, o que tornou possível a compra dos equipamentos necessários e a contratação de pessoal para a sua criação e manutenção. No momento do lançamento do portal – em julho de 2012 –, foram cinco milhões de páginas digitalizadas de periódicos raros ou extintos colocados à disposição dos pesquisadores e do público em geral. 
A Hemeroteca Digital Brasileira estará na nossa lista de links interessantes do blog História Mundi.
Para ver: 
hemerotecadigital.bn.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário