Para aqueles que já cruzaram a faixa dos cinquenta anos e passaram a sua infância na capital paulista, como este blogueiro, a lembrança da Semana da Criança, no início do mês de outubro, estava associada a um evento que marcou época em São Paulo: o Salão da Criança. Inicialmente realizado no Pavilhão do Ibirapuera e depois, no início da década de 1970, no Anhembi, o Salão era muito aguardado pela garotada. Era o momento de nos divertirmos com os palhaços, que sempre nos recebiam na entrada do evento, de vermos as novidades em matéria de brinquedos, jogos, livros infantis (às vezes, nem tanto) e os modelos de bicicletas que estavam surgindo no mercado. O meu primeiro livro de história foi comprado por meu pai nesse evento. Tratava-se de uma História do Brasil em Quadrinhos, a qual, recentemente, pude ter de volta em uma compra na internet.
Pois bem, o Anúncio Antigo de hoje nos traz essa lembrança, mas de uma forma não tão voltada para o público infantil. A frase do material publicitário faz um trocadilho com um dos lemas da Ditadura Militar: "Brasil, ame-o ou deixe-o". Ou seja, para aqueles que não estivessem satisfeitos com o governo, a "porta da rua era serventia da casa". Um recado direto para todos os que faziam algum tipo de oposição, sobretudo aquela que não era tolerada, aquela que apontava para os graves problemas do país, como o arrocho salarial, a concentração de renda, a violenta repressão policial e as desigualdades regionais. Para a classe média mais privilegiada, que conseguiu se dar bem com o ilusório "milagre econômico", ter o seu automóvel e os eletrodomésticos mais desejados na época (televisão em preto e branco, geladeira, máquina de lavar, fogão moderno) a propaganda oficial alardeava as maravilhas do crescimento econômico, escondendo as distorções sociais. Tratava-se de um crescimento que gerava o inchamento das cidades, as periferias pobres, a violência urbana (sim, ela veio dessa época) e um amplo segmento da sociedade marginalizado e que não foi contemplado com o crescimento econômico.
Mas as crianças de melhor condição social, o ingresso do Salão não era barato, apenas aguardavam a época do evento para se divertirem. Como dizia um trecho da musiquinha da propaganda do Salão da Criança na televisão, que ainda recordo: "No Ibirapuera têm competição, têm pra criançada muita diversão...".
O Anúncio Antigo de hoje foi publicado no jornal "O Estado de S. Paulo", do dia 08.10.1970.
Para ver o jingle do Salão da Criança vocês podem acessar:
Para ver o jingle do Salão da Criança vocês podem acessar:
https://www.youtube.com/watch?v=EESwsSGezyA
Nenhum comentário:
Postar um comentário