Pesquisar este blog

domingo, 19 de novembro de 2017

Imagens Históricas 27: Os Pés do Faraó




Caro leitor, eis os pés de um faraó! Do conhecido faraó Tutancâmon, que reinou entre 1333 e 1323 a.C. (antes de Cristo), a quem os estudiosos chamam carinhosamente de "Tut". A fama desse monarca, que foi entronado com apenas nove anos de idade, não se deu em razão das suas aptidões como estadista, uma vez que era apenas uma criança, mas em função da descoberta de sua tumba, quase que intacta, no final de 1922, pelo arqueólogo inglês Howard Carter. Sim, contendo boa parte de seu tesouro. Como já é de grande conhecimento, os egípcios acreditavam em uma vida além-túmulo e para isso o indivíduo deveria ser enterrado com os bens materiais, roupas, alimentos e tendo o corpo preservado para poder desfrutar dessa outra vida. Claro que, em se tratando dos grupos ou estamentos mais privilegiados, isso equivale a levar para a tumba verdadeiros tesouros. Por essa razão, a maior parte delas foi saqueada. E isso na própria época em que reis e nobres foram lá colocados. No caso de Tutancâmon, a sua tumba foi visitada por ladrões menos de dez anos após a sua morte. A sorte é que eles não penetraram em todos os compartimentos, apenas na antecâmara e, mesmo assim, sem conseguir levar tudo. O sarcófago onde estava a sua múmia (na verdade eram vários) foi preservado. 
Na imagem acima, temos os seus pés, com sandálias e dedais feitos em ouro (a foto é em preto e branco, da época da descoberta da tumba). Os pés de Tutancâmon estão em melhor estado de conservação exatamente por isso, uma vez que o ouro protegeu esses membros do processo de oxidação provocado pelos unguentos, que foram colocados sobre o corpo do rei para preservar a sua carne. Por essa razão, o mesmo revelou uma coloração escura quando foi encontrado. A múmia também continha amuletos de boa sorte, ou melhor, de boa viagem para a outra vida. Por isso, os ladrões também reviravam os restos mortais, em busca desses valiosos objetos. 
Tutancâmon ficou conhecido como o "faraó adolescente" pois morreu com apenas dezenove anos. Não vou contar mais detalhes sobre ele, porque em breve estaremos publicando uma postagem especial sobre a descoberta de sua tumba. Aguardem...
Crédito da imagem: 
Egito: Terra dos Faraós. Coleção Civilizações Perdidas. Abril Coleções, 1998, p. 29. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário