Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Revista Leituras da História: Egito Antigo no Museu Nacional



Caro(a) leitor(a), esta matéria não era para sair na revista Leituras da História, mas saiu. Sorte minha! E aqui o meu agradecimento à editora da revista Morgana Gomes. Não houve tempo para suspender ou alterar a edição que já estava sendo rodada, quando tivemos a triste notícia do incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro, ocorrido no último dia 2 de setembro de 2018. Nesse artigo recomendava a visita ao Museu Nacional, indicando no final da matéria os dias, horários e o valor do ingresso. Já era! Contudo, isso não impede de forma alguma a sua leitura, pois faço inclusive um levantamento do acervo referente ao Egito Antigo que estava preservado (não muito bem, como se pode observar de forma trágica) naquela instituição, inclusive com peças raras, como a múmia conhecida como "A Cantora de Amon" (cujo sarcófago aparece na página inicial do artigo, que está acima), cuja garganta foi conservada a fim de que pudesse exercer os seus dons vocais em uma outra vida, como acreditavam os egípcios. 


Além disso, contamos como a coleção foi iniciada, pelas mãos do imperador D. Pedro I, de forma acidental, pois o destino das peças era a Argentina e não o Brasil. O imperador resolveu arrematar as mesmas em leilão e na matéria exibo o texto do documento de aquisição, na íntegra e com os valores da compra (inclusive em uma aproximação em termos atuais). Coube ao seu filho D. Pedro II, ampliar a coleção em função do gosto pessoal deste a respeito da história do Egito Antigo, tendo inclusive feito visitas àquele país, situado a nordeste da África. 


A edição 118 (na foto acima), além da nossa matéria, traz várias outras de grande interesse e curiosidade para os amantes da história. Desejo a todos uma ótima leitura...


Nenhum comentário:

Postar um comentário