Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Imagens Históricas 48: Hebe Camargo e Vinicius de Moraes



No ano em que esta foto foi tirada, 1956, a cantora e apresentadora Hebe Camargo começava a se tornar mais apresentadora do que cantora, pois havia estreado na TV Paulista, Canal 5, pertencente a Organização Victor Costa, como titular do programa "O Mundo é das Mulheres". O mesmo chegou a ser diário e depois passou a ser transmitido pela TV Continental, Canal 9 do Rio de Janeiro, tornando Hebe um nome conhecido também do público carioca. Por público entendamos, naquele momento, as famílias de classe média que já tinham o privilégio de ter um aparelho de televisão em casa. Começava a surgir a Hebe que conheceríamos depois, das suas entrevistas com figuras conhecidas do meio artístico e cultural. Faltava ainda tingir o cabelo de loiro, algo que ocorreria pela primeira vez no ano seguinte. Além de Hebe e de Vinicius de Moraes, outras figuras femininas conhecidas aparecem na imagem e vamos identificá-las. Da esquerda para a direita temos a cantora Vilma Bentivegna (1929-2015), a atriz e apresentadora Lourdes Rocha, Hebe, Vinicius de Moraes, a atriz Eloísa Mafalda (1924-2018) e a cantora Elza Aguiar. Ou seja, um timaço de profissionais femininas que já brilhavam nos primórdios de nossa televisão. 
Vinicius de Moraes (1913-1980) dispensa maiores apresentações, tendo sido poeta, jornalista, cantor, compositor e diplomata. Era exatamente esta última a ocupação principal do "poetinha" quando foi entrevistado por Hebe. Mas, já exercia paralelamente os talentos que o consagraram, razão pela qual esteve no programa. Sua carreira diplomática foi interrompida pelo Ato Institucional nº 5 (AI-5) em 1968, em plena ditadura militar, tendo sido aposentado de forma compulsória, fato que o teria magoado muito. Só veio a recuperar os seus direitos profissionais no Ministério das Relações Exteriores após a morte. 
A TV Paulista Canal 5, de São Paulo foi um celeiro de talentos de nossa televisão. Além da própria Hebe, lembremos que de lá saíram Silvio Santos, Manoel de Nóbrega, Ronald Golias, Cacilda Becker (no que diz respeito à sua atuação na televisão) entre outros. Em 1966 a emissora, em crise financeira, foi adquirida (ou anexada, como muitos dizem) por Roberto Marinho, num negócio que até hoje não foi bem esclarecido. Grande parte de seu acervo foi perdido ou jogado fora. 
A Imagem Histórica de hoje foi publicada na tradicional revista Radiolândia, edição de 22.12.1956, página 64, a qual já se tornava também uma "TVlândia" em função da crescente influência da mídia televisiva. Uma última curiosidade, o dono desta publicação era nada mais, nada menos do que o senhor Roberto Marinho...

2 comentários:

  1. Excelente.
    Mais uma daquelas matérias importantes, que serve tanto como informação, curiosidade e também é mais uma pérola rara para todos os fãs. Recomendo.
    Parabéns ao blog.

    ResponderExcluir