Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Anúncio Antigo 74: Elvis Presley in Concert




Elvis Presley jamais esteve no Brasil. Aliás, tirando o período do serviço militar, entre os anos de 1958 e 1959 e uma única apresentação no Canadá, ele nunca deixou os Estados Unidos. Ah, mas ele não fez aquele show no Havaí em 1973 (Aloha from Hawaii) e esteve lá também para filmar? Bem, o Havaí é um estado pertencente à Federação dos Estados Unidos, embora possa ser considerado o mais isolado. Portanto, as várias idas de Elvis ao conhecido arquipélago do Oceano Pacífico podem ser consideradas como dentro do território daquele país. Afirma-se com certa segurança, que a razão pela qual o cantor nunca realizou excursões para outros países se devia ao fato de seu empresário, o Coronel Tom Parker, não ter regularizado a sua situação como imigrante nos Estados Unidos (ele tinha origem holandesa). Se Parker saísse do país poderia não voltar mais. O fato é que o rei do rock'n roll nunca se apresentou pra valer fora do território estadunidense. 


Porém, duas décadas após a sua morte, surgiu a feliz ideia de reunir parte de sua última banda, a TCB (abreviatura de Taking Care of Business) e a orquestra do maestro Joe Guercio (imagem acima, com roupa escura), para a realização de vários shows ao vivo, com a imagem do cantor em tela grande. E este espetáculo excursionou pelo mundo, desembarcando aqui no Brasil em 2012 e retornando no ano seguinte, apresentando-se em várias capitais, incluindo São Paulo. Os músicos que tomaram parte nesses espetáculos eram praticamente os mesmos que acompanhavam Elvis em seus shows na década de 1970, sobretudo nas temporadas de Las Vegas e no famoso espetáculo Aloha from Hawaii, transmitido ao vivo, via satélite, em janeiro de 1973. 



Entre eles destacam-se o guitarrista James Burton (primeira imagem acima), o pianista Glen Hardin e o baterista Ronnie Tutt. Além desses instrumentistas, tivemos também as cantoras do conjunto The Sweet Inspirations (imagem acima), do qual Dionne Warwick (em início de carreira) e Cissy Houston (mãe de Whitney) tomaram parte. Praticamente foi a estrutura e o repertório de canções do show Aloha from Hawaii, que serviram para a montagem do Elvis Presley in Concert.  



Aqui em São Paulo, os músicos se apresentaram no Ginásio do Ibirapuera e este que vos escreve teve a oportunidade de vê-los ao vivo no ano de 2012, como parte do evento Elvis Experience, que também trouxe objetos pessoais e roupas do cantor, diretamente da mansão de Graceland (residência de Elvis Presley), localizada na cidade de Memphis, no Estado do Tennessee. A viúva de Elvis, Priscila Presley, esteve presente nesse evento, o qual ela mesma ajudou a promover. Eram outros tempos e o nosso país tinha mais prestígio no mundo. 
Talvez tenha sido uma oportunidade única, pois grande parte dos músicos que acompanhavam Elvis já ultrapassaram a casa dos 80 anos. O maestro Joe Guercio, por exemplo, faleceu em 2015. O grande guitarrista James Burton tem 81 anos. Pouco provável que eles voltem a fazer outra excursão por estas bandas. 


O Anúncio Antigo 74 (acima, detalhe do mesmo), não tão antigo assim, foi publicado no jornal Folha de S. Paulo, edição de 04.10.2013, página E1, Caderno Ilustrada. 
Crédito das imagens: 
Fotogramas extraídos do documentário Elvis Triunfal (Elvis on Tour, 1972) dirigido por Pierre Adidge e Robert Abel. DVD Warner Brothers. 

2 comentários: