Pesquisar este blog

domingo, 8 de janeiro de 2012

Maria Prestes

O blog História Mundi acompanhou esta semana a disponibilização de todo a acervo particular de documentos da viúva do líder comunista Luis Carlos Prestes (1898-1990), dona Maria Prestes, a fim de que historiadores e pesquisadores possam, no futuro, avaliar esse momento importante da história de nosso país. O jornal Folha de São Paulo publicou hoje (dia 08.01.2012) um depoimento seu em que conta sua história e o período de convivência com o "Velho", como Prestes era conhecido entre os seus correligionários.
Muitos se lembram de Olga Benário, a primeira esposa de Prestes, mas a história de Maria revela toda uma trajetória de luta em favor da população mais humilde e desfavorecida. Nascida em Pernambuco em uma família já envolvida na luta revolucionária (seu pai participou do movimento de 1935 contra Getúlio Vargas), a militância no PCB (Partido Comunista Brasileiro) conduziu ela ao encontro com Prestes.
Luis Carlos Prestes têm sido criticado por suas ações políticas que iam contra os princípios democráticos, como a tentativa de depor Vargas em 1935. Contudo, é preciso lembrar que ele foi a grande vítima daqueles que eram contrários à democracia, como em 1947 quando o Partido Comunista Brasileiro foi cassado e em 1964 quando ocorreu o golpe militar.
Tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente em 1987. Dois anos depois, ele apoiou Lula no segundo turno da primeira eleição presidencial após a Ditadura Militar, apesar de ter muitas críticas ao então ex-líder sindical. Ouvi do velho revolucionário que Lula precisava estudar mais o marxismo, pois esta doutrina era uma "ciência" e uma arma em favor do povo.
A entrevista, na integra, de Maria Prestes, pode ser vista no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário