Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Coleção "Os Pensadores"



Mais uma ótima notícia para todos aqueles que acompanham o nosso blog. Temos outra série de livros disponíveis para download na internet. Trata-se da coleção "Os Pensadores", publicada pela Editora Abril, a partir do ano de 1973. A primeira edição, conhecida por sua capa azulada e desenhos em dourado (imagem acima), continha 52 volumes e mais 4 adicionais, com resumos da vida e obra de cada pensador. Em edições posteriores, esses resumos acabaram sendo incorporados aos respectivos volumes de cada filósofo. Trata-se de uma coleção que vêm sendo reeditada em várias oportunidades nos últimos 45 anos (pelo que pudemos apurar, oito edições), infelizmente com a tendência de reduzir a quantidade de volumes (consequentemente a quantidade de filósofos), mas que já faz parte da nossa tradição dentro das ciências humanas. 
Sem dúvida, a primeira das disciplinas a agradecer a existência dessa coleção é a filosofia (palavra que originalmente significa "amor ao saber"). Porém, todas as demais são de uma forma ou de outra contempladas, como as ciências políticas, a história, a sociologia, a antropologia, a economia, entre outros campos do conhecimento. Praticamente todos os estudantes da área de humanidades das grandes universidade tiveram, de uma forma ou de outra, contato com pelo menos dois ou três volumes da conhecida coletânea. Afinal de contas, esses filósofos têm exercido influência no pensamento da humanidade há pelo menos 2.500 anos. 



Entre os nomes contemplados na coleção temos Platão, Sócrates, Aristóteles, Maquiavel, Thomas Hobbes, Voltaire, Rousseau, Marx, Nietzche, Heidegger só para ficar nos mais conhecidos (nas imagens acima, Maquiavel e Heidegger respectivamente). 
Talvez a observação maior a ser feita, em relação à coletânea de "Os Pensadores", deve-se ao  fato da mesma restringir-se exclusivamente ao pensamento ocidental. Nada a respeito de Confúcio, Lao-Tsé, Buda, Averróis, entre outros. Da mesma forma que existiu um volume referente aos Pré-Socráticos, poderia, minimamente, ter existido outro (ou outros) sobre estes últimos pensadores. De qualquer forma, a seleção proposta fez história, em que pese algumas traduções não serem de excelente qualidade. Mas pensemos (seguindo o título proposto para a coleção), há 45 anos não era possível exigir demais. 
Uma recomendação aos navegantes. Ao entrar na página, aproxime o mouse sobre o volume desejado e espere aparecer os três pontinhos, pois os mesmos darão a opção de abrir, como por exemplo, apenas no modo leitura ou em pdf. Tenha um pouco de paciência para esperar o volume ser baixado. Os livros disponíveis fazem parte de uma reedição do início da década de 1980. A Coleção "Os Pensadores" fará parte de nossos Links Interessantes e poderá ser acessada pelo leitor no seguinte endereço: 
https://mega.nz/#F!NklEVJYY!qfznnm8WAOF6oARZ9VN9oA
Crédito das Imagens:
Capa da 1ª edição de "Os Pensadores": Wikipédia.
Imagens de Maquiavel e Heidegger: História Ilustrada da Filosofia de Martyn Oliver. São Paulo: Editora Manole Ltda., 1998, páginas 60 e 126 respectivamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário