Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Mapas Históricos



Todos aqueles que acompanham o blog História Mundi devem ter percebido que, eventualmente e quando a nossa disponibilidade de tempo permite, lançamos postagens referentes a mapas. Claro, dando destaque aos mapas de época e que possam ser utilizados na pesquisa histórica. Foi o caso do mapa da América de Sebastian Münster, da Tábua Peutinger, do mapa de Cantino, do mapa Vinland, entre outros (acima, o mapa Terra Brasilis de 1519). Os estudos referentes a esses documentos cartográficos se constituem em fontes de informações para os historiadores, pois revelam não apenas o conhecimento que se tinha do espaço geográfico, como também nos ajudam a entender e a decifrar a mentalidade de uma determinada época, as concepções políticas e militares que acabaram sendo incorporadas às cartas cartográficas e até mesmo, para a história da arte, pois muitos estudiosos enxergam tais documentos do ponto de vista técnico e artístico. Em várias ocasiões cartas cartográficas sobreviveram ao tempo ou foram conservadas por serem vistas como se fossem quadros ou pinturas!
Pois bem, pensando nisso, este que vos escreve empreendeu uma pequena varredura pela internet e pode localizar vários sites que permitem o acesso a esses mapas por meio de seu computador, tablet ou celular. Entre essas páginas virtuais, encontramos o "Mapas Históricos". Neste caso, devemos fazer um esclarecimento. Um mapa antigo pode ser uma carta cartográfica de época ou concebido dentro de um espaço de tempo que permite atribuir ao mesmo a sua condição de documento histórico. Por exemplo, a Tábua Peutinger embora refletisse a concepção de mundo da época do Império Romano, foi copiada na Idade Média, muitos séculos depois do fim do Império. 


O mapa da antiga Província de São Paulo de 1886 (imagem acima) feito para a Sociedade Promotora da Imigração, insere-se também nesse caso. As indicações das ferrovias e das linhas de navegação (sim, um dia isso existiu em São Paulo) tinham por finalidade orientar a direção dos imigrantes europeus que chegavam para trabalhar nas fazendas de café. Já um mapa histórico pode ser uma carta cartográfica feita nos dias de hoje para reconstituir um determinado evento de uma civilização ou cultura de outros tempos. Por exemplo, os livros de história estão repletos de mapas indicando as rotas dos viajantes na Expansão Marítima dos séculos XV e XVI, feitos com base na concepção atual que temos do mundo. 


O site Mapas Históricos mostra-se interessante por contemplar as duas possibilidades, com mapas antigos e mapas históricos, podendo-se até fazer comparações, como no caso do mapa de Cantino de 1502 e um mapa atual, ambos mostrando o litoral norte da América do Sul (imagem acima). Útil e interessante para os estudantes do Ensino Médio, Superior e em várias áreas das ciências humanas, o site permite salvar e reproduzir os mesmos em trabalhos ou apresentações de seminários. 
O blog História Mundi reforça o seu compromisso de ser uma ferramenta para os estudiosos ou curiosos em geral. Em função disso, o Mapas Históricos estará, a partir de agora, disponível na coluna Links Interessantes.
Para ver e consultar:
http://www.mapas-historicos.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário