Pesquisar este blog

domingo, 2 de junho de 2019

Biblioteca Digital de Obras Raras da UFRJ



O blog História Mundi mantém o seu compromisso de ser um facilitador da leitura e da pesquisa para o público interessado em ampliar os seus conhecimentos na disciplina de Heródoto (escritor grego do século V a.C., considerado o pai da história) e também nas demais. Em função disso, disponibilizamos mais uma ferramenta com essa finalidade: a Biblioteca Digital de Obras Raras da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Ah, mais uma instituição pública, das mais importantes do Brasil, a investir na investigação científica e nas pesquisas. Sim, pura balbúrdia!
A Biblioteca Digital de Obras Raras não prima pela quantidade e sim pela qualidade dos livros, teses, documentos e periódicos disponibilizados. Faz jus também ao título de ter uma coleção de obras raras. Autores do porte de Gilberto Freyre, Roberto Simonsen, Rui Barbosa, José Maria Bello, Florestan Fernandes, Raymundo Faoro, Francisco Iglesias, Octávio Ianni, Alberto Rangel, Machado de Assis, Nelson Werneck Sodré, Sergio Buarque de Holanda (cujo livro Visão do Paraíso, que aparece na imagem acima, está disponível na coleção), entre outros, contam com trabalhos no acervo. Destaque também para os relatos de viajantes dos séculos XVIII, XIX e início do XX, como Alfred Russel Wallace, Theodore Roosevelt, Henri Coudreau, Maria Graham, George Gardner, Alexandre Rodrigues Ferreira, Gaspar de Carvajal, Henri Walter Bates, Louis Agassiz, Cristobal Acuña, Couto de Magalhães entre os vários que procuraram explorar os confins do nosso território. Pelo que se percebe, a coleção parece contemplar mais os períodos do Império (1822-1889) e da Primeira República (1889-1930), o que não significa que não exista material para as demais fases de nossa história, inclusive a atual. Outra dica deste que vos escreve refere-se ao cuidado com autores que fizeram reedições de suas obras com atualizações, uma vez que esta coleção privilegia edições antigas.
Todas as obras estão no formato PDF e podem ser procuradas por autores, assuntos, data de publicação ou tipo de documento. Basta ao interessado entrar no sítio e baixar o material, o qual pode ser impresso. Vamos torcer para que o acervo seja enriquecido com mais obras, apesar do momento triste que este país vive no que diz respeito à valorização das nossas universidades públicas e instituições de pesquisa. 
O endereço está disponibilizado abaixo e fará parte dos nossos Links Interessantes, cuja coluna está situada no lado direito, na página inicial do blog História Mundi. Anotem:
https://bdor.sibi.ufrj.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário