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sábado, 21 de setembro de 2019

Como era e como está: o estádio de Domiciano em Roma (Piazza Navona)



Caro leitor (a), não é tão fácil identificar visualmente o local desse estádio da Roma Antiga (acima, a reconstituição feita em uma maquete). Contudo, a atual Praça (Piazza em italiano) Navona tem o formato oval, herdado da antiga arena de Domiciano. Portanto, a sua existência deixou marcas na Cidade Eterna, a capital dos antigos imperadores, chamados também de Césares (título criado em referência a Júlio César). O estádio era um tipo de construção arquitetônica trazida da Grécia, muito semelhante ao circo, mas sem a chamada "espinha" central, que divide a arena em duas, para formar uma pista oval e permitir as corridas de quadrigas (veículos puxados por quatro cavalos). Também não possuíam os cárceres (corredores de onde saiam os cavalos no circo romano). O estádio era destinado às competições esportivas, sobretudo de atletismo, como as que eram praticadas na antiga cidade de Olímpia, na Grécia, onde surgiram os jogos olímpicos. O estádio já existia desde o tempo de Júlio César no século I a.C. (antes de Cristo) e era construído em madeira, sendo posteriormente reformado por Nero. O local também ficou conhecido como Campomarzio em função dos exercícios militares que eram lá realizados. Mais tarde foi completamente remodelado pelo imperador Domiciano no ano 86 d.C. (depois de Cristo) e acabou por levar o seu nome. A arena tinha 276 metros de comprimento por 54 metros de largura. As arquibancadas comportavam 20 mil lugares e eram divididas em duas arcadas. No século III da nossa era, após um incêndio no Coliseu, essa arena serviu, de forma temporária, como anfiteatro para as lutas de gladiadores.




Durante a Idade Média o estádio foi destruído e as estruturas utilizadas na construção dos edifícios no entorno da própria arena, razão pela qual a Praça Navona adquiriu o formato da antiga construção (imagens acima). A origem do atual nome Navona deve-se à designação que lhe foi dada no tempo do próprio Domiciano, o Circo Agonístico, do grego Agonia, que significa exercício, luta e combate. Posteriormente, tivemos a corruptela (modificação na palavra) in agone, depois nagone e navone, que também tem o significado de grande navio em italiano. 



A Praça Navona ganhou a sua configuração definitiva durante o período do Barroco, no decorrer do século XVII. Um dos destaques é a Fonte dos Quatro Rios (Fontana dei Quattro Fiumi, imagem acima), obra do arquiteto e escultor barroco Gian Lorenzo Bernini (1598-1680) e construída no centro da Praça por ordem do papa Inocêncio X (cujo pontificado foi de 1644 a 1655). Acima da Fonte encontra-se o Obelisco Agonal, uma cópia de um obelisco egípcio feita no tempo de Domiciano. A Praça Navona possui duas outras fontes nas suas extremidades: a Fonte de Netuno (de 1574) e a Fonte do Mouro (de 1576). 



Outro belo exemplo da arquitetura barroca da Praça Navona é o Palácio Pamphili, que pertenceu à poderosa família do mesmo nome, da qual fez parte o papa Inocêncio X e construído entre 1644 e 1650. No século XX o edifício tornou-se propriedade da República Federativa do Brasil, por abrigar a embaixada brasileira na Itália (foto acima). A Missão do Brasil na Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) também está sediada nesse edifício. A aquisição foi efetuada em 1960 no governo do presidente Juscelino Kubitschek e negociada pelo embaixador Hugo Gouthier de Oliveira Gondim. Na época, a compra custou 1 milhão de dólares, valor considerado baixo. Para termos uma ideia, o seu preço corresponderia hoje a quase 9 milhões de dólares, embora o valor histórico seja inestimável. No ano 2000, o Palácio Pamphili foi pintado com a cor original que tinha no século XVII. 


A igreja de Sant'Agnese in Agone encontra-se do lado direito do Palácio Pamphili e foi construída sobre outro templo cristão mais antigo dedicado a Santa Inês. Aqui vale uma pequena história. De acordo com a tradição católica, Inês, uma bela jovem de apenas 13 anos e cristã, recusou as investidas de um aristocrata romano, filho de uma importante autoridade. Por isso, foi encerrada no Templo das Vestais, as sacerdotisas castas da deusa Vesta (que apesar do assédio dos demais deuses, como Apolo e Netuno, manteve-se casta), que mantinham acesa a chama do santuário. Como se recusasse a cultuar os antigos deuses romanos, Inês foi amarrada nua diante de um prostíbulo, em frente ao estádio de Domiciano. Porém, os seus cabelos cresceram tão rapidamente, que cobriram-lhe a nudez. Diante disso, decidiram queima-la viva, mas as chamas não a atingiam e voltavam-se contra os seus algozes. Por fim, acabou sendo decapitada no ano 304 d.C., também no estádio de Domiciano. Por isso, uma igreja foi construída mais tarde no mesmo local, transformada depois na citada Sant'Agnese in Agone pelo papa Inocêncio X. Um crânio que se acredita ser de Santa Inês está guardado dentro da igreja. 



Se o leitor (a) permitir, vamos aproveitar também a oportunidade para descrevermos, resumidamente, o que foi o governo de Domiciano, o qual transcorreu entre os anos 81 e 96 d.C., um mandato relativamente longo para os padrões da época (acima, restos de um busto do imperador Domiciano com nariz quebrado). Mas, qual época? O Alto Império Romano, no auge da sua expansão territorial, econômica e cultural. Desde o tempo do imperador Augusto, no final do século I a.C., o governo romano era exercido de forma autocrática (pessoal) pelo imperador (ou imperator), mantendo apenas a aparência do antigo regime republicano (cujo poder vinha do Senado). 



Caesar Domitianus Augustus ou simplesmente Domiciano era filho do imperador Vespasiano, o qual chegou ao poder no ano 69 d.C. (após a guerra civil decorrente da morte de Nero). Os seus dois filhos o sucederam no governo, primeiro Tito e depois o seu irmão mais novo, o próprio Domiciano (acima, cabeça de Domiciano, com a parte do corpo acrescentada no século XVIII). Os três constituíram a Dinastia dos Flávios que foi responsável por dar estabilidade política a Roma consolidando a autoridade imperial. Ao mesmo tempo, a expansão territorial alcançou praticamente toda a Europa Ocidental, incluindo parte da ilha da Bretanha (atual Inglaterra). No governo de Vespasiano, a Judeia (Palestina) foi completamente submetida a Roma após a destruição de Jerusalém, gerando a Diáspora (dispersão populacional) dos judeus na bacia do Mediterrâneo.



Após a morte de Tito, coube a seu irmão Domiciano o comando de Roma exercendo um governo despótico e centralizado. Domiciano ganhou prestígio entre os soldados do Exército romano ao aumentar os soldos dos militares. Também promoveu uma valorização das moedas de prata ou denarius, com um acréscimo maior desse metal às mesmas (acima um raro denarius ou moeda da época de Domiciano com o seu perfil e no outro lado, uma homenagem a seu filho que morreu com três anos). 


Domiciano tentou conter a política expansionista e por isso foi comparado de forma negativa ao seu irmão Tito, que foi um grande general. Por isso, realizou visitas às regiões fronteiriças e chegou a participar de combates com os bárbaros, nome dado às populações que viviam fora dos limites do Império (acima, estátua de Domiciano em trajes militares). 


Uma das regiões mais problemáticas era a Dácia (atual Romênia) que só foi completamente submetida anos depois pelo imperador Trajano (acima, cabeça esculpida de um dácio). Nenhuma das suas guerras produziu vitórias impressionantes ou abrangentes. 
Os comentários feitos por historiadores da época, como Suetônio e Tácito não são muito lisonjeiros. Contudo, devemos lembrar que grande parte desses escritores tinham vínculos com a velha aristocracia, refratária à autoridade imperial. Fiel à antiga religião dos romanos, Domiciano promoveu uma campanha de moralização que atingiu as virgens vestais, sacerdotisas dedicadas a honrar a deusa Vesta, a qual já nos referimos. Por terem descumprido o juramento de castidade, quatro sacerdotisas foram condenadas à fogueira e a sacerdotisa-chefe Cornelia recebeu a pena tradicional aplicada às vestais transgressoras: ser sepultada viva!



Domiciano casou-se com Domitia Longina (na foto acima, o seu busto), que para isso foi obrigada a se separar de seu primeiro marido. O casal teve um filho, morto prematuramente. Pouco depois Domitia foi acusada de cometer adultério com um ator chamado Paris. O imperador executou pessoalmente este último e a imperatriz foi repudiada (rejeitada). 


Domiciano também não se enquadrava nos quesitos daquilo que chamamos hoje de fidelidade conjugal, mantendo várias concubinas em sua corte e praticando um fetiche estranho: sentia prazer em depilar as suas parceiras durante o ato sexual (acima, busto de mulher com o penteado característico da era dos Flávios, com pequenos cachos compactos e bem definidos). Também corriam boatos a respeito das relações incestuosas que mantinha com uma de suas sobrinhas, Flávia. 



Uma grande preocupação do imperador era a sua calvície, o que o deixava envergonhado. Para disfarçar, penteava os fios dos cabelos para a frente, como fizeram vários outros líderes romanos, inclusive César e recorreu ao uso de perucas (no busto de Domiciano, acima, é possível verificar como os fios de cabelo eram penteados na direção da testa). Segundo nos diz o historiador Suetônio, o imperador chegou a escrever um livro sobre os cuidados com os cabelos. Domiciano aparentava ser uma pessoa infeliz e desconfiada. Muitas vezes preferia permanecer sozinho e caminhar durante a noite do que estar entre os integrantes de sua corte. Em seu palácio, que descreveremos adiante, teria mandado construir colunas de mármore branco, a fim de refletir os indivíduos que apareciam por detrás dele e prevenir um possível atentado. 



Por outro lado, Domiciano foi um grande construtor. Além do já citado estádio, mandou erguer o Odeon, um teatro destinado aos concursos de poesia e música, uma espécie de casa de shows da antiga Roma (na maquete acima, ao centro está o Odeon e na parte inferior o estádio). O Odeon comportava até oito mil espectadores, com uma arquitetura simples e requintada, ao estilo de Apolodoro de Damasco, arquiteto mais importante da época. Nenhum vestígio restou do Odeon, embora várias outras construções semelhantes possam ser vistas nas cidades do Império Romano e designadas pelo mesmo nome.



A construção da Domus Augustana (casa do imperador) ou Palácio dos Flávios, no Monte Palatino (local considerado o da fundação de Roma) foi outra obra exuberante de Domiciano (acima, na maquete, o Domus em primeiro plano e ao fundo, o aqueduto especialmente construído para levar água ao Palácio). 




Trata-se de um palácio suntuoso e posicionado em frente ao famoso Circo Máximo, este sim destinado às corridas (ver nossa postagem Como era e como está: o Circo Máximo em Roma). Todas essas grandes obras tiveram custos e em função disso, Domiciano teve que aumentar a carga tributária e os confiscos dos bens de seus inimigos políticos (nas fotos acima, ruínas da Domus Augustana mostrando a frente voltada ao Circo Máximo e o jardim interno). O historiador Suetônio ressalta que os tributos cobrados com maior rigor recaíram sobre os judeus. 



Domiciano enfrentou algumas rebeliões contra a sua autoridade, a mais grave delas ocorreu na Germânia Superior (parte da atual Alemanha), articulada pelo governador local Saturnino, no ano 89 d.C. (acima, Domiciano representado como imperador). Em pouco tempo os líderes rebeldes foram dominados e castigados com a morte. Nos seus últimos anos, Domiciano ampliou a perseguição aos seus supostos opositores, entre os quais senadores, cavaleiros (muitos de origem plebeia) e oficiais imperiais, ordenando execuções ou exílio. Entre as vítimas estava o primeiro marido da imperatriz Domitia e três membros da família imperial. Muitos historiadores falam em um período de "terror" no final de seu governo. Porém, tal política teve o efeito oposto ao que Domiciano pretendia. Em 95 d.C., ele executou o marido de uma de suas sobrinhas, Flavius Clemens, um ex-cônsul (a mais elevada magistratura de Roma), sob acusação de ateísmo. A viúva de Clemens foi exilada, mas o seu mordomo, Stephanus, ficou na corte e foi o personagem chave do complô que levou à morte do imperador. 



No verão do ano 96 d.C., a conspiração ganhou apoio dos servidores pessoais de Domiciano, entre eles Parthenius, camareiro e o já citado Stephanus, com o incentivo da própria imperatriz Domitia, que temia por sua vida. Por vários dias, Stephanus andou com um curativo no braço, fingindo uma lesão, quando na verdade tinha um punhal escondido. Os conspiradores escolheram o momento em que Domiciano descansava em seus aposentos. Parthenius já havia retirado a espada que Domiciano sempre mantinha embaixo do travesseiro. Para disfarçar, Stephanus marcou uma reunião com Domiciano para dar informações de uma conspiração contra ele, mas assim que ficaram sozinhos, ele sacou o punhal (como o que aparece na imagem acima) escondido debaixo do curativo e o derrubou. O primeiro golpe não foi fatal, e os dois lutaram no chão. Domiciano, mesmo ferido, tentou arrancar os olhos do agressor com os dedos. Nesse exato momento, os demais conspiradores invadiram a sala e esfaquearam Domiciano até a morte.
Confirmada a morte do imperador, a população recebeu com indiferença o seu desaparecimento, exceto os soldados que lamentaram muito. Entre os senadores a notícia foi acolhida com alívio, tanto que escolheram rapidamente (para evitar uma reação do Exército) o sucessor de Domiciano, o velho Nerva, que também era senador.


A primeira medida tomada pelos senadores foi aprovar um damnatio memoriae ou "dano à memória póstuma", pela qual as moedas com o rosto do imperador foram derretidas, as estátuas quebradas (algumas foram depois restauradas parcialmente) e o seu nome retirado dos registros públicos. Achados arqueológicos confirmam tal medida (na lápide acima, encontrada na Grécia, o nome de Domiciano,que estava na quarta linha, foi raspado). O corpo de Domiciano foi cremado e as cinzas levadas para o Templo da Família Flaviana (por ele mesmo construído), onde foi depositado de forma discreta e sem identificação.


Apesar do imperador ter sido eliminado, os tempos do poder senatorial já haviam ficado para trás e cada vez mais o apoio do Exército era fundamental para que o imperador exercesse o seu poder, como foi o caso de Trajano, sucessor do envelhecido Nerva. Há muito tempo Roma deixara de ser uma cidade-estado e tornara-se um grande império, onde as províncias necessitavam ser administradas, atendidas e defendidas (no alto-relevo acima, sarcófago com legionários romanos a cavalo, combatem os bárbaros, século II d.C.). Enfim, era necessário canalizar a autoridade imperial por todos os territórios, mas isso já é uma outra questão...

Crédito das imagens:
Fonte dos Quatro Rios, Palácio Pamphili, Igreja de Sant'Agnese in Agone, busto de Domiciano restaurado no século XVIII, moedas, Domiciano em trajes militares, busto de Domitia Longina, busto com os cabelos penteados para a frente, maquete do Odeon, estátua de Domiciano como imperador e da lápide com o seu nome raspado: Wikipédia.
Maquete do estádio de Domiciano, foto aérea da Praça Navona e da maquete da Domus Augustana e suas ruínas: Roma dos Césares de Leonardo B. Dal Maso. Bonechi-Edizioni "Il Turismo", Firenze, Itália, 1995, páginas 89, 88, 9, 10 e 12 respectivamente. 
Uma das fotos da Praça Navona moderna: Chronicle of the Roman Emperors de Chris Scabre. Thames & Hudson 1995, página 81. 
Busto de Domiciano com nariz quebrado: Coleção História das Civilizações. Volume I. Abril Cultural, 1975, página 240.
Cabeça de dácio, busto de mulher com penteado da era dos Flávios, punhal e sarcófago com cenas de guerra: Roma: a vida e os imperadores. Fabula, Itália, 2011, páginas 66, 249, 184 e 100 respectivamente.

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