Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Nota de Repúdio às ações de destruição da Amazônia



Este que vos escreve é historiador e também coordenador-geral do Grupo de Trabalho em História Ambiental da Associação Nacional de História (Anpuh), seção São Paulo. Trata-se de um campo de trabalho novo que procura tratar das questões relativas ao meio ambiente na perspectiva histórica. Esta semana nosso grupo se reuniu e preparou uma Nota de Repúdio ao que está ocorrendo na Amazônia e que repercute em todo o mundo: as queimadas. Em função da importância da questão, reproduzo abaixo o documento na íntegra, para o conhecimento de todos e para sensibilizar as pessoas a respeito da importância da manutenção de nossas riquezas naturais, pelo seu uso sustentável e não predatório. 




ANPUH-SP Divulga:

NOTA DE REPÚDIO ÀS AÇÕES DE DESTRUIÇÃO DA AMAZÔNIA

O Grupo de Trabalho em História Ambiental da ANPUH-SP vem a público manifestar a sua enorme preocupação e indignação, com os acontecimentos recentes observados na Amazônia que resultaram em grandes queimadas da floresta, cuja fumaça atingiu, inclusive a cidade de São Paulo provocando o bloqueio da luz a ponto de acender a iluminação pública e chuva com fuligem. Evidentes foram os discursos proferidos na campanha eleitoral para a Presidência da República no ano passado, os quais deixaram clara a despreocupação do candidato vencedor com as questões referentes ao meio ambiente e aos cuidados em preservar as conquistas institucionais, obtidas ao custo de muitas lutas e ao sacrifício de vidas humanas, ocorridas desde a década de 1980, com o fim da ditadura militar e a chegada da Nova República.
O estabelecimento de áreas de proteção ambiental, das reservas extrativistas, a demarcação das terras indígenas, a obtenção de recursos e fundos internacionais a serem investidos na proteção da floresta amazônica e na contenção do processo acelerado de desmatamento verificado na década de 1980, foram metas alcançadas de forma gradual e com a contribuição de sucessivos governos (tanto na instância federal como na estadual), a fim de que se pudesse estabelecer um arcabouço institucional voltado para a contenção do desmatamento e das queimadas. Tudo isso foi sendo construído até que surgissem os resultados reais, os quais, embora ainda deixassem margens a críticas, eram avanços que podiam ser mostrados como produto de decisões tomadas por parte dos poderes instituídos e da sociedade do Brasil, a fim de deter o avanço predatório sobre a floresta.
Sabe-se que a Amazônia é uma área de imensa biodiversidade, com recursos naturais provenientes de sua fauna e flora ainda não completamente conhecidos e analisados pela ciência, daí serem alvo do interesse de instituições nacionais e internacionais. Vários estudiosos têm defendido um aproveitamento racional desses recursos, com base em pesquisas e estudos, muitos dos quais realizados na região, o que demanda maiores investimentos em ciência e tecnologia e por suposto, em educação. Trata-se de algo do qual a nação e o mundo poderiam se beneficiar, por meio de uma economia com maior valor agregado e que propiciasse resultados para a própria Amazônia, gerando alternativas econômicas e emprego, reduzindo, inclusive, a pressão sobre a floresta. 
Contudo, no presente momento, assistimos indignados aos cortes de verbas verificados exatamente nas instituições ou espaços institucionais, que poderiam nos proporcionar o conhecimento necessário à utilização racional da floresta amazônica, mantendo-a em pé. Se tal política equivocada ainda não bastasse, presenciamos também estímulos perpetrados pela autoridade maior da nação, de forma rudimentar, para que se produza a ocupação predatória, efetivada por meio de uma liberação geral para a destruição, por meio da pecuária extensiva (que tem por base a derrubada da floresta e as queimadas) e dos garimpos, que pouco propiciam em termos sociais e mesmo econômicos. 
Esperamos que, por meio da atuação firme da sociedade, dos historiadores e suas entidades, das organizações que defendem a causa ambiental, dos estudantes e cientistas formados nas universidades, dos jovens e velhos preocupados com o futuro de nossa sociedade e de nosso planeta, possamos deter mais esta séria ameaça à floresta amazônica, seus povos e biodiversidade. A memória dos que se sacrificaram por essa causa ao longo da história merece uma postura firme e clara diante daqueles que pregam o sacrifício da natureza em prol dos interesses privados imediatistas e que nada contribuem para a melhoria das condições de vida de nosso povo e de nosso país. 


                                                       GT de História Ambiental da ANPUH-SP
                                           26 de agosto de 2019

Crédito das imagens:
Foto pós-queimada:
https://noticias.r7.com
Floresta em chamas:
https://bhaz.com.br/2019/08/29/minas-auxilio-combate-queimadas-amazonia/

Um comentário:

  1. You have available all these suggestions bypass these products wholly; Hobonichi�s distinct laptops are recommended for the reason that coordinators, sketchbooks, online journals, diaries and others, and also nothing is blocking anyone because of switching among every because of daily. https://imgur.com/a/rQFvS17 https://imgur.com/a/CyoYfc9 https://imgur.com/a/yUAQ9sV https://imgur.com/a/hcfTIaI http://rhb94u49cg.dip.jp https://imgur.com/a/sjGKMam https://imgur.com/a/3z30Hzq

    ResponderExcluir