Pesquisar este blog

domingo, 11 de agosto de 2019

Anúncio Antigo 65: televisor Apollo 23 da GE



Houve uma época em que as viagens espaciais ocupavam os noticiários e o interesse do público em geral. Essa época foi a década de 1960, que marcou o auge da corrida espacial entre União Soviética e Estados Unidos. Reflexo direto das disputas entre essas duas grandes potências mundiais conhecida por Guerra Fria. Em 20 de julho de 1969, há exatos cinquenta anos, Neil Armstrong pisou em solo lunar, vindo logo em seguida o seu colega da Missão Apolo XI, Edwin "Buzz" Aldrin (Michael Collins permaneceu na órbita da Lua, no Módulo de Comando). Claro que a publicidade teve de "surfar" na onda da conquista da Lua e aqui temos um desses exemplos, da multinacional General Electric e do lançamento de seu mais novo produto em nossas bandas: o televisor Apollo 23. Isso mesmo que você leu, Apollo 23!


Ora, nada melhor para o consumidor do que ter em sua casa um aparelho de televisão fabricado por uma empresa que cooperou no programa espacial estadunidense, como aliás, o próprio material publicitário (com textos longos, como era costume naquele tempo) destacava, principalmente no que diz respeito à aferição dos componentes do foguete Saturno V, que serviu de propulsor para a nave Apolo que levou os três astronautas (na foto acima, o televisor Apollo 23 oferecido em um brechó). 


Aliás, a própria foto do anúncio foi fornecida pela Nasa (National Aeronautics and Space Administration ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) tirada de uma simulação feita em estúdio, a respeito dos procedimentos a serem efetuados em solo lunar (como na foto acima, onde vemos os astronautas Aldrin e Armstrong, num exercício simulado, em abril de 1969). E toda essa tecnologia espacial aplicada ao próprio televisor no que dizia respeito à imagem e ao som. Será? Vamos com calma. Naquele final da década de 1960 as emissoras daqui só geravam imagens em preto e branco, com tudo dependendo da transmissão em si, sobretudo a imagem. Os canais de televisão não atingiam todos os lugares com a mesma qualidade, exceto aqueles que puderam investir em equipamentos novos de tecnologia mais recente e terem as suas próprias torres de retransmissão, como foi o caso de uma certa emissora do Rio de Janeiro que conseguia manter o padrão da imagem na maior parte das regiões. Como se dizia, "pegava bem em qualquer lugar". Mas isso é outro assunto. O que de fato melhorou para o telespectador como resultado direto das viagens espaciais foram as transmissões via satélite feitas ao vivo. O lançamento de satélites artificiais de comunicação (e depois para observações meteorológicas) foi o primeiro resultado palpável da corrida espacial, que aliás teve início com o lançamento de um, o Sputnik, em 1957 pelos soviéticos.
No final da década de 1960 começamos a assistir os grandes eventos em tempo real (como se diz hoje) ou via satélite (como se dizia na época), entre os quais a própria descida do homem na Lua; a Copa do Mundo de 1970, a qual este que vos escreve pode acompanhar; além das corridas de Fórmula 1; as lutas de boxe de Muhammad Ali (o Cassius Clay); os grandes shows; os Jogos Olímpicos; para ficarmos apenas nos acontecimentos mais conhecidos. O resto foi ocorrendo aos poucos, como a televisão transistorizada (com o transistor substituindo a velha válvula), que ao ser ligada, a imagem aparecia de imediato, deixando para trás aquele procedimento de esperar o aparelho "esquentar" para surgir a imagem. Mas ainda existiam as "máscaras" que faziam com que as figuras aparecessem tremidas. Finalmente, em 1972, veio a cor nas televisões fabricadas no Brasil.
De uma certa forma, devemos agradecer aos astronautas, como recomenda o Anúncio Antigo 65, publicado três dias após a chegada do homem na Lua, na Revista Veja de 23 de julho de 1969, na página 15. Ah, mas o agradecimento não poderia ser em nossa língua portuguesa? Obrigado Neil, obrigado Yuri, obrigado Valentina, obrigado Alan...
Crédito das imagens:
TV Apollo 23 em um brechó:
https://rs.olx.com.br/regioes-de-caxias-do-sul-e-passo-fundo/antiguidades
https://www.flickr.com/photos/nasacommons/9460197354/in/album-72157650733490842/

Nenhum comentário:

Postar um comentário