Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Mostra individual de Martins de Porangaba: releituras de Leonardo



Quando conheci o artista plástico Martins de Porangaba, no já distante ano de 1975, como meu professor-orientador de desenho e pintura na Escola Brasileira de Desenho no bairro do Brás, tinha apenas 13 anos completos e nem sequer havia alcançado a adolescência propriamente dita. Graças ao convívio com este grande artista, nomes como Van Gogh, Picasso, Matisse, Renoir, Cézanne, Portinari, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Mário Zanini entre outros, passaram a fazer parte do meu universo quando o assunto era pintura e desenho. Trata-se de um gigantesco privilégio que tive em obter uma formação que, até hoje, exercito nas várias sessões de modelo vivo das quais participo e nos encontros com os artistas do Grupo Belenzinho. 


Por outro lado, também naquele tempo, jamais poderia imaginar, nem em meus melhores sonhos, que um dia ele mesmo me incumbiria de criar um texto de apresentação para uma mostra sua. Exatamente a que está sendo exibida este mês (até o dia 30 de agosto) na Galeria Edmondo Biganti, no Circolo Italiano de São Paulo. E se não bastasse, ainda tive a honra de ver esse mesmo texto no belíssimo catálogo da exposição (imagem acima). 


Portanto, com muito orgulho, convido a todos os leitores (as) deste blog a visitarem a exposição de Martins de Porangaba, a qual, além de suas enormes qualidades pictóricas, nos convida a viajar pelo universo do mestre renascentista Leonardo da Vinci, na celebração dos 500 anos de seu desaparecimento...
Para ver:
Criatividade e Releitura sobre Leonardo Através das Obras de Martins de Porangaba.
Quando: 5 a 30 de agosto de 2029.
Onde: Circolo Italiano - San Paolo
Galeria Edmondo Biganti
Av. Ipiranga, 334 (edifício Itália) - São Paulo (SP)

2 comentários:

  1. Exposição que deve sim ser visita por todos,fui,vi,e gostei Quero dar os parabéns para a organização desse blog,pela maneira simples e direta de passar as informações,e transferência no texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez obrigado Silvio. Quinta estaremos na mostra do Grupo Belenzinho...

      Excluir