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quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Feliz Ano Novo!




Acima temos um cartão com os votos de Feliz Ano Novo (pelo menos é o que registra a minha fonte) proveniente da antiga União Soviética e datado de 1966. O caro leitor pode verificar que o mesmo tem como tema a corrida espacial que envolvia soviéticos e estadunidenses. Possivelmente substituindo os tradicionais anjos temos três pequenos cosmonautas, termo utilizado pelos comunistas para designar os astronautas do Programa Espacial Soviético, que vivia os seus grandes momentos após enviar ao espaço o primeiro cosmonauta, a primeira mulher e de ter realizado o primeiro passeio de um ser humano em órbita da Terra, fora do veículo espacial. 

É com esta pequena relíquia que o blog História Mundi deseja a todos um ótimo 2021, cheio de saúde e de esperanças, que é aquilo que podemos mais aspirar para este país que vive momentos terríveis com a atual pandemia de covid-19 e ainda sem perspectivas concretas de uma vacina...

Crédito da Imagem:
https://www.facebook.com/sovietvisuals/

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Anúncio Antigo 76: recrutamento para a Segunda Guerra Mundial



Um anúncio na forma de poster convocando os cidadãos estadunidenses ao recrutamento para a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) feito pela administração da cidade de Nova Iorque, na época capitaneada pelo conhecido prefeito Fiorello La Guardia (1882-1947). O material de propaganda carrega a mensagem de que não importa o credo religioso, pois nesse conflito protestantes, católicos e judeus estão lutando lado a lado contra o inimigo comum, o nazi-fascismo e o militarismo nipônico. No ano de 1944, quando foi publicado, a guerra já estava praticamente definida na Europa. O Exército Vermelho da União Soviética retalhava a invasão alemã e tinha assegurado a retomada dos territórios ocupados. O desembarque aliado (anglo-americano), depois de muito tempo de protelação, finalmente iria ser efetivado nas praias da Normandia (norte da França) para abrir uma nova frente de combate aos alemães a oeste do continente, já que os russos avançavam pelo leste. O norte da África e quase toda a Itália também estavam liberados do domínio alemão e italiano. Não temos a informação se o anúncio foi publicado antes ou depois do desembarque do Dia D, ocorrido em 6 de junho de 1944. 

Pode ser lido no material: "Para que cada pessoa adore Deus à sua maneira!" Bem, aqui não havia muito espaço para os incrédulos, agnósticos e ateus. Em relação aos judeus destacava-se que os mesmos seriam bem recebidos na Forças Armadas, sem qualquer preconceito (na verdade, mesmo nos Estados Unidos havia) pois, naquele momento, muitos refugiados do domínio nazista na Europa viram na América (do Norte, Central e do Sul) um lugar onde pudessem viver e seguir as suas convicções religiosas. Para os estadunidenses era importante destacar que no American Way of Life (modo americano de viver) havia tolerância e respeito às religiões, mas não tanto às ideias políticas e ideológicas, sobretudo em relação aos socialistas e comunistas depois de encerrado o conflito. Mas isso, já é uma outra história.

O Anúncio Antigo acima foi publicado no livro The Pictorial History of World War II de autoria de Charles Messenger, da editora estadunidense JG Press (mas, impresso na China) de 1997. Este que vos escreve adquiriu o livro no Museu da Aeronáutica e Espaço de Washington, quando visitou a capital dos Estados Unidos em 1998. 

domingo, 13 de dezembro de 2020

Editorial: Censura ao blog História Múndi


Algum infeliz na vida, com absoluta falta de ter o que fazer, denunciou o blog História Mundi  por conteúdo inapropriado e abusivo. Os administradores do Facebook e do Instagram fazem questão de não apontar qual seja esse conteúdo, nem mesmo o que significam esses termos "inapropriado e abusivo". É óbvio que tal conceituação varia do ponto de vista de cada um. Muitas vezes, falar a verdade é abusivo. Este que vos escreve tem outra definição para isso: censura. Vivemos em uma ditadura das piores que já existiu neste país, senão a pior. Por que? Porque a mesma usa o disfarce de democracia. Aquilo que nossos antepassados chamavam de "lobo em pele de cordeiro". Faço publicamente um desafio a todos os leitores, que busquem no blog História Múndi qualquer conteúdo inapropriado e abusivo, cabendo ressaltar o que podemos considerar, de fato, como socialmente inapropriado e abusivo, como pedofilia, racismo, preconceitos contra LGBTs, contra mulheres (misoginia), apologia ao estupro, isto é, toda a série de crimes os quais sabemos praticados pelo atual poder instituído neste país. Será esta última crítica o conteúdo de que reclamam os inconformados e intolerantes em relação à escrita do blog?
Da minha parte estou inteiramente tranquilo e continuarei a escrever e a postar os conteúdos que dizem respeito à disciplina de Clio (a Musa da História). Aliás, nos tempos que correm e para muitos daqueles que tem dividas com a sociedade, todo conteúdo da História é inapropriado e abusivo. Abusivo para aqueles que abusam de nossa paciência...

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Imagens Históricas 53: Faça como a Marilyn Monroe, use máscara!

 


Um dos ícones do cinema, a atriz Marilyn Monroe (1926-1962), nascida Norma Jeane Mortenson, usando uma máscara muito semelhante à que estamos utilizando nos dias de hoje para prevenir a covid-19. Infelizmente não temos informações mais precisas sobre a foto e nem mesmo sabemos tratar-se de uma montagem ou não. Se for, está muito bem feita. De qualquer forma, a imagem de Marilyn pertence ao período áureo da atriz, em meados da década de 1950. Isso é para lembrar que no dia de ontem, 9 de dezembro de 2020, mais de três mil estadunidenses morreram vítimas dessa temível doença. Um número superior aos atentados ocorridos no dia 11 de setembro de 2001.  Infelizmente, a ciência ainda não tem como saber se um indivíduo sofrerá os efeitos de uma simples gripe ou se poderá perder a vida ao contrair esse vírus. 

Vivemos o pior momento dessa pandemia (uma epidemia em escala global) e por isso, deixamos aqui as recomendações fundamentais: higienize o seu corpo, sobretudo as mãos; use máscara fora de seu ambiente domiciliar e saia de casa apenas se for necessário. São procedimentos simples, mas que muitas pessoas despreocupadas ou desinformadas desprezam. 

Para alívio mundial, as vacinas estão chegando, mas até lá todo cuidado é pouco...

Crédito da imagem: 

https://www.facebook.com/B-Movie-Mania-328512880516145

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

sábado, 7 de novembro de 2020

Editorial: a eleição de Joe Biden


Joe Biden (foto acima), do Partido Democrata, foi eleito o 46º presidente dos Estados Unidos da América. A sua vitória deve ser vista como positiva no sentido de trazer um ambiente mais favorável ao pensamento progressista (voltado aos avanços sociais e culturais) e contrário às teses ultradireitistas, muitas das quais beiram até mesmo ao fascismo. Contudo, vamos diretamente ao aspecto que nos diz respeito, ou seja, à América Latina, onde o nosso país está incluído. Não se vislumbram mudanças substanciais a curto ou médio prazos nas relações estadunidenses com essa parcela importante do continente americano. Devemos recordar ao caro leitor, que o imperialismo ianque é o mais atuante do planeta e as intervenções militares em várias regiões do mundo comprovam isso. O atual presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, é um servidor fiel dos interesses de Washington, independentemente de quem ocupe a chefia da Casa Branca. Por outro lado, o declínio econômico e geopolítico dos Estados Unidos está escancarado diante das crescentes rivalidades com a Rússia e a China. Além disso, o país sai das eleições profundamente dividido e carregado com as sombras do passado, dos tempos da Guerra de Secessão (1861-1865). As desigualdades sociais aumentaram, a juventude está longe do antigo "sonho americano" e sem perspectiva de futuro com o desemprego crescente, tudo isso diante da ascensão da China como potência industrial e grande rival no campo econômico. Ainda acrescentamos o ressurgimento da violência contra a população afrodescendente e a crise gerada pela pandemia da covid-19, que agravam um quadro social que, por si só, já era preocupante. 

Exatamente por isso, os Estados Unidos tentam recuperar a sua influência no seu antigo quintal latino-americano e nós continuamos atrelados a essa mesma influência. Se a eleição do democrata Joe Biden e a derrota do republicano Donald Trump prejudicam Bolsonaro a ponto de inviabilizar a sua reeleição em 2022, só o tempo poderá esclarecer. Lembremos que estamos próximos das eleições municipais e o resultado das mesmas também podem influenciar num futuro cenário de corrida presidencial. De qualquer forma, o Brasil precisa se posicionar de modo independente no cenário mundial, aproveitar melhor a transição do eixo econômico do oeste para o leste e rearticular-se com o bloco dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), saindo do alinhamento automático com os Estados Unidos, que não tem sido benéfico ao país. Internamente, dar atenção à desigualdade social, às parcelas da sociedade desfavorecidas e não apenas conceder privilégios aos que já são privilegiados. Tais demandas exigirão mobilizações políticas e uma atenção maior dos partidos de esquerda, os quais deveriam ser os mais receptivos às grandes transformações, para a construção de uma nação verdadeiramente livre e justa, algo do qual estamos muito longe. A eleição de Biden, de modo algum, atenua a necessidade da realização de uma série de tarefas, para que o Brasil saia, em definitivo, de sua condição de nação subalterna...

Crédito da imagem: CNN Brasil. 

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Anúncio Antigo 75: Sean Connery como James Bond




O filme "Com 007 Só Se Vive Duas Vezes" de 1967, dirigido por Lewis Gilbert, era para ter sido o último a ter o ator Sean Connery (1930-2020) no papel do agente secreto James Bond. Contudo, a pedido dos produtores e com um caminhão de dinheiro, ele retornou em 1971 em "007 Os Diamantes São Eternos". Quem assistiu a esta última película, podia perceber que o personagem já não o empolgava mais. Apesar disso, onze anos depois, ele ainda fez "Nunca mais Outra Vez", quase que como uma brincadeira ou despedida, a fim de se libertar de vez da imagem que o tornou famoso. Ao conquistar o Oscar de ator coadjuvante em 1987, por sua participação em "Os Intocáveis" do diretor Brian de Palma, Connery provou definitivamente o seu talento como ator, passando a ser requisitado por grandes diretores, para interpretar papéis notáveis e inesquecíveis, como o pai de Indiana Jones em "Indiana Jones e a última Cruzada" de 1989, sob a batuta de Steven Spielberg.


No que diz respeito ao público brasileiro, o filme que aparece no anúncio traz uma curiosidade. Foi da trilha sonora do mesmo que foi extraído o tema de abertura do programa "Amaral Neto, o Repórter", levado ao ar pela TV Globo entre os anos de 1968 a 1981 (acima, vinheta do programa e Amaral Netto sendo filmado). A música tinha o título de A Drop in the Ocean e era de autoria do compositor John Barry. O programa, comandado pelo então deputado federal Amaral Netto, ficou conhecido por exaltar as obras do governo militar brasileiro, como a abertura de rodovias (a Transamazônica foi uma delas), a construção da ponte Rio-Niterói e a hidrelétrica de Itaipu, sobretudo na fase do chamado Milagre Econômico (1969-1973). No Congresso Nacional, Amaral Netto fechou fileiras com a ala governista dentro da ARENA (Aliança Renovadora Nacional), que depois se transformou no PDS (Partido Democrático Social), partidos que sustentavam o governo militar. 

O Anúncio Antigo acima, que destaca o antigo cine Ouro, localizado no centro de São Paulo e que tinha uma decoração interior que nos remetia ao período colonial, foi publicado no jornal O Estado de S. Paulo de 30 de março de 1969, página 18-1. 

Crédito das imagens:

Vinheta de Amaral Netto, o Repórter: Youtube

Foto de Amaral Netto: Facebook

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Festa Virtual do Livro da USP 2020



Quem disse que este ano não haveria a Festa do Livro da USP? Claro, não será presencial, obedecendo as normas para evitar a disseminação da covid-19. A tradicional feira de livros, que proporciona no mínimo 50% de desconto e que ocorre desde 1999, será diferente, mas não deixará de ser uma festa! 

No site indicado no cartaz acima, a Festa Virtual do Livro da USP ocorrerá, de forma ininterrupta, entre os dias 9.11 (a partir das 9 horas) e 15.11.2020 (até as 23h59). Cada editora terá uma página para exibir os seus títulos com desconto e direcionar os visitantes para as lojas virtuais, onde ocorrerão todas as etapas referentes à compra, como forma de pagamento, valor do frete e prazo de entrega. Portanto, o interessado participará de tudo sem precisar sair de casa ou de se expor ao risco de contágio. Tudo isso para adquirir livros a preços módicos. 

Ah, não nos esqueçamos, o site para poder fazer tudo isso e verificar também as editoras participantes: 

http://paineira.usp.br/festadolivro/


segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Anúncio Antigo 74: Elvis Presley in Concert




Elvis Presley jamais esteve no Brasil. Aliás, tirando o período do serviço militar, entre os anos de 1958 e 1959 e uma única apresentação no Canadá, ele nunca deixou os Estados Unidos. Ah, mas ele não fez aquele show no Havaí em 1973 (Aloha from Hawaii) e esteve lá também para filmar? Bem, o Havaí é um estado pertencente à Federação dos Estados Unidos, embora possa ser considerado o mais isolado. Portanto, as várias idas de Elvis ao conhecido arquipélago do Oceano Pacífico podem ser consideradas como dentro do território daquele país. Afirma-se com certa segurança, que a razão pela qual o cantor nunca realizou excursões para outros países se devia ao fato de seu empresário, o Coronel Tom Parker, não ter regularizado a sua situação como imigrante nos Estados Unidos (ele tinha origem holandesa). Se Parker saísse do país poderia não voltar mais. O fato é que o rei do rock'n roll nunca se apresentou pra valer fora do território estadunidense. 


Porém, duas décadas após a sua morte, surgiu a feliz ideia de reunir parte de sua última banda, a TCB (abreviatura de Taking Care of Business) e a orquestra do maestro Joe Guercio (imagem acima, com roupa escura), para a realização de vários shows ao vivo, com a imagem do cantor em tela grande. E este espetáculo excursionou pelo mundo, desembarcando aqui no Brasil em 2012 e retornando no ano seguinte, apresentando-se em várias capitais, incluindo São Paulo. Os músicos que tomaram parte nesses espetáculos eram praticamente os mesmos que acompanhavam Elvis em seus shows na década de 1970, sobretudo nas temporadas de Las Vegas e no famoso espetáculo Aloha from Hawaii, transmitido ao vivo, via satélite, em janeiro de 1973. 



Entre eles destacam-se o guitarrista James Burton (primeira imagem acima), o pianista Glen Hardin e o baterista Ronnie Tutt. Além desses instrumentistas, tivemos também as cantoras do conjunto The Sweet Inspirations (imagem acima), do qual Dionne Warwick (em início de carreira) e Cissy Houston (mãe de Whitney) tomaram parte. Praticamente foi a estrutura e o repertório de canções do show Aloha from Hawaii, que serviram para a montagem do Elvis Presley in Concert.  



Aqui em São Paulo, os músicos se apresentaram no Ginásio do Ibirapuera e este que vos escreve teve a oportunidade de vê-los ao vivo no ano de 2012, como parte do evento Elvis Experience, que também trouxe objetos pessoais e roupas do cantor, diretamente da mansão de Graceland (residência de Elvis Presley), localizada na cidade de Memphis, no Estado do Tennessee. A viúva de Elvis, Priscila Presley, esteve presente nesse evento, o qual ela mesma ajudou a promover. Eram outros tempos e o nosso país tinha mais prestígio no mundo. 
Talvez tenha sido uma oportunidade única, pois grande parte dos músicos que acompanhavam Elvis já ultrapassaram a casa dos 80 anos. O maestro Joe Guercio, por exemplo, faleceu em 2015. O grande guitarrista James Burton tem 81 anos. Pouco provável que eles voltem a fazer outra excursão por estas bandas. 


O Anúncio Antigo 74 (acima, detalhe do mesmo), não tão antigo assim, foi publicado no jornal Folha de S. Paulo, edição de 04.10.2013, página E1, Caderno Ilustrada. 
Crédito das imagens: 
Fotogramas extraídos do documentário Elvis Triunfal (Elvis on Tour, 1972) dirigido por Pierre Adidge e Robert Abel. DVD Warner Brothers. 

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Imagens Históricas 52: Seleção Brasileira de Futebol na Copa de 1958

 

A foto acima é da época do "futebol raiz", como muitos se referem aos tempos heroicos dessa modalidade esportiva. Trata-se da Seleção Brasileira nos preparativos para a Copa do Mundo de 1958 na Suécia, que daria o primeiro título mundial ao Brasil. Os jogadores estavam concentrados em Poços de Caldas (MG) aguardando a chegada de um trem. Naquela época, jogador de futebol voltava para casa após um grande jogo utilizando transporte público. Que o diga o grande Pepe, jogador do Santos Futebol Clube nos tempos de Pelé e Coutinho, que também fez parte do timaço de 1958 na Copa. Certa feita, já tarde da noite, saiu de um jogo do Santos e pegou um coletivo no retorno à sua casa, quando um indivíduo sentou-se ao seu lado e disparou: "Nossa, você se parece com aquele jogador do Santos, o Pepe...". Eram outros tempos. Imaginem essa cena hoje. Você andando no metrô e ao seu lado sentado, um Neymar ou um Gabigol! Mas, vamos à imagem acima e identificar os protagonistas daquele momento inesquecível de nosso futebol. Da esquerda para a direita: Nilton Santos, Dino Sani, o goleiro Gilmar, Bellini, o gigante das pernas tortas Garrincha, Moacir, Dida, Joel, Mazzola, Zagalo e Pelé, que neste ano de 2020 completa 80 anos (na época da foto tinha apenas 17). 

Até hoje se discute qual seleção foi melhor, essa de 1958 ou a de 1970? E ainda temos a de 1982, que embora não tenha trazido o título, encantou enquanto esteve na competição, sendo mais lembrada do que a da Itália, que foi campeã. Inevitável também a comparação com o futebol brasileiro de hoje, quando se fala muito em técnico, se deveria ser nacional ou estrangeiro. Em 1958 era só colocar as feras pra jogar, pois a convocação sempre tinha como espinha dorsal um ou dois times, que seriam os melhores do país. Os jogadores já se conheciam. Aliás, alguém lembra quem era o técnico na época? Vicente Feola, que diziam que chegava a dormir durante os jogos. Também, com o time que tinha nas mãos, podia se permitir a esse luxo. 

A Imagem Histórica acima me foi enviada num grupo de torcedores que acompanho na internet...

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Imagens Históricas 51: João Dória e a Campanha das Diretas Já



Uma foto de 1984 que diz muito pouco a respeito das posições políticas do personagem nos tempos atuais. Um jovem de 27 anos chamado João Agripino da Costa Dória Junior ou apenas João Dória (na foto acima, do lado direito) em plena "Campanha das Diretas Já". Naquela época uma ampla frente política começava a se formar contra a ditadura militar. Muitas lideranças começaram a "deixar o barco" do antigo regime, cujo fim estava próximo. Porém, os que ainda estavam nesse barco, sobretudo os integrantes do Congresso Nacional, eram em número suficiente para barrar a emenda do deputado oposicionista Dante de Oliveira, que propunha o restabelecimento imediato das eleições diretas para presidente, na sucessão do General João Baptista Figueiredo (1979-1985). A pressão das ruas por meio da "Campanha das Diretas" não foi suficiente para mudar a decisão de alguns parlamentares. Como sabemos, a eleição acabou sendo realizada de acordo com as normas estabelecidas na ditadura, por um Colégio Eleitoral (congressistas e representantes das assembleias estaduais), ou seja, de forma indireta. Contudo, a chapa liderada pelo oposicionista Tancredo Neves derrotou a chapa governista liderada por Paulo Maluf. Tancredo recebeu o apoio do antigo líder do governo militar no Congresso, o senador José Sarney, que se tornou o seu vice. O resto e a tragédia da morte precoce de Tancredo, já são por demais conhecidas, fazendo de José Sarney o primeiro civil a ocupar a presidência desde o Golpe de 1964. 
Nomes importantes do meio artístico e cultural participaram da Campanha das Diretas, como a atriz da TV Globo, Cristiane Torloni (que aparece na imagem acima ao lado do jovem João Dória). Já a própria TV Globo boicotou a cobertura do evento, recebendo sonoras vaias nos comícios das Diretas, que percorreram o Brasil. Na época, João Dória era um jovem publicitário que manifestava a sua divergência em relação à permanência dos militares. Um liberal democrata bem comportado e alinhado com a vontade das ruas. Com o apoio de Franco Montoro, então governador de São Paulo, Dória foi indicado para ser Secretário Municipal de Turismo na administração Mário Covas (1983-1986) e assumiu também a gestão da antiga Paulistur, que como diz o nome, cuidava do estímulo ao turismo na capital paulista. Nessas funções, recebeu a incumbência de organizar a Campanha pelas Diretas Já na cidade de São Paulo. Posteriormente, no governo do presidente José Sarney, João Dória tornou-se presidente da Embratur. Ainda na foto acima, ao fundo e meio escondido (entre Torloni e Dória), um José Serra já de olho nas possibilidades abertas pelo fim da ditadura e que sempre se gabou de ter sido um homem talhado para exercer o cargo máximo de nossa frágil república, a de presidente. Para o bem e para o mal, os dois teriam caminhos a percorrer nas quase quatro décadas seguintes. 
A Imagem História acima pertence ao acervo do jornal O Estado de S. Paulo...

domingo, 27 de setembro de 2020

Imagens Históricas 50: Silvio Santos



Neste ano de 2020, comemoramos os 70 anos da televisão brasileira, um feito notável se levarmos em consideração os parcos recursos que as emissoras pioneiras tinham disponíveis. Por outro lado, a criatividade dos profissionais e artistas deram um rosto próprio a essa mídia em nosso país. Infelizmente, nem todos estão sendo lembrados e muitas dessas emissoras ficaram esquecidas. Sem a menor dúvida mereciam uma instituição ou um museu que guardasse e preservasse essa memória, a exemplo do existente em Nova Iorque nos Estados Unidos, ao qual este que vos escreve teve a oportunidade de visitar. O primeiro passo nessa direção foi dado com a Pró-TV ou Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira, fundada em 21 de agosto de 1995, que mantém uma página muito interessante na internet. 
A Imagem Histórica de hoje não é propriamente da televisão, mas sim do rádio. Porém, na mesma temos a presença de um profissional que fez história nos dois veículos de comunicação, Senor Abravanel, mais conhecido pelo seu nome artístico de Silvio Santos. Profissional brilhante, talentoso e também polêmico, no que se refere às suas posições políticas (ou suposta neutralidade), que lhe granjeou a simpatia do governo militar e lhe permitiu adquirir a concessão de seus canais de televisão, na década de 1970. Antes de comentarmos a respeito de Silvio Santos, vamos fazer justiça e identificar todos os que aparecem na foto acima. Da direita para a esquerda, em pé: Silvio Santos, Luiza Duarte, Alceu Teixeira, Marita de Luca, Paulo Rogério, Reinaldo Barroso. Sentados da esquerda para a direita: José Russo, Hélio de Alencar e José Rosa. Infelizmente é possível que a identificação dos "sentados" não esteja correta em relação à ordem. Todos eram locutores da Rádio Nacional de São Paulo, emissora pertencente às Organizações Victor Costa (OVC), também proprietária da TV Paulista Canal 5, onde Silvio Santos fez a sua estreia na televisão.


De acordo com o jornalista Alberto Dines, em seu livro "O Baú de Abravanel" (Cia. das Letras, 1990), a família de Sílvio Santos é originária da cidade de Salônica, na costa leste da Grécia. De origem judaica, a linhagem dos Abravanéis remonta ao início do século XIV, ainda na Idade Média e sabe-se, com absoluta certeza, que os ancestrais do "homem sorriso" viviam na Península Ibérica, primeiro em Portugal e depois, no Reino de Castela (embrião da futura Espanha). 



Aliás, a família (acima, brasão do clã Abravanel) teve um personagem famoso em termos históricos  e que foi ancestral direto de Silvio Santos pelo lado paterno, Dom Isaac Abravanel (1437-1508), estadista, rabino, comentador da Torá (equivalente ao Antigo Testamento), financista (banqueiro) e muito próximo aos reis católicos Fernando e Isabel, tendo antes servido aos reis de Portugal. Para se ter uma ideia, ele esteve presente na tomada de Granada em 1492, na qual os espanhóis ocuparam o último território em poder dos muçulmanos na Europa. É de pleno conhecimento que os banqueiros judeus tiveram participação no financiamento da armada de Cristovão Colombo, que naquele mesmo ano de 1492 alcançou a América. 



Ainda em 1492, Dom Isaac Abravanel estabeleceu-se no Reino de Nápoles (sul da Itália) após as perseguições aos judeus promovidas na Espanha pela Inquisição e por se recusar a converter-se ao catolicismo. Boa parte de sua fortuna foi confiscada (acima, medalhão comemorativo dos 500 anos de nascimento de Dom Isaac Abravanel). Na Itália, teve uma vida relativamente tranquila até falecer na cidade de Veneza, em 1508.
Outro ancestral do "homem do Baú", Daniel Abravanel Dormido, esteve em Olinda, Pernambuco, durante a Invasão Holandesa ao Brasil, que durou de 1630 a 1654. Enquanto estiveram no Brasil, os holandeses estabeleceram um convívio pacífico entre católicos, calvinistas e judeus. Aliás, em Recife situou-se a primeira sinagoga (templo judaico) das Américas. Como grande parte dos judeus sefarditas (de origem ibérica), os Abravanéis viveram uma dispersão pela Europa Oriental, sobretudo Grécia e Turquia, entre os séculos XVI e XIX. 


A família de Silvio Santos (na foto acima, em 1965 na TV Paulista) chegou ao Rio de Janeiro no início do século XX. O futuro apresentador e "animador" começou a sua carreira como locutor das balsas que faziam a travessia Rio-Niterói, no início da década de 1950 (ainda não existia a ponte). Quando uma das balsas foi para o estaleiro e ficou encostada, Silvio decidiu tentar a sorte em São Paulo em 1954, onde foi aprovado em um teste para a Rádio Nacional da OVC. 



Nesta emissora conheceu Manoel de Nóbrega (1913-1976), de quem se tornou sócio no Baú da Felicidade (na foto acima, Manoel de Nóbrega em meados da década de 1950). Na versão oficial, Nóbrega deu a Silvio Santos carta branca para administrar o negócio, que era deficitário. No Baú da Felicidade, o indivíduo (ou freguês, como o próprio Silvio Santos chamava) adquiria um carnê para concorrer a prêmios, desde que estivesse em dia com as prestações do tal carnê. Ao final do ano, caso o freguês (a) não ganhasse nenhum prêmio, o saldo acumulado era convertido em crédito para a compra de mercadorias nas lojas conveniadas, que depois passaram a ser do próprio Baú da Felicidade. Também pelas mãos de Nóbrega, Silvio Santos estreou em 1960 na TV Paulista Canal 5, ainda pertencente à OVC, com um show de prêmios intitulado "Vamos Brincar de Forca?". Há informações (em revistas da época) de que sua estreia teria sido no programa Hit Parade de 1958, como apresentador. 


De qualquer forma, em 1963, já tinha um programa aos domingos com duas horas de duração (acima Silvio Santos no início da década de 1960). Com o êxito do Baú e de seus outros negócios, Silvio Santos passou a comprar o horário dominical na TV Paulista, além de ter um programa no meio da semana na TV Tupi Canal 4 de São Paulo, que era concorrente da primeira. 


Em 1964, a TV Paulista foi adquirida pelas Organizações Roberto Marinho, para se tornar a TV Globo de São Paulo. Por ter o horário pago, Silvio Santos permaneceu na emissora com o seu Baú da Felicidade (na foto acima, Silvio Santos entrevista a cantora Ângela Maria em seu programa dominical, no ano de 1970). Os negócios do apresentador se expandiram, com uma concessionária da Volkswagen, uma Financeira, a Vimave (Vila Maria Veículos), a nova rede de lojas Tamakawi e até terras na Amazônia (para a pecuária), no sul do Pará, aproveitando os incentivos fiscais do Governo Militar para a ocupação da região. Em 1972, o seu contrato com a Globo estava expirando e temendo não renová-lo, adquiriu 50% das ações da TV Record para garantir a sua permanência na televisão. Mas a parceria acabou sendo renovada por mais quatro anos. 



De acordo com a versão oficial, em 1975, em pleno governo do General e Presidente Ernesto Geisel, Silvio Santos foi informado por seu amigo, o jornalista Moyses Weltmann, que o governo iria colocar em leilão o Canal 11 do Rio de Janeiro, extinto desde o fechamento da TV Rio. Silvio Santos apresentou um plano para entrar no leilão e obteve a concessão do Canal 11 (na foto acima, da esquerda para a direita, Silvio Santos, Luciano Calegari e o Ministro das Comunicações, Euclides Quandt de Oliveira). Com o nome de TV Studios Silvio Santos ou TVS, a nova emissora entrou no ar em 14 de maio de 1976. 



Nesse mesmo ano, Roberto Marinho passou a não aceitar que um integrante da Globo tivesse a sua própria emissora e não renovou mais com Silvio Santos (na foto acima, capas de revistas com Silvio Santos e Hebe Camargo, final da década de 1960). Após sair da TV Globo, os programas dominicais de Silvio Santos passaram a ser transmitidos pela TV Record e claro, pela TVS do Rio. 
Em 1980, foi decretada a falência da TV Tupi e no ano seguinte Silvio Santos recebeu a concessão da antiga emissora, dando origem à sua própria rede, a TVS, depois Sistema Brasileiro de Televisão ou SBT. Afirma-se que a amizade de Silvio Santos com a Dona Dulce Figueiredo, esposa do então General e Presidente da República João Baptista Figueiredo, teria facilitado tal aquisição. Talvez uma estratégia da Ditadura Militar, já no apagar das luzes, de não deixar o controle da mídia em poder de uma única família, as Organizações Roberto Marinho? Há ainda muito a ser escrito a respeito da forma como são concedidas as estações de rádio e televisão no Brasil e, principalmente, dos critérios para tais concessões. Não restam dúvidas de que a proximidade com os que estão no poder é um fator decisivo, mesmo que tal poder seja despótico e ditatorial. Outro ponto ainda controverso diz respeito às relações entre Silvio Santos e Carlos Alberto de Nóbrega, cuja amizade foi rompida em 1976. Alegava Carlos Alberto que o pai, Manoel de Nóbrega, havia sido enganado na sociedade estabelecida desde a época da criação do Baú da Felicidade. Em 1987, Silvio Santos se reconciliou com Carlos Alberto, levando-o para o SBT para apresentar "A Praça é Nossa", programa criado por seu pai em 1957 (com o nome de "A Praça da Alegria") e até hoje no ar. 
E a recente falência do Banco Panamericano também de propriedade das Organizações Silvio Santos? Bem, são assuntos complexos demais para tratarmos neste espaço tão reduzido. Como afirmamos antes, muita coisa ainda está por ser escrita. A Imagem Histórica mais acima foi extraída da revista Radiolândia, edição de 15.09.1956, página 48. Um detalhe curioso, a revista era de propriedade do senhor Roberto Marinho...
Crédito das imagens: 
Brasão da família Abravanel: Wikipédia.
Medalha com o perfil de Isaac Abravanel: 
https://www.abebooks.com/
Foto de Manoel de Nóbrega: Pnterest. 
Fotos de Silvio Santos em 1965: Revista Intervalo, 1965. 
Demais imagens: acervo do autor. 

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Requinte e glamour: o cine Olido



Houve uma época em que, no afã de atrair e cativar o público para as salas de cinema de São Paulo, lançou-se a ideia de trazer piano, orquestra e até mesmo conjuntos musicais para entreter os espectadores na abertura das sessões noturnas. Era mais uma tentativa de tirar as pessoas de casa, sobretudo aquelas de maior poder aquisitivo. As mesmas já estavam se acostumando com o principal concorrente dos cinemas: a televisão. O primeiro cinema a promover esse atrativo aqui (a ideia veio dos Estados Unidos) foi o cine Olido, no centro de São Paulo, que aparece na imagem acima, com uma orquestra se apresentando no palco, antes do início da sessão.



Localizado em plena Cinelândia paulistana, o cine Olido (acima, a fachada na época da inauguração) foi aberto ao público no dia 13 de dezembro de 1957 (na noite anterior teve uma sessão de gala para os convidados). O filme de estréia foi "Tarde Demais para Esquecer" (An Affair to Remember, 1957), produção hollywoodiana com os astros Cary Grant e Debora Kerr. A nova sala estava instalada no térreo do edifício Domingos Fernandes, na esquina da avenida São João com a rua Dom José de Barros, no mesmo local onde antes existiu o cine Avenida. Por estar dentro de uma galeria comercial, muitos consideram o cine Olido o precursor dos cinemas de shoppings. A sala fazia parte do circuito de cinemas da Empresa Paulista Cinematográfica, de propriedade do empresário Paulo Sá Pinto, que trouxe para São Paulo as grandes novidades da sétima arte vindas diretamente de Hollywood, como o Cinemascope (tela panorâmica), o som estereofônico, o 3D (terceira dimensão) e o Cinerama. Uma curiosidade descoberta por este que vos escreve. A designação "Olido" foi tirada das primeiras sílabas dos nomes Olívia e Domingos Fernandes, casal proprietário do edifício que abrigava o cinema. 


A decoração do Olido (acima, a sala de exibição em 1957) ficou a cargo do arquiteto Ibsen Pivatelli, responsável também pelo cine Rivoli e, alguns anos depois, pelo cine Bristol, na avenida Paulista. A proposta era que o cine Olido, com 1339 lugares, fosse um ambiente de luxo, recomendando-se que, para as sessões noturnas, os espectadores viessem com traje a rigor. 



Aliás, tudo foi especialmente preparado para que a sala tivesse grande destaque no quesito requinte. A começar pelas cortinas que protegiam o palco, fugindo do tradicional veludo, trazendo uma estampa moderna e abstracionista (na foto acima, é possível observar de longe, as cortinas estampadas). A criação da mesma coube a Oswaldo Katalian, dono de uma oficina artesanal têxtil no bairro da Bela Vista. Os desenhos das estampas eram encomendados a artistas plásticos de renome e tornavam-se um padrão exclusivo dos clientes que a adquiriam. No chão, o piso acarpetado tinha um revestimento de espumex (moletões), a fim de torna-los ainda mais macios. Ao todo, o cine Olido dispunha de quatro toilettes, dois para os homens e dois para as mulheres. 




O lobby (sala de espera) era revestido em mármore e com espelhos de cristal nas paredes (nas fotos acima, a escadaria de acesso e o lobby do Olido). Antes dos espectadores entrarem para assistir o filme, um órgão tocava músicas suaves para relaxar na sala de espera, no início e no final de cada sessão.


O cine Olido dispunha de uma tela que media 16,30 metros de largura por 6,60 metros de altura. A sala de projeção (foto acima) era equipada com quatro projetores Philips, para fitas de 16 e 35 milímetros de largura. 


Na noite de gala que marcou a abertura da sala, autoridades e convidados especiais desfilaram pelo lobby, entre eles o então Governador de São Paulo, Jânio Quadros (na foto acima, escadaria que dava acesso ao lobby) e o futuro Prefeito, Faria Lima. Aliás, cabe aqui uma curiosidade, noticiada na ocasião pelo jornal Correio Paulistano, de que Jânio, desejoso de comparecer na noite de abertura do Olido, enviou um emissário para investigar se o seu desafeto, o então Prefeito Adhemar de Barros, estaria por lá naquela mesma noite. Após certificar-se de que o distinto alcaide já tinha outro compromisso, Jânio Quadros compareceu ao evento, acompanhado da primeira dama, dona Eloá. Na noite da avant premiére, estavam dispostos holofotes, três bandas de música e cordões de isolamento para a chegada dos convidados. Para celebrar a estréia, nada melhor do que uma orquestra tocando a trilha sonora do filme em exibição, além de outros números musicais acompanhados pelas cantoras Cidalia Meireles e Laila Cury. Tratava-se da mesma orquestra que veio a se apresentar regularmente nas sessões noturnas da sala, com 36 músicos comandados pelo renomado maestro Rafael Puglielli. 


A grande inovação do cine Olido foi o da venda antecipada de ingressos, com hora marcada e cadeiras numeradas. Tudo isso para que a entrada do espectador fosse imediata, evitando filas, atropelos e também o já tradicional "estouro da boiada", quando havia o acúmulo de pessoas no lobby para entrar na sala de projeção. Tratava-se de uma inovação e tanto para aquela época, mas que hoje é absolutamente comum. 



Ir ao cinema, na década de 1950, era algo extremamente convidativo, pois o programa poderia ser estendido depois para um restaurante, casa de chá ou leiteria, no entorno da Cinelândia (na foto acima, do início da década de 1960, da esquerda para a direita aparecem os luminosos dos cines Olido, Rivoli e Metro). O cinema servia de pretexto para passeios na área central da cidade, onde era encontrado o que havia de melhor em qualidade e bom gosto. Por isso, as pessoas se arrumavam com o que tinham de melhor para essas saídas. Não havia a preocupação exagerada com a segurança, que acabou tornando-se um dos fatores que levou ao esvaziamento do agora chamado centro histórico de São Paulo. 



Os indivíduos que, por acaso, perturbassem as sessões na sala escura com atitudes consideradas "inconvenientes" eram convidados a se retirar, ou pelos funcionários ou por fiscais da Divisão de Diversões da Prefeitura. Além disso, numa medida que hoje seria imprópria, tinham os seus nomes e endereços divulgados mensalmente nos jornais de grande circulação (como na imagem acima, do jornal Correio Paulistano, de janeiro de 1957). Apesar desses cuidados, haviam denúncias a respeito de pessoas que, talvez insatisfeitas com o filme exibido, rasgavam as poltronas dos cinemas utilizando facas e canivetes, além daquelas que jogavam cigarros acesos no chão acarpetado. E isso ocorria também nos cinemas que atraiam um público tido por mais "refinado", segundo as matérias dos jornais. 



Difícil imaginar outra cidade latino-americana, e mesmo no mundo, que tivesse uma diversidade tão grande de cinemas como São Paulo. Tratava-se da principal diversão do paulistano, de todas as classes sociais. Por isso, os empresários do setor investiam na abertura de novas salas (na foto acima, Florentino Llorente da Cia. Serrador e Paulo Sá Pinto da Empresa Paulista Cinematográfica). Para se ter uma ideia, na mesma semana em que foi entregue o cine Olido, dois outros cinemas foram inaugurados também no centro da cidade, o gigantesco cine Paissandú e o cine Boulevard. Isso porque não estamos nos referindo aos cinemas de bairro, os quais eram inúmeros, com preços mais populares e acessíveis à classe trabalhadora, mas nem por isso menos elegantes e confortáveis. 


Contudo, da mesma forma que a cidade conhecia o auge da sua Cinelândia e até com novas salas, os sinais de declínio já se apresentavam no horizonte. Exatamente dois anos após a sua abertura, o cine Olido anunciou a extinção da orquestra em função dos gastos excessivos (acima, detalhe de um anúncio de jornal com a localização do cinema). Uma nota publicada na revista Cine Repórter, de dezembro de 1959, deu o aviso ao público, justificando a medida com uma frase bem irônica: "A orquestra consumia muitas notas". Ao mesmo tempo, o Olido anunciava uma redução de quase 50% no preço dos ingressos, exceto aos sábados, domingos e feriados. Mesmo nesses dias, a última sessão teve um desconto de 20%. Interessante notar que, nesse mesmo ano, o empresário Paulo Sá Pinto inaugurava outra sala de cinema que veio a ser "a menina dos olhos" da Cinelândia paulistana, o Comodoro (ver a nossa postagem "Comodoro Cinerama: o Melhor Cinema do Brasil"). 
São Paulo é a cidade que devora a si mesma numa rapidez e velocidade que impressionam qualquer visitante de fora, mesmo vindo de outra metrópole. Como já afirmaram muitos estudiosos, no Brasil os grandes centros urbanos assimilam com excessiva rapidez as novidades provenientes da Europa e Estados Unidos, isso apesar da enorme desigualdade econômica e social. A disseminação do uso do automóvel, com a chegada das montadoras, foi uma delas. Muitas famílias começaram a deixar a capital paulista nos finais de semana, rumo às praias ou mesmo para o interior. Ressalte-se também que a abertura das novas rodovias (principalmente a via Anchieta e a via Anhanguera), no final da década de 1940, facilitaram esses passeios. Ao mesmo tempo, uma parte dos espectadores de maior poder aquisitivo, começou a se deslocar paras as novas salas abertas na avenida Paulista e na rua Augusta. E ainda tivemos a chegada da televisão, como já mencionamos. 



A Cinelândia resistiu bem por mais duas décadas, apesar do declínio e degradação da área central da cidade (acima, um anúncio de jornal de 1977, que inclui o cine Olido). Contudo, fica a questão de como foi possível, num período tão curto de tempo, entre o final da década de 1950 e o início da década de 1970, a Cinelândia passar de uma área comercial e de diversão tida como de alto padrão, chegar ao seu oposto, decadente e até, de certa forma, repulsiva para os segmentos mais elitizados da sociedade? Algo sem paralelo em outras grandes cidades do mundo, como Paris, Nova Iorque, Roma ou Buenos Aires. Claro que nessas metrópoles muitos cinemas desapareceram ou se transformaram nas salas multiplex, capazes de exibir vários filmes ao mesmo tempo. Porém, as áreas centrais conseguiram manter um público fiel em função dos outros serviços como lojas, restaurantes, teatros, museus e o turismo. Em São Paulo, isso não se verificou. O esvaziamento da área central foi acompanhado pela fuga de moradores para outras regiões ou mesmo para o entorno da grande cidade. 
A partir do final da década de 1970, os estabelecimentos da Cinelândia fizeram uma última tentativa de sobrevivência, com a divisão dos grandes cinemas, seguindo o padrão adotado em boa parte da Europa. Com o cine Olido não foi diferente e o mesmo foi transformado em três novas salas, construídas sob o mesmo piso da antiga: o Olido 1 com 470 lugares, o Olido 2 com 300 lugares e o Olido 3 também com 300 lugares. O novo projeto coube ao arquiteto alemão Hermann Guettsches, que construía cinemas no Brasil há 22 anos. 


A remodelação ainda recuperou um pouco do requinte original, com piso de mármore, paredes espelhadas no lobby e luminosos em neon na parte externa (na foto acima, a fachada após a remodelação). De acordo com o gerente de publicidade da Empresa Sul Paulista, proprietária da sala (e ao que parece, ainda sob controle de Paulo Sá Pinto), Caetano Abruzzini Neto, numa entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, a ideia naquele momento, era a de fazer frente aos cinemas da região dos Jardins, área nobre da cidade: "O Olido vai concorrer, em luxo, com os cinemas dos Jardins e, como eles, será lançador de grandes produções". Contudo, faltava a novidade do sistema de som Dolby (mais envolvente e puro), isso porque as cópias dos filmes exibidos não eram originais, mas tiradas nos laboratórios daqui do Brasil. O cine Comodoro era uma exceção, por exibir fitas com bitola de 70 mm e importadas. O primeiro filme a entrar em cartaz no Olido 1 foi "A Guerra do Fogo" (Quest for Fire, 1981), produção franco-canadense, dirigida por Jean-Jacques Annaud. A reinauguração ocorreu em 1982 e serviu para dar um último e até prolongado fôlego ao cinema. Os tempos eram difíceis, com a crise econômica e a inflação descontrolada herdadas da ditadura militar, que fizeram com que os anos de 1980 ficassem conhecidos como a década perdida. Contudo, a convivência com os cinemas da região da Paulista e dos Jardins parecia suportável, até a chegada de um outro concorrente mais agressivo, para as duas regiões: os shoppings centers. 


Em agosto de 2001, o cine Olido deu o seu último suspiro, com a sala 1 exibindo o remake de Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 2001) do diretor Tim Burton (acima, fachada do Olido depois de fechado). O Olido foi uma das últimas salas a encerrar as suas atividades na velha Cinelândia, não atravessando os estágios de declínio, comuns a outros cinemas da região, como o de se transformar em cinema pornô e depois, igreja.
A decadência dos cinemas de rua acompanhou, muitas vezes, a decadência das próprias ruas, algumas alcançando os casos mais extremos de completo abandono. Por outro lado, em paralelo a tudo isso, tivemos a expansão dos shoppings como em nenhum outro lugar. Sob o argumento, muito caro à nossa classe média, de oferecer segurança e de abrigar os automóveis (também com segurança), os mesmos tomaram conta da cidade. Vários se estabeleceram até numa mesma região. Os cinemas migraram para dentro desses centros de compras. O comércio e o consumo de alto padrão foi apartado das ruas e a estas ficou reservado o nicho do comércio popular. Algo que também se refletiu numa determinada seleção ou apartheid social, novamente sob o argumento da maior segurança.
Já a disseminação da internet e dos canais de televisão por assinatura também contribuíram para o declínio dos cinemas de rua, que ainda conseguiam sobreviver exibindo filmes pornográficos. Restou a essas salas apenas a opção de servirem como templos religiosos para as igrejas evangélicas e pentecostais, que também se expandiam. Ou isso ou simplesmente o fim. Como já dissemos, o cine Olido foi uma exceção. 


No mandato da Prefeita Marta Suplicy (2001-2005) foi elaborado um projeto audacioso de revitalização do centro histórico da cidade de São Paulo, o qual incluía a Cinelândia e as antigas salas de cinema, que deveria contar com a ajuda do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da iniciativa privada (na planta acima, localização de alguns cinemas, como o Olido, o Arte Palácio. o Paissandu e o Marrocos, no eixo da Avenida São João). Até mesmo um estacionamento subterrâneo sob o Largo Paiçandu, com capacidade para 800 veículos, chegou a ser planejado para facilitar o retorno do público ao centro da cidade. A ideia não era apenas recuperar os cinemas, mas transformar algumas salas em teatros ou espaços para convenções. Em função disso, o plano ficou conhecido como "Broadway Paulistana", em referência à região dos teatros na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. A Avenida São João e o seu entorno nunca estiveram tão próximos de uma revitalização. A Prefeitura tomou a dianteira com a Secretária Municipal de Cultura, comandada por Marco Aurélio Garcia, que anunciou em 2002 o aluguel do edifício Domingos Fernandes, inclusive as salas do Olido, para a transformação das mesmas em um "multiplex cultural". 


O espaço cultural foi entregue em 2004 com o nome de Galeria Olido (foto acima), sendo que uma das salas foi mantida como cinema, para prestigiar a produção cinematográfica nacional. Infelizmente, as descontinuidades administrativas não permitiram a concretização do projeto original e, apesar da Galeria Olido continuar sob controle da Secretária Municipal de Cultura, a região permaneceu abandonada, sem que fosse atribuída à mesma uma função social e cultural para a cidade. Muitos estudiosos da questão urbana apontam também a necessidade de repovoar o centro histórico, para lhe dar dinamismo e uma função agregadora. 
A Galeria Olido ficou apenas como um consolo para os saudosistas da antiga Cinelândia paulistana e para ajudar a preservar a memória de uma época tão interessante da cidade de São Paulo...
Crédito das imagens:
Orquestra tocando no palco do Olido: revista A Cigarra, edição de novembro de 1959, página 49. 
Avenida São João no início da década de 1960: Saudosas Telas de Rua
https://www.facebook.com/groups/483271465539981
Escadaria que dá acesso ao lobby, cortina com estampa abstrata e anúncio de jornal na época da inauguração do Olido: 
http://salasdecinemadesp.blogspot.com/
Foto dos projetores Philips do Olido: revista Cine Repórter, edição de 28.12.1957, página 3. 
Foto dos empresários Llorente e Paulo Sá Pinto: jornal Correio Paulistano, edição de 10.12.1957, página 10. 
Fachada do Olido e do interior da sala na época da inauguração: 
https://saopaulosao.com.br/conteudos/outros/3453-ha-60-anos-cine-olido-chegava-com-luxo-e-inovacao.html
Nota de jornal com relação dos nomes dos retirados dos cinemas: jornal Correio Paulistano, edição de 15.01.1957, página 4, Segundo Caderno. 
Propaganda de jornal com o filme "O Expresso de Chicago": acervo do autor. 
Fachada do cine Olido depois da reforma em 1982: jornal O Estado de S. Paulo, edição de 16.08.2002, página D4 do Caderno 2. 
Fachada do Olido após o fechamento: jornal O Estado de S. Paulo, edição de 24.06.2002, página C1 do Caderno Cidades.
Pequena planta da Cinelândia: jornal O Estado de S. Paulo, edição de 23.03.2002, página C8 do Caderno Cidades. 
Foto da Galeria Olido: Wikipédia

domingo, 30 de agosto de 2020

Anúncio Antigo 73: o hambúrguer soviético



Anastás Mikoián tornou-se comissário do povo (cargo equivalente ao de ministro) para a área comercial interna e externa, no ano de 1926, na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Nessa função, ele viajou aos Estados Unidos, em 1936, em busca de novas tecnologias utilizadas no setor de alimentos e estudar aquelas que pudessem ser introduzidas na URSS. Após dois meses na América, ele trouxe algumas máquinas e chapas que eram utilizadas por comerciantes de rua, para fritar hambúrgueres. E estes foram adaptados ao gosto do cidadão soviético, a preços bem populares para os trabalhadores, a 50 copeques, como é mostrado no anúncio acima. De 1937 em diante, já existiam hambúrgueres sendo vendidos nas ruas de Moscou, Leningrado (hoje São Petersburgo) e outras cidades soviéticas. Infelizmente, a indústria soviética não pode se dedicar à produção dessas máquinas em função da Segunda Guerra Mundial e o produto deixou de fazer parte do cardápio local. Na década de 1950, com o advento da Guerra Fria (conflito entre os blocos comunista e capitalista), o hambúrguer passou a ser muito identificado com a cultura consumista dos Estados Unidos e da Europa Ocidental, gerando uma certa aversão. 
O Anúncio Antigo acima foi extraído do site Russia Beyong, o qual aliás recomendo:
https://br.rbth.com/